Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1568101185

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2022

    @josiads

    Josiane, You're welcome!

    Faltou a idade do Elias, se quiser informar. (já que informou a de todos os outros)

    Se não se importa, eu prefiro alterar os outros para o seu novo endereço (josiads), porque daqui pra frente, eu só pretendo fazer o acompanhamento pelo fórum novo.

    Quem desejar permanecer no fórum velho, dependerá de alguém de lá que atualize os dados. Pelo que tenho visto, as planilhas originais continuam sendo mais atualizadas do que a cópia que tiraram, que foi um retrato no tempo.

    A pior coisa que pode acontecer é usar dados errados. Como dizem nos EUA, "garbage in, garbage out" (se entra lixo, o resultado é lixo).

    Apesar do esforço de enviar e-mail para todos os usuários de lá, fazer recadastramento, a verdade é que muitos que participam da planilha não frequentam aquele fórum. Ao longo do tempo, a outra planilha será um "volume de dados obsoletos". Planilhas não funcionam nessas premissas. Copiar os dados uma coisa que eles não entendem bem, provavelmente vai degenerar ao longo do tempo. Passado esse momento inicial, virá o dia-a-dia, a manutenção, dados parciais, sem consistência e sem verificação.

    A planilha original permanecerá.

    #Eu apoio a @Leticialele

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2022

    @Casansan

    A resposta da @josiads foi correta, mas tem a ver mais com o processamento, não tanto com a finalização (o assento).

    O processo de seus filhos está na planilha original do ACP? Procurei e não vi. Qual o nome deles?

    No ACP, em processos de maiores o assento demora 37 dias. O assento para menores demora 12 dias.

    Na planilha original do ACP, isso aparece nas colunas AJ e AK, e a análise está resumida na primeira linha dessas colunas. Mas não há relatos de outubro. Apenas Setembro. Seu caso está um pouco fora do normal.

    Nesse período de férias e greves, houve uma prioridade maior para ucranianos, venezuelanos, e sefarditas (pela mudança na lei em 31/08). Somente afetou a recepção e numeração de processos.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2022

    @arthurmartinelli

    Explique melhor o que pretende fazer em seguida.

    O Eudóxio aparece na linha 179 da planilha original do ACP, como tendo sido aprovado ontem, 11/10/22.

    O assento dele demorará uns 37 dias. Você deveria esperar pelo assento, porque ele servirá de base para os próximos processos, e não sabe ainda se terá algum erro a ser corrigido.

    Quem será o próximo a fazer? Sua mãe, e em seguida você?

    Sim, você pode fazer a apensação, e precisa mandar ambos os processos juntos. Não há grande ganho, mas espera-se que o processamento total seja mais rápido do que fazer cada etapa separadamente, como se fazia antes.

    Precisará fazer um requerimento formal, como a Leticialele já lhe disse acima. Não serve fazer como fez. Se fosse o caso, não seria essa carta, mas um screenshot da tela de consulta online, mostrando nome, modalidade, e o status do processo. Espere sair o assento, mas tem um mês para se organizar e preparar os documentos necessários.

    Não se afobe.

    #Eu apoio a @Leticialele

  • @josiads

    Seu plano de emigrar em Agosto/2023 parece possível. Mas estamos em Outubro, e o prazo está um pouco apertado.

    Creio que Rute é a sua mãe. Imagino que leve mais uns 30 dias para a aprovação. Deve passar rapidamente pela 2-verde e 4-marrom. Uma vez aprovado, mais 6 semanas para o assento.

    Isso colocaria sua mãe com o assento pouco antes do natal. Tem a transcrição do casamento dela, e o início do seu processo. Pode fazer os dois em paralelo. Seu processo estaria concluído em Julho/2023. Isso se não tiver chuvas e trovoadas.

    É casada? Você ainda precisa fazer a transcrição do seu casamento (se houver), de preferência antes de embarcar.

    Você poderia se mudar sem ter o assento ainda. Ficaria num limbo, sem documentos por algum tempo. Faz a vida ficar bem difícil. Ficaria como turista esperando sair o assento. Não consegue alugar nem comprar casa. Sem conta bancária. Mas pra tudo tem jeito.

    Com seu assento saindo em Julho, deveria pensar em sua ida mais para o final de Agosto, para não ficar sob pressão num momento crítico. Se tiver escola, as matrículas têm que ser feitas bem antes. Talvez ainda em 2022. Ponha em seu planejamento, para chegar lá já no início do ano letivo, com matrícula pronta.

