Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1454648505197

Comentários

  • LuisPauloLuisPaulo Usuário
    editado junho 2023

    Meus caros, sexta-feira estava na Bola 1 Verde ainda (desde 14/11/22), fui olhar agora 01:00 da manhã de terça 27, e pulou para Bola 4 marrom ("O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.")!!!!!!!

    Quase acordei a família comemorando, rsrsrs, agora a ansiedade disparou esperando a Bola 6 Verde ou 7 Marrom!

  • gandalfgandalf Usuário

    @LuisPaulo

    Quando começam a analisar anda rápido. Entusiasmo é bom, mas mantenha uma expectativa mais branda. Rsrsrs

    Seu processo deve ser aprovado (6-verde ou 7-marrom) agora em Julho. Chegando nessa fase, aprovou, é só uma questão de tempo.

    Os assentos deram uma parada, e tem alguns aguardando há 2 meses. O seu processo pode finalizar (7-verde) em Setembro.

    Tem ainda uns 3 meses pela frente. Tenha calma que chegará lá.

  • @gandalf

    Apesar da ansiedade, estou calibrando a expectativa por aqui, rsrs, estava contando com o processo finalizado em meados de Agosto, então se escorregar para Setembro não vai doer tanto!

    Abraço e obrigado pelo alinhamento das informações, precisas como sempre!!!!!

  • MreisMreis Usuário

    Meu caro @gandalf boa tarde.

    Analisando os comentários diariamente aqui e adquirindo lentamente um pouco de conhecimento pelas experiências alheias, porém surgindo novas dúvidas. A previsão do nosso amigo @LuisPaulo na planilha é julho, porém pelo comentário entendo que realmente a previsão é de 6 verde ou 7 marrom, mas ainda falta mais um tempo pra chegar o assento via e-mail, é isso?

    Pergunto pois a previsão do meu processo caiu uns 25 dias na planilha (por volta de 03/11), mas ainda levará um tempo para o assento?

    Se sim, isso me ajudaria a decidir uma possível data de viagem que estava prevista para segunda semana de janeiro/24 para Portugal, para tirar o CC e PP.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mreis

    É mais ou menos isso.

    Sim, depois da aprovação, demora ainda um tempo para ter o assento disponível. Em Março/23 eles terminaram com a sobrecarga de processos sefarditas entrados até 31/ago/22, liberaram o pessoal que estava alocado, atendendo, e começou a acelerar a emissão dos assentos.

    Quando chega no 6-verde, o processo está aprovado, e não tem mais pendências. Pode ficar aprovado com 7-marrom. É igual.

    Quando chega no 7-verde, o processo está finalizado, foi feito o registo, e o assento fica disponível.

    Entre esses dois, há uma auditoria nos processos (todos eles), e a inscrição do registo no sistema apropriado. Pode levar poucos dias (3-7), ou um longo tempo (1-5 meses), dependendo da modalidade, da idade, da conservatória, etc. Como viu, rapidamente o tempo baixou de 3 meses para menos de 1 mês na CRCentrais. Mas no ACP o tempo subiu de 1 semana para 2 meses (e não se sabe ainda quando retomarão).

    Depois de finalizado, 3 coisas podem acontecer:

    1. eles mandam uma notificação da finalização por e-mail, e junto mandam um PDF com o assento para você imprimir em casa;
    2. eles mandam um assento pelo correio, com carimbo em relevo, e assinado pelo oficial (demora 4 semanas, e muitos se extraviam);
    3. você vê ficar 7-verde, e pede seu assento pelo CivilOnline, pagando €10. Recebe em 24h úteis o link para baixar o PDF do sistema;

    Nem todos recebem por e-mail. Nem todos recebem o assento pelo correio. Nem todos recebem uma notificação.

    Se receber a notificação, espere 2 dias para ver se o assento chega por e-mail, e se não chegar, peça pelo CivilOnline.

    Para entrar em PT, se tiver o assento, passa pela fila de residentes, e apresenta (ou informa o número do assento). Se o oficial perguntar, diga que vai fazer os documentos em PT.

  • MreisMreis Usuário

    Entendi perfeitamente. Muito obrigado mais uma vez pela explicação.

    Eu realmente achava até hoje, que a previsão da planilha era pra terminar completamente, com assento etc.

    "Para entrar em PT, se tiver o assento, passa pela fila de residentes, e apresenta (ou informa o número do assento). Se o oficial perguntar, diga que vai fazer os documentos em PT."

