Então, minha avó nasceu em 1896 ( consegui o batismo no CRAV; e não sei a data do casamento; aportou no Brasil em 1922, e consegui ver no docto do desembarque(Santos), que veio com 3 filhos, com 7, 5 e 2 anos (esta minha tia ainda viva (103 anos - mas não está em condiçoes de informar nada sobre o casamento...).Pela idade dos meus tios (todos , inclusive o meu paí já falecidos), acredito que deve ter sido entre 1914, e 1915, o que voce acha ? Obrigado desde jah pela atencao...
Exatamente. Deve buscar a certidão de casamento, caso tenha ocorrido.
Também você não disse quem foi o declarante de seu pai e com que idade. Você não disse muita coisa sobre o avô.
Se ela veio de lá com os filhos, tem algumas possibilidades:
1) que ela tenha se casado lá antes de embarcar
2) que ela não se casou em nenhum momento. isso deve estar refletido na certidão dos filhos
3) ela tenha se casado depois que chegou no Brasil.
Se ela tiver se casado depois que chegou ao Brasil (caso ela tenha vindo com o avô), a transcrição do casamento deve ser feita. As alternativas para não fazer a transcrição serão bem mais difíceis de obter (embora seja possível).
Bom dia! Estou tentando achar a planilha de acompanhamento de processo de netos aqui no site. Todavia não estou conseguindo achar. Como faço para acompanhar a planilha de netos?
Se for incluir novos dados, talvez preferira incluir pelo Form, um único para todas as planilhas. Vai perguntando em ordem, e forçando a preencher o que é essencial em cada momento, e fazendo uma consistência dos dados.
@gandalf@Leticialele muito obrigado. Até achei uma planilha em uma postagem antiga. Não sei se ela é automaticamente renovada. Ainda não tenho nenhuma mudança no processo da minha sogra.
Vocês teriam uma previsão quando pode ir para a bolinha 2? Processo chegou em 13/12/21. Só perguntei para alegrar um pouco o coração com esperança. Muito obrigado por tudo que vocês fazem. Feliz Ano Novo.
@RogerioFernandes , o processo da minha prima, de neta, levou 2 anos para sair da bolinha 2 e, logo após, rapidamente foi para a 7 marrom. Está aguardando a criação do registro o que deve ocorrer em uns 7 meses.
Tenho uma dúvida, já fiz a transcrição de casamento pelo consulado do RJ do meus avós e a mesma ja me deu retorno com a certidao deles casados em portugal.
Agora estou dando entrada na cidadania como neta do portugues, acabei de pagar os 175 EUROS , só que percebi que coloquei meu nome de casada na hora de passar o cartão no site de portugal, minutos depois de aprovado o pagamento chegou o requerimento para preencher no meu email, parece que eu tinha que colocar o nome de solteira, ps: ainda não preenchi o formulario de neta.
Pois estarei mandando minha certidão de nascimento de inteiro teor nome solteira e minha identidade apostilhada com nome de casada . Será que se eu mandar a certidão de casamento normal com esses outros documentos não entende que foi por isso.
Nacionalidade se faz com certidões em inteiro teor. Há detalhes que só constam nela. Talvez a sua não tenha nada especial, mas eles só saberiam ao ler na de inteiro teor, e por isso querem saber exatamente os detalhes do que está no registo.
Peça sua certidão de casamento inteiro teor, com o selo de autenticação do TJ estadual com QR code (não precisa apostilar).
Se você mandar a certidão simples (breve relato), provavelmente irão exigir outra de inteiro teor, você terá que fazer de qualquer maneira, e ainda pagar €40 para a remessa extra. E vai atrasar seu processo em 2 meses ou mais. Não corra esse risco, é muito alto.
Quanto mais cedo corrigir o erro, menos vai custar para você resolver o problema.
"estarei mandando minha certidão de nascimento de inteiro teor nome solteira e minha identidade apostilhada com nome de casada". A certidão da requerente (a sua) tem que ser "por cópia reprográfica do livro, e apostilada".
No BR dizem "inteiro teor" quando é a transcrição "digitada", e isso não serve.