  • arthurmartinelliarthurmartinelli Usuário
    editado outubro 2022

    @gandalf @Leticialele

    então vamos lá, vou pedir ajuda aqui

    como fazer esse requerimento formal? vocês têm algum exemplo para eu fazer aqui?

    isso mesmo falta da minha mãe e o meu, do meu avô (eudoxio) foi concluído ontem


    agradeço vocês desde já

    obrigado

    OBS: enviei o processo da minha mãe, já chegou lá na ACP dia 23/08 não recebi a chave de acesso ainda

  • Obrigada @josiads e @gandalf , agradecida pelas respostas. Fiz a mesma pergunta no outro fórum e não tive resposta 😑. (Estava na planilha da ACP com o nome de usuário de lá...).

    Eu entendo a demora em tudo por causa das férias, o que me pareceu estranho é que os finalizados mês passado não tiveram tanto tempo de espera pra emissão do assento, o que me levou a crer que tudo tinha normalizado. Aí essa demora toda com meus menores me fez tentar entender, buscar informações. Acatei a sugestão de Gandalf e estou ligando pra LR.

    Agradecida! 🙏

  • @gandalf Liguei para a linha de registro, como vc sugeriu, e me foi informado que estão emitindo os assentos do mês de julho no momento. Precisamente, estão emitindo os aprovados no dia 21 de julho. Informaram tb que o prazo de emissão para os aprovados em setembro (caso dos meus filhos) é de mais uns dois meses e meio, aproximadamente.

  • @gandalf pode colocar com meu novo usuário, com certeza. Só pedi que colocasse com o usuário antigo por ser mais fácil, mas faço parte deste fórum agora. Sou team @Leticialele ...kkkk aliás amei a hastag.

    A idade do Elias é 56, a mesma da minha mãe, porque meu avô não sabia o que era resguardo :)

    Já te agradeço pelas considerações e orientações a respeito da minha mudança.

    Você mencionou que eu posso fazer o processo de transcrição do casamento de minha mãe simultaneamente ao envio do meu processo, o que seria ótimo devido ao meu prazo apertado, como você mesmo observou. Fiz essa pergunta no antigo fórum e me orientaram a não fazer simultaneamente. Vou colar os motivos mencionados e espero que isso não seja um problema. Caso seja peço ao Adm para apagar.

    Minha pergunta:

    Amigos, estou com minha documentação pronta aguardando a cidadania de minha mãe sair. Estou com tudo pronto também para transcrever o casamento dela.

    Visto que a conservatória leva algum tempo para avaliar os docs, é viável que eu envie meu processo antes de transcrever o casamento dela para ganhar tempo? Moro em SP e farei a transcrição por Santos, que tem levado em torno de 30 dias.

    Assim, penso que até que meu processo seja analisado, a transição do casamento já estará pronta. Se não me engano já vi essa orientação por aqui.

    Minha dívida é se eles consultam os atos civis por lá, mesmo eu não enviando a transcrição do casamento.

    Alguém já fez isso?

    A resposta que obtive:

    Eu não mandaria antes de transcrever porque imagino que

    1) Sua mãe tenha trocado de nome ao casar, e a certidão de nascimento PT enviada não estará averbada com o novo nome que é o que está na sua de nascimento

    2) O casamento não constará na certidão de nascimento PT dela enviada

    3) O envio da certidão de casamento PT no seu caso é obrigatório

    Pra não cair em exigência acho que você fica dependente da boa vontade do funcionário olhar no sistema que a certidão de nascimento ao fazer a conferência já consta o casamento e utiliza-lo para sua cidadania...

    Poderia me orientar sobre isso, como proceder? E aqui já faço uma consideração a respeito de algo que foi totalmente ignorado com o banimento de vocês: a importância não apenas da informação ao pé da letra, mas também da experiência, algo que vocês possuem. Uma informação como esta impacta diretamente minha vida, meus planos de mudança, datas, planejamento, etc...

    Por isso sempre prezei pelas orientações que você e a @Leticialele se dispõem a nos passar e estarei onde vocês estiverem, rsrs.

    Ah, só mais uma menção ao antigo forum e depois eu prometo que paro. Fiz uma pergunta lá após vocês sairem, e só tive resposta quando a fiz pela 3º vez dizendo: "Saudades da Leticia e do Gandalf". Pronto. Parei.

  • @josiads , pode enviar seu processo simultaneamente à transcrição, sim!!!

    Quando forem verificar a veracidade da certidão de sua mãe, certamente o casamento já estará averbado!!

    Boa sorte!!

    Agradeço muito seu apoio!! É muito importante para mim!!


