Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1424345474892

Comentários

  • Obrigada!! @gandalf, meu processo tem urgência, quanto tempo deve demorar para receber a certidão? Meu visa aqui irá expirar dia 1 de setembro :/

  • @Leticialele obrigada! Ontem já fiz uma noite portuguesa aqui em casa hahaha

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @Larissajade

    Eu imagino o alívio e alegria de ter recebido a aprovação.

    É difícil dizer quanto tempo leva para o assento, mas com urgência aprovada, geralmente leva certa de 1 semana. Creio que sairia até 12/junho, antes das férias de verão. Mas isso é uma especulação.

    Sem urgência, p/ Sefarditas costuma levar 6 meses. Com urgência 1 semana.

    Mas não se preocupe. Estando aprovado, o SEF não criaria nenhuma dificuldade, mesmo se não sair a tempo.

    Uns 30 dias antes do vencimento, vá pessoalmente até a conservatória, e explique sua urgência pelo assento. Se não conseguir resolver, vá ao SEF e justifique uma extensão do visto, baseado nessa cidadania já aprovada. Não terá problemas.

  • PaflPafl Usuário

    @gandalf

    Obrigado pela ajuda mais uma vez. Realmente, se comecei errando no básico, melhor conferir o restante.

    Quadro 1. a) Posso deixar Doc. de Identificação em BRANCO pois meu filho tem menos de 14 anos, correto ?

    Quadro 4. b) Marquei a opção 1 e a opção Outros Documentos ( Escrevendo "FOTOCÓPIAS CERTIFICADAS DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PAI E DA MÃE DO REQUERENTE" ), correto ?

    Não marquei a opção 2 pois informei no Quadro 2 o n° de assento, o ano e a conservatória. Não marquei a opção 3 pois meu filho é menor de 14 anos.

    c) Preciso APOSTILAR o RG dos pais ?

    Nessa discussão diz que SIM.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c

    Nessa discussão diz que NÃO

    https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/41/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

  • Um aviso

    o sistema do IRN está off-line hoje a nível nacional

    ja estive no campos da Justiça pela manhã, na loja do cidadão em Saldanha e tudo continuava sem sistema.


    no meu caso específico, amanhã sendo feriado aqui, e sair o assento mesmo no feriado para tirar os documentos sexta e segunda antes do retorno ao Brasil na terça, caso não saia amanhã vou para a luta do consulado ….

  • @carlos_pinto , já vai voltar terça???

  • carlos_pintocarlos_pinto Usuário
    editado junho 2023

    sim, infelizmente

    na realidade quando fechei a viagem, 9 dias seria mais do que suficiente para os documentos (nunca achei que a essa altura um processo de 13/07 ainda estaria sem assento )

    da próxima vez que vier , já deve ser em definitivo

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @Pafl

    a) Para menores de 14 anos, sim, pode deixar em branco o documento do menor, pq não é requerido

    b) Sim, inclua aí os documentos dos pais

    c) Sim, cópia autenticada e apostilada da identidade de ambos os pais, e ambos assinam o form-1C, o português na 1ª linha diante do tabelião no cartório para reconhecer firma por autenticidade cada assinatura. A identidade pode ser RG, CIN, ou Passaporte, válidos, menos de 10 anos de emissão, constando a filiação.

    Antes aceitavam o documento dos pais sem apostilar. A partir de Março/2022 passaram a pedir o apostilamento do RG dos pais. A instrução citada é de 2019 e não foi corrigida.

  • gandalfgandalf Usuário

    @carlos_pinto

    Você ainda tem chance de conseguir nessa viagem, mas vai ficando cada vez mais difícil.

    Junho é complicado, porque tem vários feriados:

    • 08 Corpo de Deus (Corpus Christi),
    • 10 Dia de Portugal (esse ano caiu no sábado),
    • 13 Feriado municipal em Lisboa; início das férias de verão.


  • Obrigada pela resposta @gandalf mas desculpa minha ignorância, o que seria SEF?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @Larissajade

    O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é o órgão que cuidava de imigração em geral, investigava imigrantes ilegais, etc.

    Ele foi extinto por decreto em 15/Abril/2021, mas sobrevive, pq criou-se uma situação de transição, até que outros órgãos assumam suas tarefas e funcionários. https://eco.sapo.pt/2023/05/25/servico-de-estrangeiros-e-fronteiras-vai-ser-extinto-em-outubro/

    Eu tomei emprestado o nome "histórico", mas terá que buscar quem é o órgão que cuidará de extensão de vistos durante esta transição final. O documento que finalmente define o funcionamento, foi divulgado dia 27/Maio/2023, com mais de 200 páginas. (aqui)

    Como tudo está muito enrolado ainda, num limbo, você precisa se antecipar para saber a quem procurar para o seu caso específico.

    A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) terá uma Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE) e vai ficar alocada no Sistema de Segurança Interna (SSI).

    A AIMA funcionará como um mini-SEF, com maior poder. Deve também centralizar e recolher informações relativa à entrada, permanência e saída de pessoas de território nacional, emitir informações ou pareceres de segurança no âmbito de pedidos de concessão, renovação de documentos [...] <<< É isso que lhe interessa

    • as funções administrativas vão para a AIMA, Agência para a Integração, Migrações e Asilo
    • as competências policiais vão para a Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Polícia Judiciária

    PSP integrará as competências de vigiar, fiscalizar e controlar as fronteiras aeroportuárias; GNR ficará responsável por vigiar, fiscalizar e controlar as fronteiras marítimas e terrestres; PJ fica com a competência reservada na investigação da imigração ilegal e tráfico de pessoas

  • Entendi! Muito obrigada pela a sua ajuda! Você são ótimos :) @gandalf

  • A saga continua

    Esta semana o IRN está atuando em estado de greve , no palácio da Justiça apenas 20 senhas pela manhã

    cheguei hoje as 07:00 e era o 11 mas pessoas pegam mais de uma senha, virei o 18

    Na semana que vem alguns funcionários estarão de férias

    a oficial de registo que me atendeu disse que quem puder deve voltar apenas após o dia 19-06

    obs nada do meu assento até agora

  • Boa noite!