A reprográfica, como é obtida por um processo fotográfico especial, e obviamente traz tudo o que está no livro (inteiro teor), inclusive as assinaturas. Conservadores sabem ler as reprográficas.
A digitada, é uma transcrição datilografada do que tem escrito no livro. Essa só precisa mandar junto, se a reprográfica estiver ilegível, apagada, ou com uma caligrafia muito difícil. E nesse caso, como é acessória, nem precisa apostilar.
O seu nome atual (de casada) é o que consta em seu RG, e é o que vai escrever em todos os lugares onde pedirem seu nome, e na sua assinatura.
Só na sua certidão de nascimento reprográfica irá seu nome de solteira. Nela terá uma anotação, dizendo que você se casou em tal dia, e o localizador da sua certidão de casamento. E você vai mandar essa certidão de casamento em inteiro teor autenticada (sem apostilar) para eles conferirem seu novo apelido (de acordo com o do seu marido).
A planilha é apenas para acompanhamento. Ela é atualizada com as informações que você disponibilizar.
Ou você anota nela as datas e mudanças a medida que ocorram, ou informa no fórum, e alguma "boa alma" faz por você.
Cada um vai informando, e você acompanha a evolução dos processos dos outros, e o seu em relação a eles. Daí é extraída a previsão da data de aprovação (6-verde) e de finalização com o assento (7-verde).
Eu vi sua sogra na planilha. A previsão para 6-verde é no natal, 23/12/2023. Deve começar a mudar as bolinhas em Agosto ou Setembro.
Não tenho grande apreço pelas fases intermediárias, porque não têm como ser aferidas. Um dia você olha e está 2-verde. Pode ter mudado hoje, ontem, ou ter mudado há 2 meses e vc não viu. Cada um informa quando viu, e não quando ocorreu. A informação não é confiável.
Só se a pessoa olhar todos os dias. E o objetivo da planilha é exatamente livrar as pessoas de olhar todos os dias, que cria ansiedade.
Por desencargo de consciência, dê uma olhada por mês, se teve alguma exigência precoce.
Quando perceber pela planilha que outros processos próximos estão aprovando, saberá que virá em breve, e então olhe a cada 2-3 dias, ou semanalmente. Seu objetivo não é saber se terminou, mas se alguma exigência requer sua atenção.
Previsão de aprovação 09/06/23 com 6-verde. Como geralmente muitos saem de férias a partir de 16/junho, e o assento em Dezembro, antes do natal. Não creio que terá atrasos, apesar da greve.
Tive uma surpresa com minha certidão de nascimento de inteiro teor no cartório.
Estou com todos os documentos para dar entrada como neta de português.
A dúvida que descobri que erraram na minha certidão de nascimento, colocaram que minha mãe ( brasileira ) era casada com meu pai ( tbm brasileiro , filho do português) o nome da minha mãe entrou um silva no final tbm coisa que não existe em nenhum documento dela nem no meu pois eles nunca foram casados.
E ela declarou meu nascimento pois nasci em casa, mas a mesma é viva e brasileira e meu pai falecido brasileiro ( pulei a geração)
A dúvida é será que entra em exigência pois no meu documento ela não tem silva.
Terei que abrir processo adm no cartório que se nega a corrigir mesmo com provas , mas isso demanda tempo e dinheiro. será que mando para Portugal assim mesmo?
@Paula , você pediu a certidão por cópia reprográfica do livro?
O que está escrito está errado?
O fato de ela ser a declarante não tem problema algum, pois seus pais são brasileiros e, pela lei brasileira, não importa quem declara - pai e mãe são os que constam da certidão.
Se quiser, mande a imagem no privado e dou uma olhada para você.
A mae da Lisa ( que está pedido cidadania como neta ) assinou com nome de casada que nunca existiu , lá na certidão da Lisa alega que ela é casada com filho do português que é o pai da Lisa mesmo, e ela assinou que era sem ser. Pois os documentos posteriores mostra que meu o filho do português morreu solteiro e ela todos os documentos não tem nome de casado até os mais recentes.