  • @Leticialele vê se está correto


    Emo Sr Conservador da Conservatória Arquivo Central do Porto


    Eudoxio dos ramos vem, nos termos do Artigo 40 A do Regulamento da Nacionalidade, requerer a apensação dos processos de Andréia aparecida dos ramos e Arthur dos ramos Martinelli , filha e neto, respectivamente, de Eudoxio dos ramos de tal, compartilhando os documentos em comum.


    Termos em que


    Pede e espera deferimento"


    Data, assina e reconhece a firma por autenticidade.

  • Boa tarde @gandalf @Leticialele ! Bom vê-los por aqui, tb corri para cá...

    Gostaria de fazer a apensação de processos, mas estou com muitas dúvidas! Vamos lá:

    Meu sogro já conseguiu a cidadania portuguesa esse ano, já fez CC e passaporte.

    Enviei os processos de meu marido e meu cunhados juntos para ACP, mas estou aguardando as senhas/chaves (chegou lá em 01/09/2022, deve demorar ainda devido aos atrasos já relatados aqui.)

    Posso enviar o processo de minha filha e de minha sobrinha (netas do português) fazendo a apensação? Aguardo numeração do processo de meu marido e cunhado para referenciar a apensação cada filha ao respectivo processo? Ou posso referenciar todos ao processo finalizado de meu sogro? Essa parte fiquei bem confusa.

    Agradeço desde já a ajuda de vcs desde o processo de meu sogro.

  • @gandalf Olha que doideira. Na linha de registro hj me deram a informação nada animadora de que eu deveria esperar por um prazo de 2 meses e meio. Horas depois, os assentos chegam no meu e-mail e eu não sei se por efeito da ligação ou coincidência. Pura adrenalina passar por esses processos de nacionalidade! 😅

  • @Casansan

    Que bom que finalizou.

    Eles dizem que não, mas eu acho que pode haver alguma comunicação informal entre a LR e a conservatória sim. Aí alguém vai conferir, e vê que a situação está de fato atrasada sem motivo, e finaliza "para ficar livre". Rsrsrs

  • Estou com uma dúvida. Se alguém puder ajudar eu agradeço, pois não conheço esse fórum antigo, então tudo que sei é o que leio aqui e fiquei na dúvida.

    Meu marido entrou com a nacionalidade dele depois do pai dele tirar o assento e transcrever o casamento com minha sogra.

    Chegou a chave pra nós dia 12 de julho de 2022 e até agora não saiu da bolinha 1 - recebido. Pelo jeito devido as questões de férias greve e prioridades como falado aqui.

    Estamos no aguardo do assento dele para tirar a cidadania dos nossos 3 filhos menores.

    Minhas questões sao:

    Preciso necessariamente transcrever meu casamento para que meus filhos possam ter a cidadania? Meu marido foi declarante do registro deles antes de 1 ano.

    Se caso eu precisar transcrever ou quiser, eu posso enviar os documentos para transcrição do nosso casamento e a documentação dos 3 filhos no mesmo envelope com essa carta do artigo de apensao?


    Obrigada pela atenção

  • @renatamoura , se seu marido foi o declarante do nascimento dos filhos até que estes tivessem completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

    Se desejar fazer a transcrição, mande para o Consulado que atenda à região em que você mora (exceto o Consulado de São Paulo, que é super demorado. Prefira o de Santos).

    Pode mandar os documentos dos filhos e solicitar a apensação ao processo nº XXXX/XX

  • @arthurmartinelli

    Se já mandou o processo de sua mãe, agora deve esperar e fazer cada etapa. A possibilidade de apensação se fechou para você, no momento que mandou o dela separado.

    Para apensação, os processos precisam ser enviados juntos, para que sejam assumidos pelo mesmo conservador. E o seu ainda teria a transcrição do casamento a ser feita, portanto já tem aí outra dificuldade. O requerimento será mais complexo, e personalizado.

    Há a possibilidade de apensação posterior, mas é restrita a casos muito específicos.

    Primeiro termine o processo de sua mãe, e depois a transcrição e o seu podem ser feitos em paralelo.

    Se te faz sentir melhor, a apensação é muito recente, e no seu caso com a transcrição, não haveria muita vantagem em tempo e esforço. Desconsidere as bobagens que estão sendo postadas no fórum velho a respeito disso. Nenhuma das pessoas ali sabe como funciona. Dizem para apensar quando não pode. Dizem que não pode apensar, quando seria de fato um grande ganho. Até apensação entre tios e sobrinhos eu já vi recomendado lá. Totalmente errado e sem sentido. Infelizmente não posso (e nem quero) comentar lá.

