Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1545557596097

Comentários

  • @RomuloSCG

    Parabéns novamente.

    Você observou na consulta online na linha acima de seu nome, em qual conservatória ele foi finalizado, e viu quando foi para lá?

  • John1John1 Usuário

    @RomuloSCG Parabéns!!!

    Você deu entrada foi na ACP?

    Fiquei curioso, você pediu alguma urgência? Porquê da ultima vez que eu vi eles ainda estavam emitindo assento dos processos 140xxx e o seu se não me engano é 198xxx é algo que da esperança, mas deve ter sido muito fora da curva esse caso.

    Também estou curioso qual conservatoria que emitiu o seu processo kkk.

    De qualquer forma parabéns!!! mal vejo a hora de também celebrar isso!!

  • RomuloSCGRomuloSCG Usuário
    editado setembro 2023

    Obrigado, @gandalf Tudo foi resolvido na ACP. Como disse, sou advogado em Portugal e busquei os meus Direitos. O Estado não pode me obrigar a “esperar” sem fundamento Legal. Burocracia não é Lei e a morosidade Estatal é passível de danos. Se todos agissem dentro da Lei, “eles”teriam feito os assentos que de maneira injustificada estão parados desde abril (ou antes).

  • Bom dia, administradores e membros do fórum,

    Estou fazendo esta postagem em uma tentativa desesperada de receber alguma ajuda e esclarecimento sobre meu processo de cidadania.

    Iniciei meu processo de cidadania enviando todos os documentos necessários em julho de 2021. Desde então, já se passaram mais de 2 anos e ainda estou sem o passaporte em mãos.

    Em 14 de maio de 2023, meu pedido de cidadania foi aprovado (6 verdes e 7 marrons). Minha solicitação está agora na ACP e estou aguardando a emissão de um assento para que eu possa solicitar meu CC e passaporte. Desde então, já se passaram mais 133 dias (4,5 meses de espera).

    Estou começando a perder a esperança. Estou lendo neste fórum sobre pessoas que receberam sua cidadania após 1,5 ano. Meu processo já levou 815 dias (2 anos e 3 meses) e não há nenhuma indicação de quando isso vai terminar.

    Essa demora teve um impacto imenso na minha vida e no meu bem-estar mental, além dos níveis de estresse. Isso está começando a afetar as oportunidades de emprego e a colocar em risco meu futuro profissional.

    Por favor, se alguém neste fórum puder me ajudar ou dar alguma ideia do que devo fazer, eu agradeceria muito. Não tenho ideia de como seguir em frente.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2023

    @CoracaoPortugues

    Qual a modalidade, filho, neto, ou outra? Onde deu entrada? Teve alguma exigência?

    Foi transferido de/para outra conservatória? (você menciona "está agora no ACP". Onde ele esteve antes?)

    Você não incluiu na planilha, fica mais difícil saber os detalhes. https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • Olá, @gandalf , obrigado por responder. Sou adulto (25 anos) e estou me candidatando por conta própria. Não tenho certeza de onde o pedido foi apresentado (não me lembro), mas ele está no ACP desde o momento em que o 6 se tornou verde e o 7 se tornou marrom. Portanto, não creio que eu tenha sido transferido entre escritórios.

    Há cerca de um ano, tive de apresentar alguns documentos adicionais do SEF. Isso atrasou um pouco o processo. No entanto, não sei por que está demorando tanto para que eu receba um assento, pois minha solicitação foi aceita.

    Infelizmente, terei que verificar muito mais detalhes (que não tenho no momento) para poder incluir minha inscrição na planilha - no entanto, espero que as informações que forneci sejam suficientes.

  • @CoracaoPortugues , você não disse por qual artigo deu entrada. Neto, filho, tempo de residência, etc...

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @CoracaoPortugues vc deu entrada no processo como filho ?( 1C) neto ?( 1D) ,tempo de residencia?

  • Boa tarde!

    Obtive a aprovação do meu processo hoje, está na bolinha 7 marrom. Até o momento no ACP.

    Espero que agora criem o documento rapidamente 😁

    Uma dúvida, faz alguma diferença estar 7-marrom ao invés de 6-verde?


    Obrigado novamente todos que me ajudaram nas dúvidas neste e no outro forum @gandalf @Leticialele


    Atualizei a planilha no meu registro

  • 7 marrom - seu processo está todo aprovado (já não cai mais em exigência).... é só aguardar a emissão do assento - certidão de nascimento portuguesa (que atualmente está demorando uns 4 meses)

  • gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2023

    @Gustaf3829

    Parabéns pela aprovação. Só falta ser "de papel passado", quando receber o assento.

    Tudo que a @AnaFontoura escreveu está perfeito.

    Só pra responder a sua pergunta, não faz muita diferença 6-verde ou 7-marrom. Passou tão rápido que você nem viu. Verde, a fase está completa, e o processo foi pra fila da próxima bolinha. Marrom é que já chegou na próxima fase, e está ativo nela.

    No seu caso, a próxima coisa que deve acontecer é mudar a linha acima do seu nome, onde diz "o processo se encontra na XXXX". Terá sido transferido para a CRCivil XXXX, para emissão do assento, e em breve ficará 7-verde, e geralmente receberá o assento por e-mail.

