Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1414244464797

Comentários

  • Consegui de boa, normalmente ligo quando chego no trabalho, sempre levo entre 20-40 minutos (hoje foram 27).

    O problema e que não emitiram o assento ainda

    Esperar pra ver se sai ainda hoje ou amanha, senão vou entrar em PT como turista mesmo, e torcer pra sair na segunda no maximo na terça, para dar tempo de tirar os documentos antes de voltar (ainda mais com o feriado na quarta 08) perco mais um dia

  • @gandalf boa tarde!

    Hoje verifiquei meus dois processos e já andaram para bolinha 7-marrom. Viva!!!! Previsão certa como sempre. Poderia atualizar a planilha pois estou sem acesso, por gentileza.

    Obrigada mais uma vez @gandalf @Leticialele !!!

    Agora vou iniciar o meu (casamento) e de minha filha (menor), ainda vou pedir ajuda aqui!

  • @aidayamazaki , parabéns!!!

    O de sempre - comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • Bom dia. Tenho um amigo que está indo para a cidade do Porto.

    Ele entregará os meus documentos lá.

    Entendo que preciso fazer procuração para ele poder fazer essa entrega.

    Por favor, podem me dizer com tem que ser essa procuração? Tem que ser apostilada?

    Tem algum detalhe ou dica do que deve constar nesta procuração?

    Obrigado.

  • @carlos_pinto

    Torcendo para que dê tudo certo na sua viagem e documentos.

    Se puder, agradeceria se puder depois colocar um relato aqui no fórum sobre como, onde, tempos etc, foi o processo de emitir CC e passaporte em PT.

    Pretendo fazer o mesmo, mas vou me planejar para fim de agosto ou já setembro para não ficar na ansiedade de "vai ou não emitir" o assento. pois vou fazer uma parada em Lisboa mais só para isso mesmo.

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado junho 2023

    @EduardoEEA , só para fazer uma simples entrega não precisa de procuração.

    Cuidado, porque, pela lei portuguesa, se você não for parente direto (filho/pai) do Requerente ou advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal, a procuração pode ser considerada procuradoria ilícita, que é crime.

  • gandalfgandalf Usuário

    @EduardoEEA

    Se ele não for parente próximo, não receberão. Ele terá que mandar pelo CTT, correio de lá. Se por algum problema houver devolução da correspondência, devolverão para o endereço de lá.

    Não há ganho prático em entregar pessoalmente. Em seu lugar em enviaria diretamente, de preferência via DHL.

    Minha filha estava indo para PT, e ia fazer coisas na mesma conservatória que eu precisava. Mesmo assim mandei por DHL, chegou, foi numerado, e começou a andar muito antes que ela tivesse entrado no avião algumas semanas depois. E poderia o vôo ter sido cancelado, ela ficar doente e não embarcar, evitei amolação extra para ela, e ainda ganhei quase 1 mês no processo.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @carlos_pinto

    Mesmo se não tiver saído, o fato de sua nacionalidade estar aprovada, te habilita a entrar pela fila de residentes. Se não sair o assento, leve com você uma cópia da consulta online.

    Não perca essa oportunidade. A 1ª vez você nunca esquece. Vai ser histórico. Rsrsrs

    Finja que você tem o processo aprovado, e não sabe se já foi feito o registo e saiu o assento. Deixe que o oficial verifique. Diga que foi aprovado em tal data., e se for possível, sua intenção é obter seus documentos nessa viagem, que já estava marcada há tempos.

  • @Leticialele e @gandalf grato pelos comentários.

    Depois de analisar as recomendações, enviarei pela DHL.

    Aproveitando, outra dúvida. O formulário modelo 1C tem que ser apostilado também?

    Grato novamente.

  • @EduardoEEA , não . O Formulário 1C é um documento português. Só precisa ser assinado em Cartório de Notas para ter a firma reconhecida por autenticidade.

  • jubsaljubsal Usuário

    @gandalf Assim que chegar o assento no e-mail eu já posso marcar no Consulado para fazer o CC ou devo esperar 20 dias? Eu não sei onde li isso, mas acho que li uma vez sobre ter de esperar 20 dias…

  • gandalfgandalf Usuário

    @jubsal

    Por enquanto só tem a aprovação. Falta ainda o registo e a emissão do assento (como está dito na linha abaixo das bolinhas).

    Quando ficar 7-verde, o assento estará pronto. Tem levado 36 dias a partir da aprovação. Seria no meio das férias de verão, com pessoal reduzido pode atrasar alguns dias.

    Ficando 7-verde, pode ser que mandem o assento por e-mail. A maioria mandam por carta, e muitos nunca chegam. Se não enviarem por e-mail, pode pedir pelo CivilOnline, e receberá em até 24h úteis. Mas tem que esperar pelo 7-verde.

    Já pode começar a tentar marcar no consulado para fazer o CC e PEP, a partir de 15/Agosto.

  • @gandalf ainda mais que o site de acompanhamento esta fora do ar hoje o dia todo.

    meu voo e amanha a tarde, chegando la na segunda aviso se tudo deu certo....