Certidão do do meu avô extraída do livro de registro de batismo da Paroquia de Nogueira (averbado casamento e óbito);
Certidão em inteiro teor extraída por meio reprográfica apostilada do assento de nascimento do meu pai, nascido em SP (averbado casamento e óbito);
Minha certidão de nascimento em inteiro teor por meio reprográfica apostilada averbado casamento e divórcio (mesmo sem a minha solicitação de averbação).
Cópia do Rg apostilada
Antecedentes criminais validado.
Mesmo se a minha solicitação de averbação do meu casamento e divórcio o cartório automaticamente fez o registro. O @gandalf me orientou que não haveria a necessidade da averbação já que os meus documentos já estão com o nome de solteira, mas o cartório da minha cidade me enviou o documento já averbado. Preciso enviar mais algum documento?
Acertidão do meu pai deveria ser digitada? Solicitei cópia reprográfica. Obrigada pelas orientações.
Comentários
Então, minha avó nasceu em 1896 ( consegui o batismo no CRAV; e não sei a data do casamento; aportou no Brasil em 1922, e consegui ver no docto do desembarque(Santos), que veio com 3 filhos, com 7, 5 e 2 anos (esta minha tia ainda viva (103 anos - mas não está em condiçoes de informar nada sobre o casamento...).Pela idade dos meus tios (todos , inclusive o meu paí já falecidos), acredito que deve ter sido entre 1914, e 1915, o que voce acha ? Obrigado desde jah pela atencao...
@S_C_LINHARES , pediu a certidão de casamento à Conservatória? Naquela época, era comum o casamento ocorrer na freguesia da noiva.
@S_C_LINHARES
Exatamente. Deve buscar a certidão de casamento, caso tenha ocorrido.
Também você não disse quem foi o declarante de seu pai e com que idade. Você não disse muita coisa sobre o avô.
Se ela veio de lá com os filhos, tem algumas possibilidades:
1) que ela tenha se casado lá antes de embarcar
2) que ela não se casou em nenhum momento. isso deve estar refletido na certidão dos filhos
3) ela tenha se casado depois que chegou no Brasil.
Se ela tiver se casado depois que chegou ao Brasil (caso ela tenha vindo com o avô), a transcrição do casamento deve ser feita. As alternativas para não fazer a transcrição serão bem mais difíceis de obter (embora seja possível).
Bom dia! Estou tentando achar a planilha de acompanhamento de processo de netos aqui no site. Todavia não estou conseguindo achar. Como faço para acompanhar a planilha de netos?
@RogerioFernandes aqui - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=2112643172
@RogerioFernandes
Se for incluir novos dados, talvez preferira incluir pelo Form, um único para todas as planilhas. Vai perguntando em ordem, e forçando a preencher o que é essencial em cada momento, e fazendo uma consistência dos dados.
aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
@gandalf @Leticialele muito obrigado. Até achei uma planilha em uma postagem antiga. Não sei se ela é automaticamente renovada. Ainda não tenho nenhuma mudança no processo da minha sogra.
Vocês teriam uma previsão quando pode ir para a bolinha 2? Processo chegou em 13/12/21. Só perguntei para alegrar um pouco o coração com esperança. Muito obrigado por tudo que vocês fazem. Feliz Ano Novo.
@RogerioFernandes , o processo da minha prima, de neta, levou 2 anos para sair da bolinha 2 e, logo após, rapidamente foi para a 7 marrom. Está aguardando a criação do registro o que deve ocorrer em uns 7 meses.
Boa Noite!
Tenho uma dúvida, já fiz a transcrição de casamento pelo consulado do RJ do meus avós e a mesma ja me deu retorno com a certidao deles casados em portugal.
Agora estou dando entrada na cidadania como neta do portugues, acabei de pagar os 175 EUROS , só que percebi que coloquei meu nome de casada na hora de passar o cartão no site de portugal, minutos depois de aprovado o pagamento chegou o requerimento para preencher no meu email, parece que eu tinha que colocar o nome de solteira, ps: ainda não preenchi o formulario de neta.
@Paula , no Formulário, você tem que usar o nome de casada, pois deve ser o que assina!!!
Para justificar a diferença entre a certidão de nascimento e o RG, mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar)
Assinar o requerimento com o nome de solteira é crime de falsidade ideológica!!