    É exatamente isso que está nos planos, pois vi aqui em algum outro tópico e achei interessante a ideia. Porém mesmo com a previsão da planilha pra começo de novembro, creio que meados de janeiro ir pra PT seja um bom prazo, até que o assento fique disponível em alguma dessas formas acima, e caso de algo diferente da pra remarcar a viagem também. Envolve bastante coisa pessoal minha aqui, encerramento de contratos, etc mas não quero fazer correndo, na loucura, nada caso de vida ou morte, porém há uma certa pressa em fazer as coisas pra não perder tempo.

    Eu ainda vou precisar de algumas dicas mais pro final do ano, quando estiver mais próximo. Como por exemplo, processos dos meus filhos menores e da minha esposa. (eu vou primeiro, e eles irão depois)

    Mas de qualquer forma, por hora, muito obrigado novamente, o que vocês fazem aqui é fora de sério. Quando tudo estiver pronto, vai demorar pra cair a ficha. Hahaha Valeu o/

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mreis

    A planilha tem duas fases. É assim que eles funcionam, e eu só acompanho.

    1) da recepção (entrega na conservatória, seja pessoalmente, DHL, correio) até aprovação (6-verde).

    2) da aprovação (6-verde) até o assento (7-verde)

    Previsão não é certeza. É uma estimativa, baseada na amostragem de processos concluídos recentemente.

    No caso do ACP, para maiores, você vai ver na célula O1=253. É o número de dias que tem levado desde a entrada dos processos. Dali eu faço as contas, e 23/02/2023 + 253 dias = 03/11/23. Sua primeira estimativa, para aprovação.

    Na célula P1=67. É o número de dias atualmente para o assento. Quando sair sua aprovação, um contador se inicia na col-P para finalização. Ao chegar neste valor, a cor de fundo muda para laranja (porque passou da data).

    Menores têm tratamento diferenciado no ACP, e usam outra base de cálculo (tem sido 34 dias), mas é semelhante.

    Geralmente os "laranja" foram abandonados, e a pessoa não voltou para relatar. É um candidato a ser arquivado por abandono.

    -o-o-

    Como dica, eu sugiro que você não faça planos de se mudar no inverno, no período mais severo, e ainda com guerra na Ucrânia (que pode ocasionar cortes de energia e gás). Você provavelmente não tem roupa própria para o inverno, não consegue comprar no BR (é sempre verão) e não conseguirá comprar em PT (o estoque de inverno acabou desde o outono). Se ainda achar alguma roupa de inverno, é a que não vendeu, pq custava caro, ou não era boa.

    Roupas, agasalhos, sapatos de neve, gorros e cachecóis. Cada faixa de temperatura tem sua vestimenta própria. Não vá para Portugal com roupas e sapatos comprados num país tropical. Seu sapato vai soltar toda a sola, com o sal (se usa para derreter a neve), e o frio. O couro precisa de tratamento especial pra isso, senão racha todo e abre o beiço. :-)

    Talvez vc saiba, já passou por isso. Mas se passou, sabe que não se planeja as coisas assim, muito menos com um prazo tão apertado para o assento e CC. Não conte com o ovo que a galinha ainda não botou. Só comece a se mover, quando tiver a aprovação. Ou vai antes, no início do outono, ou depois, no início da primavera. Até achar casa no inverno é complicado. Ninguém muda de casa no meio do inverno.

    -o-o-

    Sobre o processo de seus filhos, você pode fazer com apensação junto com o seu. São todos art-1C, vão para o ACP (mesma conservatória). Não sei se haverá muito ganho, mas é possível.

    O de sua esposa vai para outra conservatória, e precisa fazer a transcrição do casamento antes. Vc tem mais de 6 anos de casado?

  • MreisMreis Usuário

    @gandalf Entendi perfeitamente sobre a planilha, prazo etc. E agradeço muito pela dica quanto ao período/roupas. São coisas importantíssimas, estão nos planos também, mas vou pensar ainda mais com cautela após sua dica.

    Portugal não será o país de destino, apenas ficarei o tempo necessário pra pegar os documentos. Mas as dicas sobre o inverno, continuam valendo, tentei resumir aqui meus planos pra ficar claro pra vcs entenderem, e ao mesmo tempo não ficar muito extenso.

