Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1585961636497

Comentários


  • Obrigado pelos esclarecimentos, @gandalf. Vou mandar o meu pedido assim que receber os docs apostilados.

    Grande Abraço.

  • @andrefrc

    Meu processo é174xxx, mas foi daqueles que chegou no meio da confusão na ACP em agosto/2022 e acabou com numeração bem mais alta que outros que chegaram em datas similares. Levou 48 dias para emitir a senha.

    Acho que a data de aprovação na bola 6 pode ser mais relevante para a transferência, o meu foi em 30/05.

    Eu vi um email de uma das conservatórias que recebe essas transferências dizendo que ela cria os assentos em até 30 dias após o recebimento, e a ordem é pela data do despacho de aprovação. Por isso temos visto assentos criados por Alenquer pingando aos poucos desde então (ela recebeu um lote de 200 processos). Não sei se outras conservatórias que recebem as transferências usam o mesmo critério e prazo.

    Não sei se a ACP usa a data do despacho ou de entrada na ACP para ordenar a transferência para criação dos assentos.

    Eu vi que teve um lote transferido em 05/09 e outro em 08/10; se seguir esse padrão, quem sabe lá por 10/11 tem outro lote.

  • Outra dúvida que tive agora vendo o formulário, no campo do código postal vai faltar 1 espaço para poder colocar todo o número do CEP da rua de casa, eu posso colocar um número ali por fora, antes do primeiro retângulo? Caso não, como que eu faço?

  • Meu processo completando mais um aniversário. Hoje completam 4 meses que está na bolinha 4 marrom. Foi para esta posição em 07/07. Sinceramente, acho que só será finalizado, no mínimo daqui a uns 9 meses. Estressante isso!

  • Logo, logo, vai dar um pulo para a bolinha 6 ou 7. Tem sido assim com quase todos os processos, embora que não devemos nos fiar muito nisso, porque o IRN, trata cada caso de maneira individual.

  • O meu foi transferido hoje, agora aguardar a emissão do assento, muito obrigado!

  • Boa tarde,

    Dois processos 15798x e 15799x 1C de 09/08/2023 aprovados no dia 18/05/2023,foram transferidos para a Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer no dia 07/11/2023.

    No aguardo da criação do assento.

  • @andrefrc @rnovaes

    Parabéns para vocês. A seguir o que aquele email de Alenquer disse, eles tem 30 dias para criar os assento, usando a data de despacho de aprovação para definir a ordem de criação.

    Nas próximas 4 semanas devemos ver relatos pingando de que os assentos foram criados.

  • @rnovaes

    Parabéns aos dois pela aprovação. Não deixe de informar quando ficar 7-verde, para fechar a entrada na planilha.

  • CMACMA Usuário

    Olá!

    Enviei o processo do meu marido pro Porto pela DHL e chegou la dia 11/09/23. No caso é filho de portugues com nacionalidade adquirida. Até o momento nao recebemos nenhum email/spam com o processo para acompanhamento. Ja se vao quase 60 dias. Por favor, me ajudem com algum contato/email que possa verificar junto ao ACP. Estamos agoniados que o envio talvez tenha sido em vão..nos ajudem!

  • @CMA

    Não se aflija. O processo começa a contar o tempo no momento em que chega lá.

    Quanto tempo leva para numerar, e para mandar a senha é irrelevante. Já está contando desde que chegou.

    O seu não é o único que está assim demorado para a senha. Já devia ter chegado.

    Ligue na Linha de Registos, e eles informarão. Pode ter havido algum problema na transcrição do e-mail, e eles verificam.

    Via Skype pré-pago. +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Ponha R$15 pelo cartão, suficiente para 3-4 ligações)

    Funciona de 9 as 17 horas, horário de Lisboa. Do BR atualmente de 6 as 13. Só falam com o requerente, ou seu representante legal (pais no caso de menores, ou o advogado). Tenha seus dados anotados numa filha a parte, as perguntas que quer fazer, e tenha lápis e papel para anotar o que for respondido. Demora 90 minutos na linha de espera. Se ligar exatamente quando abrem, consegue falar em 10 minutos (dura 5 min e já encheu).

    Se eles acusarem o recebimento, não pense mais nisso. Vá olhando sua caixa de INBOX e SPAM, que chegará a senha.

  • CMACMA Usuário

    Obrigada @gandalf !

