Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1606163656697

Comentários

  • Boa tarde @gandalf.

    Hoje o processo de meu marido e cunhado foram transferidos para Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Santiago do do Cacém para emissão dos assentos, até que enfim!!!!

    Agora quanto tempo você acha que eles emitem?

    Obs: já coloquei essa informação na planilha, se quiser ajeitar, fique à vontade.

  • @aidayamazaki @CarlosASP

    Não há relatos recentes dessa conservatória. Dois relatos de 11/2021 na planilha de casamento levaram cerca de 5 meses. Mas nas novas regras de 2023, depois de transferido as conservatórias têm 30 dias para finalizar.

    Eu corrigi na planilha, pq extrai automático a primeira palavra depois de CRC. Por isso, Santiago-do-Cacém só extrai correto se tiver hífens.

  • @gandalf

    Obrigado. Imagino que você incluiu na planilha a informação do Xfer do meu processo para Cacém. Quando fui fazer, já estava lá.

    Eu vi um processo que havia sido redistribuído para Cacém, mas era sefardita. Como tem aquela coisa da assinatura de alguém no Ministério (imagino que isso só aconteça depois do despacho), acho que não é uma boa comparação.

    Eu vi um email de Alenquer explicitando esse prazo de 30 dias para criar o assento. Pelo que tenho visto nos diversos fóruns, pelo menos Alenquer tem cumprido com isso. Vou saber por experiência própria se Cacém o fará também!

  • @CarlosASP

    Sim, eu incluí a informação.

  • @gandalf meu processo e do meu irmão 175 foram transferidos para Vale de Cambra ontem (11/12). Não vi nenhum relato sobre essa conservatória até o momento… estamos aqui muito ansiosos 😬

  • @jubsal

    Há 3 relatos de 2023 na planilha de Sefarditas, com cerca de 30 dias. Não creio que tenha porque se preocupar.

    "transferido para CRC Vale-de-Cambra em 6/12/2022, assento em 13/01/2023"

    "transferido para Vale de cambra em 03/05/2023; assento em 29/05/23"

    "Concluído em CRC Vale_de_Cambra em 14/04/23"

  • Agora que os processos foram redistribuídos, os assentos vão sair logo.

  • Boa noite, meu processo 1c com bolinha 6 verde/7 marrom no início de junho esta na conservatória de vale de cambra, não consigo precisar qual dia foi transferido, pois fiquei uns dias sem verificar o site das bolinhas


    Fé nos 30 dias padrão pra comemorar com bacalhau e cerveja (não gosto de vinho kkkkkkk)


    @Leticialele

    @gandalf

  • @Caio1910

    O processo foi aprovado próximo aos outros, é razoável assumir que foi Xfer em 11/12/23, junto com eles.

    Segundo informação da @jubsal ela conseguiu ligar, e a funcionária responsável informou que estava saindo de férias a partir de 15/12. Não disse quando volta, mas novos processos continuarão a chegar e ser tratados, num fluxo contínuo. Se não sair o assento até o final desta semana (e não creio que sairá), deve ficar mesmo para a segunda quinzena de Janeiro/24.

    Mas quem sabe vocês dão sorte, ela deixa a mesa limpa, e libera todos os assentos pendentes antes de ir? :-)

  • @Caio1910 , só faltam, no máximo, 30 dias!!!

    Parabéns!!

    Bacalhau também combina com cerveja, eu é que não gosto! Prefiro vinho...

  • @Caio1910 @gandalf @Leticialele Nesta conservatória só tem 1 conservadora e ela entrou de férias ontem! Acabei de ficar sabendo… E parece que só ela pode tratar da emissão dos assentos. Inclusive a moça até me deu uma chamadinha falando que queria muito estar de férias e que os nossos processos chegaram na segunda-feira e ela viu na terça-feira mesmo… pra gente tomar um café e aguardar sentado pq eles não têm prazo para emitirem os assentos. E que enquanto ela atendia o telefone podia estar fazendo 2 ou mais processos, que antes dos nossos ainda tem centenas de processos… Mas antes ela tinha falado que só a conservadora podia mexer nos assentos. Vai entender. Bom, vamos pegar nossa xícara de café ou chá como ela recomendou e aguardar. Nossos processos estão sendo transferidos para Portugal profundo e isso é bizarro demais.