    Em relação a fazer as coisas "contando" com o assento, eu só não queria perder muito tempo, e considerando que a passagem eu vou trocar com milhas, e dentro do clube que assino posso congelar o "preço" no caso de precisar remarcar, e tenho possibilidade de remarcar. A casa onde moro e o comércio que tenho, os contratos de aluguéis se encerram em dezembro, então isso me motivou a ir no começo do ano (meados ou final de janeiro, ou início de fevereiro). Pro país onde eu vou, vou precisar pelo menos 3 fichas de salários pra poder alugar um imóvel pra fazer o reagrupamento familiar, enquanto isso vou precisar alugar quarto. Aí até que tudo isso aconteça, já passei o inverno e os primeiros perrengues sozinho e a família chega no meio do ano ou um pouco dps. Como meu filho maior (6 anos) já está no 1o ano, queria que ele chegasse pelo menos um pouco antes de começar as aulas pela adaptação, etc.

    Sobre o processo dos filhos, o que estava nos planos era assim que sair o meu assento, já enviar os deles. Já ia deixar o restante dos documentos prontos em novembro e chegando o assento, envio no dia seguinte.

    E sobre o da minha esposa, daria entrada na transcrição logo quando chegar o assento. A dúvida é, como muitos apenas juntam os "trapos", nós estamos juntos há 9 anos, temos um filho de 6 anos e uma de 2. Porém só casamos no civil agosto de 2022. Qual o tempo mínimo pra dar entrada no dela?

    De qualquer forma nos nossos planos, eles tem o direito de mudar comigo pelo reagrupamento. Era só pra saber se ela tem direito e a partir de qual tempo, se na condição de termos filhos muda algo no prazo.

    Aproveitando o embalo, minha irmã (enviamos os processos juntos) mora na Virgínia, EUA. Ela consegue pedir PP e CC em algum consulado de Portugal, lá?

    No mais acho que é isso, tentei explicar da melhor forma, e espero ter ficado fácil de entender. Mais uma vez, muito obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mreis

    "como muitos apenas juntam os "trapos", nós estamos juntos há 9 anos [...]. Porém só casamos no civil agosto de 2022. Qual o tempo mínimo pra dar entrada no dela?"

    Nossa... você devia ter perguntado antes de se casar. Eu teria te instruído como fazer.

    Depende de como fez o casamento. Se o juiz tiver feito retroativo, incluindo testemunhas e o tempo de UE na sentença, ela pode entrar de imediato na cidadania. Se não fez, vale a data do documento, e terá que esperar 3 anos (ago/2025), mais a nacionalidade dos filhos.

    De qualquer forma, você vai descobrir quando olhar a data do casamento na certidão para fazer a transcrição.

    O tempo são 6 anos de casados, independente de filhos, ou 3 anos se têm filhos em comum já com nacionalidade portuguesa. Os filhos e o casamento, são a ligação efetiva.

    "minha irmã mora na Virgínia, EUA. Ela consegue pedir PP e CC em algum consulado de Portugal, lá?" SIM. Ela pode fazer os docs na Seção Consular da Embaixada, em Washington DC. Tem que agendar. https://washingtondc.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/

    Sua irmã pode orientar e ajudar a comprar roupas próprias para o frio na época certa.

  • Pessoal, bom dia! Depois de bastante tempo para juntar toda documentação necessária, finalmente vou enviar meu processo para Portugal ainda essa semana. Por alguns comentários vi que estão falando que a fila em Porto ficou mais demorada, e é para lá que eu estava planejando enviar. Mas gostaria de confirmar com vocês se lá ainda é a conservatória mais rápida para processo de filhos.

    Desde na agradeço muito!

  • jubsaljubsal Usuário

    Gente, apenas um comentário...

    Em maio marquei para minha avó fazer o CC no Consulado do RJ e foi muiiito tranquilo, entramos no site e tinha data pro dia seguinte até!

    Agora eu tenho entrado todos os dias desde semana passada e não vejo horário nenhum! Estou até perdendo as esperanças...

    E agoniada com isso dos assentos não saírem... @gandalf já tem gente passando de 60 dias :(

  • MreisMreis Usuário
    editado junho 2023

    @gandalf "Nossa... você devia ter perguntado antes de se casar. Eu teria te instruído como fazer.

    Depende de como fez o casamento. Se o juiz tiver feito retroativo, incluindo testemunhas e o tempo de UE na sentença, ela pode entrar de imediato na cidadania. Se não fez, vale a data do documento, e terá que esperar 3 anos (ago/2025), mais a nacionalidade dos filhos."

    Putz =( na época não achei que fosse possível algo diferente, deveria ter perguntado mesmo.

    Na nossa certidão de casamento consta 08/22 mesmo. Existe alguma coisa que possamos fazer? Anexar junto um termo de união estável retroativo, junto a certidão de casamento, pra que tenha validade em Portugal?