    Já redigi alguns requerimentos para apensação. Leticialele também. Teve inclusive um mais complexo que foi "feito a 4 mãos". Vc viu algum modelo de requerimento lá no fórum velho? Eu não. Viva o fórum novo. Rsrs

    #Eu apoio a @Leticialele

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2022

    @aidayamazaki

    É bom te ver aqui.

    Quero te tranquilizar que o processo que eu acompanhava foi concluído com sucesso. Recebeu o assento em 5 dias na CRCentrais.

    Todas as informações que lhe passei anteriormente estavam corretas. No total foram 4,5 meses, em processamento normal.

    Como eu lhe disse na época, eu ainda não tinha experiência naquela modalidade. Agora tenho. e acertei no tempo que levaria.

    Lendo as coisas sem sentido que dizem no fórum velho, eu também ficaria confuso. Rsrs

    Seu caso é semelhante ao relatado no post anterior. No momento que mandou o de seu marido, não tem como fazer a apensação de sua filha. O de sua filha seria um ótimo exemplo do que fazer para apensação.

    Mas o ganho no caso de pais e filhos não é grande. Não foi uma grande perda. Talvez ganhasse um mês ou dois.

    Sua filha fará um processo como filha de português (art-1C), depois que o do pai ficar pronto. É o caminho correto e rápido.

    Sua sobrinha também será filha de português quando o cunhado ficar pronto. No momento elas são netas de português, mas quando derem entrada no processo, elas serão filhas de portugueses. Cada uma deverá entrar com o processo separadamente.

    Não cabe apensação em nenhum de seus casos. Poderia fazer a apensação se tivesse mandado do pai e da filha juntos.

    Uma pergunta... Seu apelido Yamazaki. Seu marido nasceu no BR? Se foi, o processo correrá pelo ACP. Se nasceu no Japão, o processo irá para a CRCentrais.

    E não ouça conselhos que digam que nessa ou naquela conservatória está fazendo mais rápido. A segurança é mais importante que uma rapidez incerta (quando chegar a sua vez, não verá um pote de ouro no fim do arco íris. olhe o contra-exemplo de Almada).

  • @gandalf eu já estava até feliz poque a minha pasta de documento já está pronto e apostilada, eu já ia pagar o meu processo kkkkkkk

    vamos ver o da minha mãe chegou lá dia 23 de agosto até agora nada, vai que já vai pra mão do conservador o dela ia ser ótimo


    #Eu apoio a @Leticialele

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2022

    @arthurmartinelli

    Creio que você não entendeu que devia ter esperado o assento de seu avô Eudoxio.

    Teria que esperar ficar 7-verde. Está levando tipicamente 6 semanas depois da aprovação (6-verde).

    7-marrom ainda não recebeu o assento. Está aprovado, não volta mais, mas só é português e pode passar o direito a sua mãe depois que tiver o assento. Inclusive no processo da sua mãe pede uma cópia do assento, ou o número dele escrito no form-1C. Você não tem nenhum dos dois ainda.

    Não creio que devolvam seu processo por isso. Quando forem analisar já estará concluído. eles têm como localizar o assento pelo NºProcesso, mas isso não é o correto. Já vi um processo de neto que ficou aprovado aguardando o assento por mais de um ano.

    Você está jogando com a sorte. Que o assento sairá antes de analisarem o da sua mãe. Que não terá nenhum erro a ser corrigido. Que os nomes estão todos certos.

    Eu tive uma transcrição de casamento que teve 6 erros, e levou quase 2 meses para corrigir. Devia ser 5 dias, e virou 6 meses. A pressa pode lhe custar caro. Nessa transcrição, tive que pagar 3X a taxa de €120 por VP, e 4 remessas por DHL de €45 cada. Aprendi minha lição.

    Não se afobe. Não tente todos os atalhos possíveis. Em 95% dos casos dá tudo certo, mas coisas podem dar errado em algum momento.

  • @gandalf então isso mesmo que vou fazer quando sair o assento do meu avô, vou mandar uma cópia do assento para anexar no processo dela, mas agora preciso receber a chave dela

    queria tanto que esses processos acabassem em dezembro kkkkkk

  • @arthurmartinelli

    Quer se mudar antes da posse do novo presidente? (seja ele quem for) Rsrsrs

    Agora percebi melhor seu risco. Você mandou antes que estivesse aprovado.

    Quando sair o assento, o processo da filha já estará correndo há 90+ dias. Já teria passado as fases de análise inicial dos requisitos fundamentais. Sem o pai ser português, o direito não existe, e o processo poderia ser indeferido sumariamente, sem apelação. Perderia toda a aplicação. 90 dias é muito tempo.

