Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1636466686997

Comentários

  • loRdY_JGloRdY_JG Usuário

    Obrigado, @Leticialele !

    Bom dia!

  • Caio1910Caio1910 Usuário

    Boa tarde pessoal, primeira parte e talvez a mais difícil da minha história de nacionalidade ( primeiro de minha mãe) foi concluído hoje, segue datas para efeito de comparação



    Enviado via DHL em 14/09/22

    Recebido em 19/09/22

    Senha em 14/10/22;

    Bola 7-Marrom em 01/06/23,

    Transferido para CRC Vale-de-Cambra, notado em 13/12;

    Concluído (com recebimento do assento via email) em 11/01/2024


    Aos especialistas @gandalf e @Leticialele

    Logo volto com dúvidas novamente quando surgir, muito obrigado rsrsrsrsrs




    - Persistência e fé 🙏💪

  • jubsaljubsal Usuário

    @gandalf @Leticialele devo aguardar 20 dias do assento? Pois já consegui agendar dia 19 no Consulado!

  • loRdY_JGloRdY_JG Usuário

    @Leticialele @gandalf poderiam me tirar mais uma dúvida?

    Verifiquei uma pequena divergência entra a certidão de nascimento e a identidade. O que acontece:

    O escrevente, quando fez o resumo da certidão reprográfica na parte da frente, referiu o número da ordem da certidão como 408, mas na xerox do livro que fica na parte de trás aparece 418 e logo embaixo 408. Ou seja, tem os dois números.

    Na identidade, na parte que fala do documento de origem, aparece 418. O restante das informações como livro e folha está certinho.

    É uma pequena divergência, mas vocês acham que isso pode dar algum problema?

  • gandalfgandalf Usuário

    @jubsal

    As conservatórias têm enviado por e-mail. Pode ter ido para INBOX ou SPAM. Verifique.

    Se você pedir pelo CivilOnline, entregam em 24h úteis. mas se pedir hoje ou amanhã cedo, podem enviar amanhã, até o final da tarde. (€10)

    Estando 7-verde, você conseguirá antes de ir ao consulado. Na verdade, nem precisa levar o assento, pq eles mesmos consultam online.

    Ter o assento em mãos é bom, mas não indispensável. Um print da consulta online funcionaria igual.

    Apenas seu documento de identidade válido (menos de 10 anos), e um comprovante de residência.

  • gandalfgandalf Usuário

    @loRdY_JG

    Não dará problema. Desde que o nome, nome dos pais, e datas estejam corretas, isso é suficiente.

  • loRdY_JGloRdY_JG Usuário

    Obrigado, @gandalf !

  • jubsaljubsal Usuário

    @gandalf chegou por e-mail sim! Em PDF! Eu só tinha ficado com essa dúvida pq li alguma vez isso por aqui… rsrs. Obrigada mais uma vez!

  • gandalfgandalf Usuário

    Faz tempo que não posto o link da planilha do ACP p/ filhos, e do form de entrada de dados.

    planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit?pli=1#gid=0

    form: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • Resposta recebida hj da ACP para um advogado amigo meu.

  • gandalfgandalf Usuário

    Se tem redistribuição para alguma CRCivil, o assento não é 100% automático, como deram a entender.

    Eu não esperava tanto, mas esse mecanismo de transferência tem demorado meses para acontecer. O processo aprova, e fica ali sentado, esperando ser transferido para alguma CRCivil, e depois outro tanto esperando o assento.

    Talvez eu faça um timeline desde 2017 até agora. Muitos dos que aqui estão não têm ideia de como era, para comparar como está.

  • Exatamente. Nada de automação e creio que se houver avanço, retomaremos os prazos de emissão de assento para uns 4 a 6 meses ao longo deste ano.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 17

    @viniciusrocha

    Em 2018 tudo era manual. Nem consulta online tinha. O pagamento era por vale-postal (que nem existe mais). Os assentos eram emitidos em 1-4 dias. Se demorava 1 semana todo mundo reclamava. O processo todo, da recepção ao assento levava 30-60 dias.