Na parte que pede meu nome ( parte do preenchimento mesmo ) sem ser a parte da assinatura então coloco meu nome de casada tbm? É isso?
Assinatura no final do formulário ia ser normal de casada mesmo.
Ter que ser de inteiro teor? Tenho a normal de casamento só para eles comprovarem a diferença, será que não passava ?
Pois estou com todos documentos e não tirei essa de casamento de inteiro teor, pois não contava com esse custo.
@Leticialele
Pois estarei mandando minha certidão de nascimento de inteiro teor nome solteira e minha identidade apostilhada com nome de casada . Será que se eu mandar a certidão de casamento normal com esses outros documentos não entende que foi por isso.
@Paula
Nacionalidade se faz com certidões em inteiro teor. Há detalhes que só constam nela. Talvez a sua não tenha nada especial, mas eles só saberiam ao ler na de inteiro teor, e por isso querem saber exatamente os detalhes do que está no registo.
Peça sua certidão de casamento inteiro teor, com o selo de autenticação do TJ estadual com QR code (não precisa apostilar).
Se você mandar a certidão simples (breve relato), provavelmente irão exigir outra de inteiro teor, você terá que fazer de qualquer maneira, e ainda pagar €40 para a remessa extra. E vai atrasar seu processo em 2 meses ou mais. Não corra esse risco, é muito alto.
Quanto mais cedo corrigir o erro, menos vai custar para você resolver o problema.
"estarei mandando minha certidão de nascimento de inteiro teor nome solteira e minha identidade apostilhada com nome de casada". A certidão da requerente (a sua) tem que ser "por cópia reprográfica do livro, e apostilada".
No BR dizem "inteiro teor" quando é a transcrição "digitada", e isso não serve.
A reprográfica, como é obtida por um processo fotográfico especial, e obviamente traz tudo o que está no livro (inteiro teor), inclusive as assinaturas. Conservadores sabem ler as reprográficas.
A digitada, é uma transcrição datilografada do que tem escrito no livro. Essa só precisa mandar junto, se a reprográfica estiver ilegível, apagada, ou com uma caligrafia muito difícil. E nesse caso, como é acessória, nem precisa apostilar.
@Paula
O seu nome atual (de casada) é o que consta em seu RG, e é o que vai escrever em todos os lugares onde pedirem seu nome, e na sua assinatura.
Só na sua certidão de nascimento reprográfica irá seu nome de solteira. Nela terá uma anotação, dizendo que você se casou em tal dia, e o localizador da sua certidão de casamento. E você vai mandar essa certidão de casamento em inteiro teor autenticada (sem apostilar) para eles conferirem seu novo apelido (de acordo com o do seu marido).
@RogerioFernandes
A planilha é apenas para acompanhamento. Ela é atualizada com as informações que você disponibilizar.
Ou você anota nela as datas e mudanças a medida que ocorram, ou informa no fórum, e alguma "boa alma" faz por você.
Cada um vai informando, e você acompanha a evolução dos processos dos outros, e o seu em relação a eles. Daí é extraída a previsão da data de aprovação (6-verde) e de finalização com o assento (7-verde).
Se não conseguir informar direto na planilha, pode usar o formulário, que vai te guiando: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
@gandalf o processo da minha sogra já se encontra na planilha. Está identificado no número 71. Muito obrigado.
@RogerioFernandes
Eu vi sua sogra na planilha. A previsão para 6-verde é no natal, 23/12/2023. Deve começar a mudar as bolinhas em Agosto ou Setembro.
Não tenho grande apreço pelas fases intermediárias, porque não têm como ser aferidas. Um dia você olha e está 2-verde. Pode ter mudado hoje, ontem, ou ter mudado há 2 meses e vc não viu. Cada um informa quando viu, e não quando ocorreu. A informação não é confiável.
Só se a pessoa olhar todos os dias. E o objetivo da planilha é exatamente livrar as pessoas de olhar todos os dias, que cria ansiedade.
Por desencargo de consciência, dê uma olhada por mês, se teve alguma exigência precoce.