    Se não indeferiram até agora, não farão isso com o processo do pai já aprovado.

    Ele vai para a "fila da geladeira", fica lá congelado, e voltam a ele de tempos em tempos para ver se agora já cumpre os requisitos. Ainda que o risco de indeferimento sumário tenha passado, pode atrasar o processo. Sabe-se lá quando voltarão para a "repescagem".

  • @gandalf se me falasse Arthur 500 euros para processo de extrema urgência eu pagava preciso disso para continuar minha vida kkkkkkkk

    vou te contar eu ligue para conservatória de guarda conversei com a conservadora, acredito eu que se eu fosse amigo dela, ela faria o processo, me disse bem assim kkkkkk aqui em Portugal falta conservadores falta computadores reclamou pra min da conservatória que ela queria me ajudar, mas ela disse tenho que parar para fazer os nascimentos, casamento, óbito.


    então assim que tiver o assento do meu avô pronto vou enviar ele e pedir para anexar o processo dela

  • @gandalf Obrigada pelas informações! Vou aguardar do meu marido e depois dou entrada nos processos de minha filha (ACP) e o meu (CRCentrais). Estou ansiosa para receber a numeração/chave.

    Eu sou filha de japonês, por isso o sobrenome Yamazaki.

  • @gandalf e @Leticialele, bom encontrá-los por aqui!

    Vi a mensagem da Josiane no outro fórum e, assim como ela, a resposta que ela repostou por aqui tb me deixou confusa.

    Quando minha nacionalidade sair, já posso dar entrada na do meu filho e do meu marido sem a transcrição do meu casamento pronta? No caso do meu filho ganho em torno de 1 mês ou pouco mais... Depois devo enviar a transcrição pronta? Com essa dilatação nos prazos de finalização dos processos pode ser uma boa alternativa...

    Outra dúvida: quando meu processo terminar, meu assento sairá com meu nome de solteira ou casada? Poderei fazer o CC e PEP antes da transcrição do casamento ou melhor aguardar?

    Com relação a planilha, ela não foi ainda "atualizada" para novos prazos e datas? Digo isso pq estou achando um pouco difícil aquele prognóstico se concretizar, mas ficaria muito feliz se sim!!! rsrsrsrrs

    @gandalf , vi seu comentário sobre "mandar e-mail para os usuários da planilha". Só para informar que não recebi nenhum e-mail. Por sorte, ao abrir a planilha lá observei a mensagem com "marca texto"!!! Sorte mesmo, pq não colocarão mais o link para esta planilha lá, e parece que está "proibido" falar no nome de vcs, que dirá onde encontrá-los!!! Vai entender...

    Desde já obrigada!

  • aidayamazakiaidayamazaki Usuário
    editado outubro 2022

    @gandalf e @Leticialele recebi a senha do processo de meu marido hj (filho 1C), onde está a planilha para eu colocar?

    Foi recebido na ACP em 01/09/2022

    Senha recebida em 13/10/2022

    Deram uma acelerada, achei que ia demorar a receber por conta da greve, ferias etc

  • Oi pessoal é com muita felicidade, muita mesmo 🤣🤣🤣 achei que teria que cancelar minha viagem! Meu processo de nacionalidade foi terminado! 

    Vamos aos dados:

    Recebido pela ACP dia 24/02/2022

    Bolinha 1: 24/02/2022

    Bolinha 4: 26/07/2022

    Bolinha 7 marrom: 10/08/2022

    Bolinha 7 verde, assento criado: 14/10/2022- 65 dias para a criação do assento, total de 231 dias! Nunca desistam dos seus sonhos, nem que vocês tenham que mandar 10 e-mails para a conservatória! Obrigado de coração ao @gandalf e a @Leticialele por todo o suporte que Deus sempre abençoe vocês!

  • @VictorR Parabéns!!!!

    Que noticia boa para todos nós! Parece que as coisas estão começando a andar mais rápido @aidayamazaki logo logo chegará nossa vez!!

  • @josiads ja ja chega o de vocês, muito obrigado!

  • @aidayamazaki , @josiads , o que funciona é força, foco e fé, sempre!!!

    Falta pouco!!

  • Obrigada pela resposta.

    Vou então transcrever nosso casamento em Santos quando for para tirar a minha cidadania. Eu tenho direito à Italiana, porém o processo é bem mais caro né? Acho que não vai valer a pena.

    Sobre a documentação dos meus filhos, posso enviar a documentação dos 3 no mesmo envelope pedindo apensao ao processo do meu marido que ainda está em andamento?

    Desculpa parecer redundante mas não quero correr o risco de fazer errado e até então eu não sabia desta informação

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.