    Em 2019 foi a primeira vez que os assentos passaram a demorar meses (no ACP somente). Iniciou a consulta online, e a plataforma de pagamento no cartão. Mas em 2020 o assento voltou a ser 1-4 semanas, mesmo tendo auditoria em todos os processos.

    Então, não é a automação que faz o assento não demorar. São outros fatores.

  • Penso que sim. Podemos entender que foi um discurso político apenas.

    Este mês, até ao momento ainda não ouvi ninguém a dizer que o seu processo foi enviado para alguma Conservatória menor.

  • @gandalf em algum lugar da planilha tem o registro de quando a requerente do processo notou a transferência?

    Se essa transferência for uma etapa que veio para ficar, acredito que seria legal termos uma coluna na planilha… sei que não é um status mas hoje a transferência passou a ser um divisor de águas no processo. Fica a sugestão.


    Fora isso, você tem notado algum padrão para as transferências? Meu processo foi aprovado em outubro de 2023 mas ainda não foi transferido, não sei se o meu será na próxima leva de transferências ou talvez depois da próxima

  • jubsaljubsal Usuário

    @Gustaf3829 Pelo que estou acompanhando ainda estão transferindo processos aprovados em junho de 2023. O de uma amiga foi final de maio e ainda não foi transferido.

  • O meu foi aprovado em Julho de 23, e fez 6 meses agora no mês Janeiro e ainda não foi transferido. Ou seja, até ao momento ainda não ouvi relatos de processos que tenha sido transferidos para conservatórias menores neste mês de Janeiro.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 19

    @Gustaf3829

    Sim, tem a data da transferência (quando isso é informado), ou a data que a pessoa percebeu (pode ter algum erro).

    Na planilha de filhos do ACP, a data está na col-S, e a CRC na col-T, extraído do campo "Observações" da col-P (A 1ª palavra após "CRC")

    Sim, tem um padrão. Nesse resumo que mandei você pode ver que as datas para uma mesma conservatória são as mesmas.

    Eles enchem uma caixa com uns 50 processos cada, todos próximos, e mandam para uma conservatória. A planilha é uma pequena amostra do universo de processos, mas mesmo assim dá pra sentir "os lotes" de processos indo para um mesmo lugar, na mesma data.

    Tem tem uma frequência exata, mas vão mandando em lotes. Cada lote para uma conservatória diferente. Mais ou menos uma vez por mês.

    Encheu a caixa, eles distribuem de acordo com a capacidade de cada CRCivil. Mas regra mesmo, não creio que tenha. Deve ter uma negociação entre Conservadores, aceitando o Xfer.

    Não sei se é isso que você perguntou.

    Aqui você vê o campo de Observações, da col-P, e o extrato das cols S e T. (eu compactei os dados do exemplo, claro, só quem fez xfer)


  • CarlosASPCarlosASP Usuário
    editado janeiro 19

    @EdsonCosta

    Vi em outros fóruns relatos de alguns processos da ACP transferidos para Barreiro em janeiro. Não lembro os detalhes (se eram filhos, sefarditas, etc)

    Como já disse aqui, o meu de filho 1C maior (aprovado no fim de maio de 2023) foi para Santiago do Cacem no lote do meio de dezembro. Não vi ninguém que teve processo transferido em dezembro para lá comentar que o assento foi emitido; já passou de 30 dias. Mas já vi comentários de quem foi transferido para Vale de Cambra em dezembro; uns já foram emitidos e outros aguardam ainda.

    É fogo que se entra nessa loteria de para onde é transferido. Parece que algumas dessas são bem mais rápidas que outras, é isso @gandalf ? Tirei a sorte boa ou ruim de ir para Cacem?

  • Obrigado pelas respostas @jubsal @EdsonCosta @gandalf

    e sim era essa dúvida, gandalf.


    Nossa não sabia que haviam processos aprovados em Maio que aguardavam transferência ainda, pelo jeito que está andando o meu deve sair só perto de Junho então (quase 1 ano após a aprovação).