Quando perceber pela planilha que outros processos próximos estão aprovando, saberá que virá em breve, e então olhe a cada 2-3 dias, ou semanalmente. Seu objetivo não é saber se terminou, mas se alguma exigência requer sua atenção.
Blz, grata pela orientação. Vou mandar de inteiro teor então para evitar surpresas posteriores. Obg @Leticialele pela ajuda tbm
Assim que o processo for encaminhado vou falando aqui.
Agradeço muitíssimo sua atenção e orientação.
@targher Olá,
Seus dados já foram para a planilha de netos, linha 237. Obrigado por informar.
aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=2128833820
Previsão de aprovação 09/06/23 com 6-verde. Como geralmente muitos saem de férias a partir de 16/junho, e o assento em Dezembro, antes do natal. Não creio que terá atrasos, apesar da greve.
Pessoal, Boa Noite!
Tive uma surpresa com minha certidão de nascimento de inteiro teor no cartório.
Estou com todos os documentos para dar entrada como neta de português.
A dúvida que descobri que erraram na minha certidão de nascimento, colocaram que minha mãe ( brasileira ) era casada com meu pai ( tbm brasileiro , filho do português) o nome da minha mãe entrou um silva no final tbm coisa que não existe em nenhum documento dela nem no meu pois eles nunca foram casados.
E ela declarou meu nascimento pois nasci em casa, mas a mesma é viva e brasileira e meu pai falecido brasileiro ( pulei a geração)
A dúvida é será que entra em exigência pois no meu documento ela não tem silva.
Terei que abrir processo adm no cartório que se nega a corrigir mesmo com provas , mas isso demanda tempo e dinheiro. será que mando para Portugal assim mesmo?
Agradeço, estava para enviar amanhã em DHL
@Leticialele @gandalf se puderem me ajudar agradeço! Desde já obrigado.
Pois posterior minha filha vai tirar a cidadania por mim e não sei se pode complicar no dela tbm
@Paula , você pediu a certidão por cópia reprográfica do livro?
O que está escrito está errado?
O fato de ela ser a declarante não tem problema algum, pois seus pais são brasileiros e, pela lei brasileira, não importa quem declara - pai e mãe são os que constam da certidão.
Se quiser, mande a imagem no privado e dou uma olhada para você.
A mae da Lisa ( que está pedido cidadania como neta ) assinou com nome de casada que nunca existiu , lá na certidão da Lisa alega que ela é casada com filho do português que é o pai da Lisa mesmo, e ela assinou que era sem ser. Pois os documentos posteriores mostra que meu o filho do português morreu solteiro e ela todos os documentos não tem nome de casado até os mais recentes.
Te mandei no privado. Obg
Pedi reprográfica sim
A mãe da Lisa assinou com nome de casada nunca sendo casada com pai dela e os documentos da Lisa nunca teve ela casada
Eu estou fazendo a cidadania de neta ( Lisa é minha mãe) Posterior eu Paula vou fazer de filha.
@Paula , respondi no privado.
Boa tarde,
Estou com os seguintes documentos em mãos:
Mesmo se a minha solicitação de averbação do meu casamento e divórcio o cartório automaticamente fez o registro. O @gandalf me orientou que não haveria a necessidade da averbação já que os meus documentos já estão com o nome de solteira, mas o cartório da minha cidade me enviou o documento já averbado. Preciso enviar mais algum documento?
Acertidão do meu pai deveria ser digitada? Solicitei cópia reprográfica. Obrigada pelas orientações.
Acredito que estou quase lá.😊
O
@lidiafariah
Pagamento da taxa de €175 pela plataforma do IRN, por cartao de credito internacional de qualquer pessoa, preenchendo o seu nome no campo Requerente, e o seu e-mail. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
Vai receber o form-1D por e-mail apos o pagamento.
Os antecedentes criminais valem por 90 dias. Geralmente e' a ultima coisa a ser feita. Mas se for mandar em breve, pode usar esse.
Leia: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/95/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1
Sim, a certidao de seu pai deveria ser de preferencia digitada. Mas se a reprografica estiver legivel, pode ser usada sem problema.
Já fiz o pagamento da taxa , preciso preencher o quadro 2?
Falta algum documento?