    "Sua irmã pode orientar e ajudar a comprar roupas próprias para o frio na época certa."

    Ela vem pro BR esse ano antes do assento ficar pronto e vai me ajudar com bastante coisa o/

  • @Coelhofabi Sim, pelo que vejo aqui no fórum, continua sendo a melhor opção. Não sei se estou enganada, mas pelo que entendi até se mandar pra Lisboa, eles vão encaminhar para Porto. O processo de filho está demorando em média de 10-12 meses para já estar com o assento em mãos. Boa sorte, o tempo passa rápido, quando ver já estará com tudo pronto :)

  • @jubsal também enfrentando a mesma dificuldade. Apesar do assento ainda não ter saido (63 dias de agonia) como sei que a marcação normalmente e para uns 15 dias depois ja estou tentando agendar para o CC.

    Mas desde sexta-feira sem abrir horarios, engraçado que para passaporte tem varios horarios disponiveis

  • @carlos_pinto engraçado que aqui na Irlanda é o contrário, consegui agendar o cartão cidadão mas não consegui horário para o passaporte. Marquei meu cartão cidadão para dia 24/8, nem sei se já estarei com minha certidão de nascimento, quero acreditar que sim por ter urgência. Já vai fazer um mês e até agora nada, ainda está na ACP

  • gandalfgandalf Usuário

    @Larissajade @carlos_pinto

    Em 2019 teve uma parada parecida como esta. Aprovavam, mas não emitiam o assento, e durou vários meses.

    Eu tenho uma teoria a respeito, mas é só uma suposição, e por isso vou guardar comigo.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Coelhofabi

    Você não precisa que seja "o mais rápido". Você precisa que o resultado seja previsível, e razoavelmente rápido.

    A CRCentrais é super estável e previsível, mas é a mais lenta. Tem processos demais.

    O ACP é bastante estável, e razoavelmente rápido. É seguro e previsível. É uma referência. Se for uma opção, faça lá.

    Pode haver outras que fazem mais rápido, mas não são conhecidos. Quem se enveredou nesse caminho em 2021, acabou mal, porque as conservatórias foram fechadas, e os processos encaminhados para a CRCentrais. Só depois de 2 anos começaram a sair, a conta-gotas. Um aqui, outro ali. Foram avisados que aconteceria, era iminente, mas ignoraram o risco. E nem era tão mais rápido do que o ACP. Foi 1 mês mais rápido, bem no início. mas foi 2 anos mais lento para muitos, com muita angústia.

    Mande para o ACP. A menos que tenha muita urgência, e queira correr riscos por caminhos pouco trilhados.

  • gandalfgandalf Usuário

    @lucianacorrea04

    "Não sei se estou enganada, mas pelo que entendi até se mandar pra Lisboa, eles vão encaminhar para Porto" Você não entendeu bem.

    Em geral quando manda para uma conservatória, o processo permanece lá até o fim.

    A CRCentrais pode a seu critério redirecionar para outras conservatórias menos sobrecarregadas. Pode ser o ACP, e pode ser outras. Mas não significa que todos serão redirecionados.

    Os processos de advogados que entrarem online, o sistema faz esse balanceamento e escolhe uma conservatória automaticamente. Isso a partir de 21/04/2023.

    Como será no futuro, eu não posso garantir, mas a tendência será essa forma de distribuição automática.

    Na6o quer dizer que a CRCentrais sempre redireciona para o ACP. Quer dizer que o ACP é mais eficiente nos processos que faz, e por isso é mais frequentemente requisitado para distribuição de processos.

  • jubsaljubsal Usuário

    @carlos_pinto Acabei de ver que abriu agenda para 29/06 e só! Para o CC no Consulado do RJ.

  • Caio1910Caio1910 Usuário

    @gandalf

    @Leticialele @Letícia741258

    Boa tarde pessoal, blz?

    Se alguém puder me tirar uma dúvida eu agradeceria rsrs

    Estou na fase final do processo 1c, da minha mãe (bola 7 marrom), gostaria de saber se existe alguma possibilidade de o assento de nascimento dela quando for criado ja vir a transcrição de casamento, pergunto isso pois na hora de fazer o preenchimento do formulário coloquei o nome dela de casada, e na certidão dela consta observação que ela é casada, e meu pai é falecido, e darei entrada no meu processo em seguida ao dela, ele não foi declarante na minha certidão, (foi meu pai) Estou com essa dúvida pois quando pesquiso a situação do processo dela no site aparece o nome dela de casada, na minha cabeça virá com nome de casada (no campo onde tem a opção de manter o nome, ela decidiu que queria manter o de casada mesmo)

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @Caio1910

    Não existe essa possibilidade. O assento sempre virá com o nome que ela tinha ao nascer. Ele retroage à data de nascimento dela. Logo ela está "nascendo", e tem o nome do nascimento. E é esse "retroativo" que garante sua nacionalidade: quando você nasceu ela era portuguesa desde o nascimento dela.