  • @jubsal, tome chá de camomila. Ajuda com a ansiedade.

    Não tem jeito, infelizmente.

    Portugal está sendo muito pressionado pela UE por ter "afrouxado" as regras da nacionalidade. Sem contar com as fraudes e com líderes de facções criminosas conseguindo a nacionalidade!!

    Quem paga são os justos...

  • @Leticialele @jubsal @Gabriel_Calebe

    Bom, como ja disseram pelo fórum, o que é mais 30 dias ou um pouco mais para o tempo total do processo? kkkkkkk

  • @Caio1910 @jubsal @Leticialele

    Os 30 dias é uma referência do que esperar, uma "ordem de grandeza". Não é um número exato. Coisas acontecem, como férias, greves, etc.

    O caso da funcionária, ela prepara tudo e faz o relatório, para a conservadora (75% são mulheres) só rever, e dar o parecer. É isso que ela quis dizer que poderia estar preparando 2 ou + processos enquanto falava no telefone.

    Eu não recomendei a você ligar lar. Imagina se em todo processo, as pessoas ficam ligando pra saber quando vai sair? A coisa não anda. Pra isso tem a Linha de Registos, que é dedicada a dar esse tipo de informação por telefone, e não atrasa processos.

    Pra você saber, eu fiz as contas, dividindo o nº de processos/ano pelo nº de conservadores em horas úteis (8h/dia, seg-sex, 11 meses/ano, e descontando os 16 feriados/ano).

    O Conservador gasta em média 38 minutos por processo (de todos os tipos). O resto do tempo, o processo fica ali sentadinho nas filas, ou sendo preparado nas várias fases pelos funcionários. São eles que vão rever e apontar os possíveis problemas, e deixar o conservador decidir. É só o tempo dele conferir todos os documentos, e lavrar a decisão de 1/2 página, manuscrita, nos termos da lei. O processo espera 6 meses, 1 ano, ou 3 anos, por esse momento sublime na vida. :-)

    Nada funciona na conservatória sem a autorização do conservador. Não sai nenhum documento, ou decisão. Além disso, no início do ano eles fazem as regras gerais de funcionamento de cada conservatória, e definem quem faz o que. Trabalho administrativo também. Deve sobrar 1/2h para cada processo.

    E tem que atender telefone, responder e-mail, etc... Rsrsrs

  • @gandalf muito obrigada por todas as informações! Como sempre de grande valia. Realmente ninguém me recomendou telefonar pra lá, mas eu quis ligar visto a demora e um verdadeiro descaso, é meu direito como filha de português e eles não estão trabalhando de graça. Esse serviço é muito bem pago por nós portugueses. Inclusive o dinheiro que esses processos de nacionalidade movimentam pra PT é giga. E eu estou já de saco cheio demais assim como todos os outros amigos aguardando o bendito assento. Como a Letícia disse, os justos é que pagam o pato… e só nos resta aguardar mesmo. No nosso caso, rezar pra essa moça voltar de férias logo no início de janeiro e dar uma acelerada, pois segundo o texto abaixo das bolinhas os assentos são emitidos dentro de 8 meses, dia 01/02 meu processo faz 8 meses aguardando assento. Enfim, apesar de tudo, eu sigo confiante e otimista.

  • @jubsal

    Não fique brava comigo.

    Já que te atenderam, ótimo, vamos aproveitar ao máximo a informação recebida.

    Para você o processo está lá há 8 meses, mas para ela, ao mudar de conservatória, começa uma nova história.