    Vamos tentar entrar em contato pra ver se houve algum problema. Tenho o comprovante de recebimento da DHL..entao seria apenas pra confirmar com eles se está tudo ok.

  • @gandalf eu preciso enviar cópia do e-mail do IRN de confirmação do pagamento da taxa de 175 euros? Eu paguei via cartão de crédito e já consta no cabeçalho do formulário 1-C a informação de pagamento.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado novembro 2023

    @MestreYoda

    Não é obrigatório, mas eu vi vários processos em que eles não conseguiam localizar o pagamento, e teve uma exigência logo no início pedindo essas informações que constam no e-mail.

    Sem pagamento o processo não sai do lugar. É a 1ª coisa que é verificada.

    Mandar uma cópia impressa simples, não custa nada, e evita stress. Eu não sei dizer se a contabilidade não localizou o pagamento porque o nome no processo não era o mesmo nome no cartão. Ou se foi porque o mesmo cartão pagou vários processos. Ou se a pessoa preencheu errado algo no pagamento. Mas o fato é que foram várias exigências.

    Fica como recomendação geral. Não precisa listar o documento no processo, mas facilita a vida deles, e evita atrasos.


  • Ahhhh, que assim seja ... Vou mandar então !!! Quero evitar esse tipo de "enrosco".

    Obrigado, @gandalf .

  • MreisMreis Usuário

    Boa tarde meu caro @gandalf,

    Não sei como atualizar, mto menos pelo celular, e fiquei com receio de estragar a planilha. Meu processo, acabou de ir pra bolinha 2. (atualmente na linha 130 da planilha). O da minha irmã logo abaixo, ainda na bolinha 1.

  • Boa noite,

    Processos 15798x e 15799x 1C maior foram finalizados hoje (10/11/2023) em Alenquer .

    Ainda não recebi o assento por email.

    Muito obrigado por toda ajuda. 

  • @rnovaes , parabéns!!!

    Agora, comemorar com vinho e bacalhau!!

  • @rnovaes

    Muito bom. Parabéns aos novos tugas.

  • Muitas felicidades, que este documento abra as portas do mundo para vocês.

  • Boa tarde. Como faço para acessar a planilha com os processos? Só queria acompanhar os dramas, o meu já consta dela. Obrigado.

  • @EduardoEEA

    Ainda falta um pouco. A aprovação (6-verde) está prevista para 27/03/24. 4,5 meses.

    Depois que aprovar, ainda tem que esperar o assento, que está levando 6 meses, e com tendência a aumentar.

    Em 2022 eram 6 meses total. Processos iniciados depois de 07/0722 tiveram um aumento significativo no tempo.

  • https://youtu.be/p45VKQ4dTCE?si=E02GtDkbs4ZHnV5m


    Link de um vídeo que explica o porquê da demora por parte do IRN, na elaboração dos Assentos de Nascimento.

  • John1John1 Usuário
    editado novembro 2023

    Pessoal será que existe a possibilidade dos assentos andarem mais rápido ou da acp voltar a enviar para irn para emissão após os processos de Maio terem seus assentos emitidos? Menciono Maio em especifico porquê pelo o quê eu li em alguns lugares parece que houve fraude nesse mês e talvez por isso eles estejam mais rigorosos antes de darem o assento, será que existe essa possibilidade deles voltarem a emitir mais rápido ou esse infelizmente é o novo normal de assento com tempo de espera de 6 meses?

  • MreisMreis Usuário

    Só pra complementar, no dia 10/11 o processo da minha irmã foi pra bolinha 2, e hoje o meu e o dela foram pra bolinha 4, verificando documentos.

    Obrigado 🙏

  • CarlosASPCarlosASP Usuário
    editado novembro 2023

    @John1

    Acho que é o "novo normal" até o volume absurdo de pedidos de nacionalidade que entrou em 2022 (a numeração passou de 230.000; em 2021 acho que foi 130.000; esse ano de 2023 a numeração de processos até agora indica um volume mais parecido com 2021) ser digerido pelo sistema.

    Eu brinco que é como uma jiboia digerindo uma capivara; até a capivara passar pelo corpo todo da jiboia, a jiboia fica parada ali sem se mexer e nada mais nada é digerido. Os processos de filhos iniciados em 2022 fazem parte da capivara entalada em processo de digestão.

    Imagina um "sistema" ter que lidar, com o mesmo número de funcionários, com 100.000 processos a mais de um ano para o outro, quase 50% de aumento; entrou em colapso,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.