  • Boa noite.

    Minha Mãe conseguiu a nacionalidade portuguesa, e estou preenchendo o MODELO 1C e tenho algumas dúvidas:

    a) No assento dela é da "Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa"

    No modelo tem as opções: "Conservatória do Registo Civil" e "Conservatória dos Registos Centrais", como devo preencher?

    b) Comprovante de pagamento

    Fazendo o pagamento com cartão de crédito aqui do Brasil como faço para inserir os dados do pagamento se só tem opção de vale postal e cheque?


    Obrigado.

  • @EduardaRocha , mande cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe e não preencha nada. Marque apenas "mãe portuguesa" e coloque SIM ou NÃO em "pretende manter a composição do nome".

    Deixe em branco, também, o Quadro 6.

  • @gandalf , @Leticialele dando início as minhas horas pensativas durante a viagem , sabem por acaso de algum relato de caso de processo em 7 marrom que o apressado conseguiu em Portugal a emissão do assento indo a algum lugar ? Tipo se for a um posto do IRN consigo pedir a emissão do assento baseado no despacho da decisão de cidadania ? Ou já estou em viajem de jetlag ….🤣

  • @carlos_pinto , infelizmente, não conheço meios de agilizar a emissão do assento.

    Mas tenho certeza de que sairá enquanto você está em Portugal e lá poderá fazer seus documentos portugueses.

    Relaxe e curta sua viagem!!

  • @EduardoEEA

    b) Comprovante de pagamento

    Fazendo o pagamento com cartão de crédito aqui do Brasil como faço para inserir os dados do pagamento se só tem opção de vale postal e cheque?

    R Quando vc faz o pagto com o cartao crédito eles enviam o formulário 1C com a confirmação do pagto anotado nele. Então vc preenche com seus dados nesse formulário q eles vão enviar. Não esquece de quando for imprimir fazer frente e verso.

  • @gandalf

    fiz como você falou, fui para a fila de europeus

    o agente fez uma cara feia, mas carimbou o passaporte e liberou

  • gandalfgandalf Usuário

    @carlos_pinto

    Muito bom. Quando sair, use o mesmo passaporte que usou para entrar, mesmo que consiga fazer o PEP durante a viagem.

    Tecnicamente você não podia estar naquela fila até receber o assento. Por isso ele fez cara feia. Foi uma pequena traquinagem. Rsrsrs

  • @Leticialele e @gandalf , me atrapalhei aqui com as citações (rs)

    O comentário é só para agradecê-los

  • gandalfgandalf Usuário

    @Lili_Cotta

    Sem problema. É bem confuso mesmo. E eu prefiro o estilo mais compacto, sem expandir o link.

    Eu escolho o post que vou referenciar, clico com o botão direito na data, seleciono copiar link.

    Vou na janela de edição, clico com o botão direito, seleciono colar.

    Tendo um texto à esquerda, não expande, fica assim: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/4225/#Comment_4225

    Se não gostar do resultado, durante 1h aparece aquela pequena engrenagem no canto direito do seu post. Clicando ali, tem uma opção para editar o post que já mandou. Você conserta o que desejar.

  • PaflPafl Usuário

    Boa tarde a todos.

    No formulário 1C, Quadro 1: Identificação do interessado, preenchi da seguinte forma:

    Nome próprio: PEDRO DIAS

    Apelidos: CORREIA DA SILVA

    a) Tem algum problema deixar assim ou preciso preencher outro formulário com o Nome próprio apenas PEDRO ?

    Já assinei e reconheci firma. Não queria ter esse retrabalho de preencher, assinar e reconhecer firma novamente.


    Obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Pafl

    Sim, tem problema deixar assim. Faça outro formulário agora, enquanto está fácil corrigir, ou terá exigência para refazer o form 1C.

    A composição do nome em PT é crítica, e definida em lei. Está no Código Civil.

    Nome próprio é o nome pelo qual a pessoa é conhecida.

    Pode ser um nome simples, Pedro, José, Antônio, ou pode ser um nome composto, José Maria, José Antônio.

    Mas Dias faz parte do "apelido" que é o que acompanha o nome, e é derivado dos nomes de família. Vem dos pais ou avós.

    Há regras inclusive no número de apelidos que a pessoa pode ter (de, da, dos, não contam).

  • gandalfgandalf Usuário

    @Pafl

    eu tenho receio que se deu problema num requisito essencial assim, pode ter mais coisa. Tem certeza que não quer validar a lista de documentos requerida para o seu caso?

  • Olá gente! Meu processo de cidadania (judeus sefarditas) foi aprovado ontem! Agora apenas aguardando a emissão da certidão! Obrigada a todos!

  • @Larissajade , parabéns!!!

    Comemore com muito vinho e bacalhau!!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @Larissajade

    Parabéns!!

    Eu mudei na planilha para aprovado. 7-finalizado é quando ficar 7-verde.

    Por favor, não deixe de informar novamente quando acontecer. Não deve demorar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.