    A transcrição de casamento é feita num processo à parte, com uma taxa de €120.

    Mas você pode dar entrada no seu processo imediatamente após o dela ter o Nº de Assento. Pode fazer a transcrição em paralelo. Manda seu processo para o ACP, e manda a transcrição para a CRCivil do Porto. Envelopes separados, pq são endereços distintos.

    A transcrição estará lá quando forem consultar para analisar o seu processo, sem atrasos, e sem exigências. Eles acharão.

    Se quiser, pode escrever numa folha: Transcrição de casamento de Fulana de Tal, enviada para a CRCivil do Porto em xx/xxx/xxxx.

    Se você mora no RJ ou ES, pode fazer a transcrição no consulado do Rio. Levam o mesmo tempo (4 semanas), e vc economiza na remessa.

  • Caio1910Caio1910 Usuário

    Entendi, muito obrigado, mas moro em são Paulo, vou transcrever pelo consulado daqui então, vlw pela ajuda desde sempre 🤝

  • gandalfgandalf Usuário

    @Caio1910

    NÃO faça isso! O consulado de São Paulo (e mesmo o posto consular de Santos) estão muito ruins. Demoram muito. Exigências tolas. Vai demorar 6 meses, ou mais que o seu processo de filho, e acabará tendo exigência nele.

    Mande por DHL para o CRCivil do Porto, por DHL. Estará pronto em 4 semanas.

    CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-270 | Porto - Portugal | Tel: +351 221 156 600

    e seu processo de filho (1C), para:

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL | +351 22 557 3849

  • MreisMreis Usuário

    @gandalf esqueci de mencionar vc e dps editei, não sei se apareceu pra vc. Desculpe..

    Fiquei com a pulga atrás da orelha com essa situação rs.

    Teria alguma coisa que eu possa fazer? Ou aceitar e seguir em frente.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mreis

    Eu vi: "Na nossa certidão de casamento consta 08/22 mesmo. Existe alguma coisa que possamos fazer?"

    Não respondi pra não te jogar mais pra baixo ainda. Eu não devia ter feito o comentário sobre algo que não pode mais ser mudado. O que está feito está feito.

    Quando fizer a transcrição vai ter a data que está na certidão. Que eu saiba, não há nada que vc possa fazer. Aceite e siga em frente. Serão 2 anos de diferença. Não é o fim do mundo, e como você já disse, ela terá residência, que dá quase os mesmos direitos.

  • donpepedonpepe Usuário


    @gandalf

    Concordo com sua recomendação, só faço uma pequena correção para ajustar a expectativa do @Caio1910 com relação a prazos. A CRCivil Porto não está mais dando conta de transcrever casamento em 4 semanas como fazia até o começo do ano. Um caso anedótico: estou com a transcrição dos meus pais lá desde abril e pelo último email trocado com a conservatória eles estão com um volume de transcrições muito alto e provavelmente meu caso só estará pronto no final de julho (totalizando aprox. 3 meses).

    Ainda assim, seu conselho é válido pois esperar 3 meses é muito mais vantagem do que mandar para o consulado de SP ou Santos que estão dando previsão de 1 ano.

    Abraço

  • MreisMreis Usuário

    Show de bola, já era o esperado mesmo. E que se houvesse algo, ainda gostaria de tentar. Mas sigo em frente. Valeu demais =D

  • MreisMreis Usuário

    Eu respondi mas ainda fiquei com um pensamento aqui que de fato mesmo é curiosidade, apenas, nada vai mudar mas acho que não me expressei direito na última mensagem.

    Sigo tranquilo mas se não for pedir demais, qual seria o "correto" nesse meu caso?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mreis

    Aproveitando o gancho do @donpepe , para transcrição há outras alternativas.

    Você estando lá pode levar diretamente numa CRCivil, e a maioria faz no mesmo dia se você entregar pessoalmente. Também há opções pelo correio/DHL, mas não eram tão boas. Provavelmente agora vale a pena.

    Se você vai fazer o CC em PT, numa mesma ida você faz a transcrição, o seu CC, o PEP. Tudo em 2 dias com taxa de urgência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.