  • @RomuloSCG Bacana. Parabéns! Mas será que você não poderia contar no forum que tanto ajuda a todos, que medidas você tomou?

    Seria legal contar com sua retribuição.

  • Boa noite, pessoal! Como estão todos?


    Gostaria de fazer uma pergunta sobre essa demora na emissão de assentos.

    Sabem dizer se todos os processos que chegaram na etapa 7-marrom vão ter que, necessariamente, ser encaminhados para outras conservatórias? Ou haverão processos que permanecerão no ACP para emissão de assento lá também?

    Pergunto isso porque o ACP somente encaminhou uma pequena remessa (final de abril). Parecem haver poucos (ou nenhum) processos do início de maio.

  • John1John1 Usuário

    @loRdY_JG Boa pergunta, acho que ninguém sabe ao certo ainda

  • @loRdY_JG , a notpicia que tivemos é que todos os processos seriam enviados para outras Conservatórias

  • jubsaljubsal Usuário
    editado setembro 2023

    Oi @RomuloSCG , bom dia! Poderia postar a foto do seu processo concluído, por gentileza? Aquela foto das bolinhas. Você buscou um advogado aí em Portugal ou você mesmo enviou um e-mail com as leis que eles estariam infringindo? Agradeço se você puder compartilhar um pouco mais, pois estou há 4 meses aguardando o meu assento e gostaria também de tomar as medidas cabíveis.

  • @jubsal agora deve faltar pouco, o meu saiu com 141 dias, então acredito que os processos mais antigos devem ficar nessa média. O seu foi transferido ou ainda esta na ACP?

  • @carlos_pinto

    O da @jubsal foi aprovado dia 01/06, há 120 dias. Está no ACP ainda. Mas tem alguns esperando já há 156 dias, ainda sem notícia de Xfer.

  • Bom dia

    a título de informação, como sabem meu assento saiu no dia 14/09 e milagrosamente ( alguém viu meu sofrimento ) consegui uma vaga no consulado do RJ para o dia seguinte 15/09 para levantar o CC

    pedi o mesmo com prazo normal e hoje acabei de receber …. CC Consulado do RJ levou exatos 15 dias

    agora é arrumar vaga para o PeP ( no RJ) tem que fazer separado e só pode pedir o passaporte com o CC em mãos

  • Boa tarde, minha prima vai tirar a cidadania 1C pela sua mãe, que é a portuguesa.

    Quando minha prima for pagar os 175 euros no site do IRN (com seu próprio cartão), qual nome ela coloca no "NOME PRÓPRIO" e qual nome ela coloca em "REQUERENTE"?

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado outubro 2023

    @dandrew , no formulário para pagamento com cartão de crédito:

    Nome próprio - é o nome do dono do cartão de crédito

    Apelido : Sobrenome do dono do cartão

    Requerente - só preenche com o nome completo de sua prima SE ELA NÃO FOR a dona do cartão. Se o cartão for dela , deixe em branco.

  • Muito obrigado @Leticialele , ótima observação sobre o requerente.

  • @gandalf obrigado pelo retorno! Bastante coisa mudou desde então rsrs

    Minha irmã é viuva na verdade, muda alguma coisa? será melhor enviar a certidão de casamento e viuvez também?

    Outra coisa se você puder ajudar por favor, na época eu mandava sempre com Apostilamento de Haia para garantir. É mesmo obrigatório?

  • @ADRIANOSOBRAL

    Não muda muito. Se ela manteve o sobrenome de casada quando ficou viúva, precisa mandar a certidão de casamento autenticada.

    Sempre que o nome na certidão de nascimento for diferente do RG, tem que mandar. Geralmente pelo casamento. Mas se divorciar, ou se ficar viúva, pode ser que retorne ao nome de solteira. Se o nome for igual nos dois docs, não precisa mandar.

    A taxa de €175, seria como Filha? https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Cada modalidade tem um link diferente.

    Dependendo de quando fez em 2018, pode ter levado menos de 30 dias na época. Atualmente está levando 300 dias para aprovar, e mais 150+ para receber o assento, isso no ACP onde é + rápido. Algo em torno de 15 meses, e ainda aumentando.

  • @Leticialele referente ao pagamento do formulário 1C, onde devemos informar o nome da requerente. Eu devo colocar o nome de casada ou solteira?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2023

    @dandrew

    O nome antigo não existe mais. Se ela casou e mudou de nome, esse se tornou o nome dela agora, e que vai no form, no pagamento, etc.

    Quando sair o assento, vai retroagir ao nascimento dela, e portanto nele vai figurar o nome de solteira. Até fazer a transcrição.

    Onde você escrever o nome, é o nome atual. O único nome que ela tem no momento.

  • @dandrew , o nome que ela usa atualmente, como está no RG

    E é assim que também deve constar no Formulário 1C, o nome atual.

  • CoracaoPortuguesCoracaoPortugues Usuário
    editado outubro 2023

    Já são 147 dias de espera pelo registo de nascimento no ACP. 6 verdes e 7 castanhos, sem qualquer esperança. Os meus amigos de Vila do Conde vão ser registados dentro de 1 a 2 meses.

    O que é que posso fazer? Alguém sabe como posso intentar uma ação judicial? Há alguém a quem eu possa telefonar ou enviar um e-mail?

    Agradecia muito qualquer ajuda de quem já passou por este processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.