    Ela disse "os processos chegaram na segunda-feira e ela viu na terça-feira". Foi o primeiro contato dela com o processo. Chegou 2 dias antes da conservadora de sair de férias. Agora ela vai preparar o registo para a Conservadora aprovar qdo voltar.

    As férias são de 30 dias. Não sairá antes do dia 15/jan.

  • jubsaljubsal Usuário
    editado dezembro 2023

    @gandalf brava com você? Jamais, meu amigo! Só agradecimentos. O quanto vc já me ajudou não está no gibi! Estarei em oração e muito chá de camomila até 15/01 pelo menos hahaha

  • Tive agora uma excelente surpresa! Consultei o meu processo e passou da bolinha 4 marrom para a 6 verde e 7 marrom!🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    alguém poderia colocar na planilha por favor??

    1 ano e 13 dias esperando para chegar até aqui. Agora é aguardar bastante pelo assento. Mas pra mim já é uma grande vitória!🙏🏻🙏🏻

  • @Mendes_9

    Parabéns! Está aprovado e agora é só aguardar a 7-verde e o assento.

    A próxima mudança que deve notar é na linha da consulta, acima do nome, "O processo encontra-se na XXXX" quando o processo será transferido a uma conservatória civil para emissão do assento. Desde junho/23 essa etapa passou a levar 5-6 meses, e pode reduzir em 2024.

    o form (p/ entrada dos dados): https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    a planilha (Filhos 1C no ACP): https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0

  • @Mendes_9 , parabéns!!!

    Comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • Mendes_9Mendes_9 Usuário
    editado dezembro 2023

    Com certeza! 🤣🤣🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • Em virtude da demora na aprovação e finalização dos processos, na planilha agora tem a data provável, ao invés de número de dias.

    Agora são 2 colunas com as datas de PREVISÃO:

    a) da recepção até a aprovação com 6-verde; (só para os que aguardam a aprovação)

    b) da aprovação até a finalização com 7-verde; (só para os já foram aprovados, que aguardam a finalização)

    Considerando o grande número de processos aprovados na situação "b", creio que ajudará a ter uma idéia de quando devem ter o assento.

  • John1John1 Usuário
    editado dezembro 2023

    Alguém sabe até qual dia os conservadores da ACP trabalham no fim do ano?

    Já vai fazer quase 1 mês que eu não vejo nenhum avanço significativo na aprovação 1c Maior, o mais perto que chegou foi um processo de 27 de janeiro que inclusive já faz quase 1 mês que foi aprovado. Já os processos de fevereiro mês que vem irão completar 11 meses além desse atraso ainda vai ter a demora pelo assento, que situação complicada.. arriscado ainda os nossos processo de fevereiro serem aprovados em janeiro/fevereiro e a definição do assento lá para junho/julho justamente quando eles entram em férias.

    Já são 307 dias na espera pela aprovação *-*

  • O meu chegou lá no ACP dia 05/12/2022 e só foi aprovado agora, dia 18/12/2024. Acredito que se o seu é de fevereiro deste ano, só será aprovado em fevereiro de 2024. Está demorando em torno de um ano pra aprovação. Fora o tempo de criação do assento!

  • Dizem os responsáveis do IRN, que o lançamento da nova plataforma, permitirá a emissão de 25 mil certidões de nascimento nos próximas semanas.

    Hummmm........

  • @EdsonCosta

    É interessante sim. Imagino que esse BackOffice, como eles chamam, seja a versão do sistema online, sendo estendido aos outros processos.

    Um funcionário do IRN escaneia e faz a entrada de dados do papel para o sistema de pré-análise usando inteligência artificial. Isso vai agilizar a pré-análise, e chegar mais rapidamente na 4-marrom.

    Parece que haverão outras melhorias de integração entre os sistemas, de forma a facilitar a emissão dos assentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.