    Finalmente processo do meu filho, João Vitor MOUTELLA, finalizado! Recebi ontem o assento por e-mail. Comemorando com muito vinho verde em Portugal! Agora aguardar, sem pressa, o processo do marido! ;)

    Obrigada sempre, @Leticialele e @gandalf !

  • gandalfgandalf Usuário

    @acmoutella

    Parabéns ao novo membro Tuga da família.

  • @acmoutella , parabéns!!! Se está em Portugal, muito bacalhau e vinho verde!!!

  • bom dia, é com muita alegria que informe que o processo dos meus filhos menores foi registrado hoje (12/06/2023), já recebi os assentos por email. Fizeram os dois processos conjuntamente, só pode ser.

    Já atualizei a planilha. Foram 34 dias desde a aprovação.

    Agradeço a todos do grupo, minha jornada pela cidadania acaba agora. Começou com minha mãe em 2021 e termina agora com meus filhos em 2023.

    Desejo a todos muito sucesso! Agora vou para a saga da documentação via consulado de SP.

  • @vsqjunior , parabéns para a nova grande família portuguesa, com certeza!!

    Comemorem com muito vinho, bacalhau e suco de uva, para as crianças!!!

  • Oi sou novo aqui, já preenchi a planilha. Vocês sabem se na ACP do Porto já começaram a trabalhar nos processos de 2023? ou ainda estão nos de 2022?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @Alexandre_Ricardo

    Atualmente estão aprovando os que deram entrada em Set/2022.

    O seu está previsto a aprovação para 07/01/24. (está na linha 45 da planilha, ordenado por data)

    Se tiver sorte, antecipam um pouco e aprovam na véspera do natal, como um presente. Rsrsrs

    Se não aprovar até o natal, em geral dá uma parada no início do ano, para organização interna. Ou antecipa para 24/dez/23, ou vai atrasar um pouco e deve sair no final de jan/24. Mas isso é a aprovação (6-verde), e ainda terá que esperar pelo assento (7-verde) que deve ser jan ou fev.

  • RomuloSCGRomuloSCG Usuário
    editado junho 2023

    Gandalf, boa noite. notei que meu prazo caiu 02 meses na planilha de agosto para fim de junho, ocorreu algo na ACP que não sabemos ? Cumprimentos

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @RomuloSCG

    Tinha uma única célula com erro (data com símbolos especiais), que estava afetando o cálculo de todos. Já foi corrigido.

    Também corrigi na fórmula para ignorar células com esse tipo de erro no futuro. Não foi a primeira vez que ocorreu.

  • Obrigado! Outra questão, me ajuda por favor? Sou doutorando, estou em Portugal tem duas semana nas aulas e, gostaria de pedir prioridade na conclusão do meu caso, você pode me enviar o modelo do requerimento e a documentação para pedir prioridade por estudos? Estou matriculado e em aulas, entrei pela França. Muito obrigado!!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @RomuloSCG

    Desde 12/12/2022 não estão mais atendendo a pedidos de urgência. Apenas casos excepcionalíssimos, em que não conceder a nacionalidade a tempo, mudaria o resultado das coisas. Causas humanitárias (como a guerra da Ucrânia), menores indocumentados (apatridía), risco de vida por perseguição (política, raça, gênero, religião, etc), e tratamento de algumas doenças degenerativas graves.

    Para estudar não mais está incluído na lista. Na verdade praticamente nenhum outro tipo de pedido tem sido aprovado.

    aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/18012023%20DELIBERACAO_CD_R6%20urgencias%20nacionalidade.pdf

    "Assim, os pedidos de urgência – que devem assumir um caráter excecionalíssimo – só poderão ser deferidos quando o respetivo requerente invoque e prove a necessidade de emissão urgente de uma decisão, sob pena de uma perda irreversível. Com efeito, há que alegar e provar que há um risco iminente de dano grave e de difícil reparação se a decisão não for proferida em tempo útil."

  • Boa noite Pessoal.

    Amanhã estarei enviando minha documentação pela DHL para ACP.

    Apenas confirmando, o endereço correto é este?


    Arquivo Central do Porto (ACP)

    Rua do Cunha, 404

    4200-250 Porto - PORTUGAL


    Alguém tem alguma dica de última hora? Toda sugestão será muito bem vinda.

    Obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @EduardoEEA

    O endereço está correto. Quanto mais cedo mandar, melhor pra você.

    De dica de última hora, é conferir se a sua identidade tem menos de 10 anos de emissão, e consta a filiação. Cópia autenticada e apostilada.

    Conferiu todos os QRcode com o seu celular?

  • @EduardoEEA , sugiro que você consulte o selo da sua certidão de nascimento. Os Cartórios têm cometido erros grosseiros!!

  • @gandalf boa noite.

    "Conferiu todos os QRcode com o seu celular?"

    Não estou atualizado sobre quais QRCode você está se referindo, pode me esclarecer, por favor?


    Sobre os documentos, tudo OK e apostilado:

    • RG (menos de 10 anos de emissão) - apostilado
    • Certidão de nascimento (livro e impressa) - apostilado
    • Formulário 1C com registro pagamento do cartão de crédito - reconhecida autenticidade e apostilado
    • Cópia simples do Assento da minha Mãe


    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.