Atribuição de Nacionalidade para Netos - Decreto-lei Nov.2020- Processos e Acompanhamento

18911131423

Comentários

  • markpsomarkpso Usuário

    Caso o registro do neto do português tenha sido aos 4 anos de idade, você vê problemas?

    Tendo em vista que o português registrou o filho dias após o nascimento.

    Já esse filho registrou o neto aos 4 anos.

  • gandalfgandalf Usuário

    @markpso

    Não tem problema, mas é como eu disse: "Se não tiver sido antes de 1 ano, terá que explicar o motivo do registo tardio".

    Eles querem saber por que, e provavelmente terá uma exigência pra explicar. Então se antecipe, e explique antes.

    Registos tardios, podem ser porque pairava dúvida sobre a paternidade. Ou poderia ter sido perdido o documento, e registraram de novo (a criança teria 2 registros).

    Se não tem problemas que você saiba, pode ser porque moravam numa área rural, não tinham recursos, e registraram para ele poder fazer a matricula na escola. Seriam motivos razoáveis. Escreva a verdade.

  • markpsomarkpso Usuário

    Entendido, de fato são esses motivos que voce listou que também antecedem a situação que citei.

    Zona rural, recursos, falta de cartório no local, sendo assim caso vier a exigência juntarei provas da data de instalação do cartório, bem como provas de que faltava recursos para fazer o registro anteriormente, até mesmo buscas com certidão negativa, provando que não há outro registro, nem se quer duvida, acerca da paternidade.

  • @markpso , se eu fosse você, me anteciparia, mandando logo a explicação

    "Exmo(a) Sr Conservador (a) da CRCentrais

    Fulano de tal, Requerente no atual processo de nacionalidade pelo art 1D da Lei da Nacionalidade, vem, pelo presente, informar a V Exa que somente foi registrado aos 4 (quatro) anos em XXXXXXXXX (cidade), localizado em área rural do Estado XXXXX , além de seus pais disporem, na ocasião, de recursos financeitos limitados.

    Mais se informa que o Cartório do XX Ofício do Registro Civil de Pessoas Naturais foi instalado na referida localidade em XX/XX/XXXX, X anos após seu nascimento.

    Local, data e assinatura reconhecida por autentiidade.

  • markpsomarkpso Usuário

    Pois voces acreditam que a chance de ter exigência é altíssima né.

  • @markpso, quando o registro é tardio, sempre há questionamento. Por isso, é melhor se antecipar.

  • markpsomarkpso Usuário

    Obrigado então, vou me atencipar.

    Ai me recomendam que eu já envie as explicações antes mesmo de ser exigido né? que nem aguarde a exigencia, que assim a evite.

  • gandalfgandalf Usuário

    @markpso

    é como eu disse acima 2X: "provavelmente terá uma exigência pra explicar. Então se antecipe, e explique antes".

    Se quiser, pode esperar a carta de exigência, ela certamente virá. Vai te custar fazer tudo depois, gastar outra remessa de €40 com a resposta, e um atraso de 2+ meses no processo. Se tiver sorte, a Leticialele ainda estará aqui ensinando a fazer a justificativa, daqui a 2-3 anos.

    assim:

    ou


  • markpsomarkpso Usuário

    Certíssimo, eu entendi agora, muito obrigado, vou fazer a justificativa conforme me orientado.

  • dandrewdandrew Usuário

    Boa noite @Leticialele e @gandalf , meu processo finalmente chegou ao fim e o registro foi criado. Quero agradecer a todos, em especial a vocês dois pela ajuda. Muito obrigado!

  • @dandrew , parabéns!!!

    Comemore muito, com vinho e bolinhos de bacalhau!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @dandrew

    Meus parabéns! Não deixe de comemorar a conquista.

    Embora no site pareça que mudou para 7-verde no domingo, a CRC está fechada. Deve ter sido quinta ou sexta. No texto abaixo das bolinhas aparece "Ultima Notificação de registo no Registo Civil em xx/xx/xxxx". Também no assento, há um campo da data do registo.

  • dandrewdandrew Usuário

    @gandalf o meu só aparece esse texto embaixo das bolinhas:

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    e como eu ainda não recebi o assento no e-mail eu não sei a data em que o meu registro foi criado

  • dandrewdandrew Usuário

    Obrigado @Leticialele !

  • gandalfgandalf Usuário

    @dandrew

    Tudo ali na consulta online pode ser escrito pelo funcionário. Costumava ser um texto assim:

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em xx/xx/xxxx, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Se quiser esperar receber pelo correio, demora 3-4 semanas. Ou pode pedir pelo CivilOnline, chega o PDF em até 24h, e custa €10.

  • dandrewdandrew Usuário

    @gandalf , acho que vou pedir pelo CivilOnline, pois estou muito ansioso para esperar rsrs. Obrigado!

  • Parabéns @dandrew

    Como bem disse nossa mestre florista @Leticialele , tem que comemorar com bastante vinho e bacalhau...

    Estou aguardando ansioso por esse dia.

    Creio que a turma dos aprovados em Janeiro esteja prestes a finalizar.

  • Forista!!!

    erro de digitação.

  • @Alberto_Carneiro2 , hahaha, eu já ia perguntar o motivo de ter sido promovida a florista!!!

    Já estava achando que era excesso de vinho verde (que eu não bebi hoje!!!)

  • dandrewdandrew Usuário

    @gandalf

    Acabei de receber o assento de nascimento pelo meu e-mail. Nem precisei pedir no CivilOnline 😊

  • gandalfgandalf Usuário

    @dandrew

    Que bom! E a data do registo nele é?!?

  • dandrewdandrew Usuário
    editado março 2023


  • gandalfgandalf Usuário

    @dandrew

    Se vc escreveu, não saiu. Eu aposto que foi 02 no max 03/03/2023.

  • markpsomarkpso Usuário

    Acho que vi quando ele escreveu, que foi 05/03/2023.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @markpso

    Esse era o ponto... Ele informou essa data, mas a CRCentrais está fechada domingo. O assento deve ter sido quinta ou sexta, e vem a data do Registo estampada no assento. Suponho que apenas o site de consulta deve ter mudado no domingo.

  • dandrewdandrew Usuário

    Foi dia 05/03. Estava na rua e não consegui editar rsrs

  • dandrewdandrew Usuário

    @gandalf o assento veio hoje por e-mail, mas o registro é de ontem

  • gandalfgandalf Usuário

    @dandrew

    Obrigado. As coisas são o que são. Mesmo que não façam muito sentido. Rsrsrs

    Eu queria saber não era tanto pela data (2 dias a mais ou a menos, pouco importa), mas pra saber que isso está acontecendo atualmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.