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado janeiro 19

    A verdade é que quando Portugal autorizou a nacionalidade para netos sem comprovação de vínculos, não imaginaram que haveria uma avalanche de processos ou sabiam sim, mas arrisco a dizer que o volume de $$$$ que entrou, que entra e ainda vai entrar nos cofres portugueses falaram mais alto.Mesmo que demore 10 anos....o que importa é a " La Plata"

  • gandalfgandalf Usuário

    @Vlad Pen

    Junto com os Netos, autorizaram também Sefarditas.

    Netos teve sim algum impacto represado, mas Sefarditas foi uma avalanche.

  • John1John1 Usuário

    @EdsonCosta Se eu não me engano dia 9 de Janeiro houveram algumas transferências para conservatorias menores.

  • John1John1 Usuário
    editado janeiro 22

    Faltam 1 semana e 2 dias para terminar o prazo que deram dos 23k assentos emitidos até final de Janeiro.

    Pra eles terem divulgado é porquê o ambiente de homologação do sistema estava tudo certo ou perto disso, faltando apenas eles definirem uma data para o sistema ir ao ar em produção que seria o "valendo"

    Pode ser que essa data que eles definiram para o sistema ir ao ar seja dentro dessa semana, pode ser em Março, ou no segundo semestre com a chegada dos novos conservadores, ou pode ser no dia de São Nunca.

    Infelizmente to bem pessimista com o andamento disso tudo... o meu processo de 20/02 já completou 11 meses e ainda não foi aprovado, é provável que seja aprovado nessa semana mas a realidade é que bem provavelmente nós teremos que esperar +8 meses após isso.

    Esperava-se que nenhum dos proximos processos fossem enviados para outras conservatórias por causa da automatização do sistema esse mês, mas mesmo assim eles enviaram para outras conservatórias. Se depender das palavras deles com essa plataforma 171 vai ser pura decepção..

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 22

    @John1 @EdsonCosta

    No extrato da planilha que mandei acima, aparecem as duas transferências para Barreiro, ambas dia 10/01/24.

    Pode não ter sido a única a receber transferências em torno dessa data. Alias, esse período entre 07 e 12 do mês aparece com maior frequência. O Edson havia perguntado se havia algum padrão. Geralmente ocorre na segunda semana de cada mês.

    Mas todos esses padrões de comportamento das transferências, são meramente observações do que vem ocorrendo, e não uma declaração da conservatória que de fato é assim. Algumas delas devem mudar com o novo sistema.

    Também pelo comportamento que observei em alguns (poucos) processos relatados, pelo andamento, que ao que parece passaram pela digitalização e integração. Depois de aprovados rapidamente, levaram mais 2-4 semanas para o assento. Enviados em papel (anterior a digitalização), foram digitalizados depois na própria conservatória.

  • Então eu vou ter de aguardar os 8 meses que eles (IRN) definem como tempo de espera, em Janeiro fiz os 6 meses deste a data de aprovação.

  • gandalfgandalf Usuário

    @EdsonCosta

    O IRN nunca definiu formalmente esses 8 meses de prazo de espera. Pode ser mais, pode ser menos. Essa é uma estimativa informal, porque:

    1) nunca vi demorarem tanto tempo para emitir assentos, exceto em 2019 que foi 8 meses; (foi outro motivo)

    2) estão prometendo agilizar a finalização e emissão do assentos de processos já aprovados para Janeiro (o prazo está acabando);

    3) Não é garantido que haverá transferência do seu processo para outra CRCivil, (o processamento manual de 4 semanas), caso a promessa do IRN (e do ministro) de finalizar 23 mil processos em Jan/23 se cumpra.

  • John1John1 Usuário
    editado janeiro 25

    O meu processo 232x de 20/02/23 foi finalmente aprovado hoje após 11 meses e 5 dias!!

    Detalhe: a minha mãe virou Portuguesa, e o meu pai brasileiro foi quem declarou o meu nascimento. Fui declarado com menos de 1 ano de idade, sou de 1996 e na minha certidão de nascimento já estava claro que a minha mãe solteira morava com o meu pai solteiro também. Não houve nenhuma mudança de sobrenome nem nada, foi tranquilo. Não precisei de fazer aquela carta comprovando laços maternos creio que seja porquê fui declarado com menos de 1 ano, por ser dos anos 90, e pela minha certidão de nascimento estar bem detalhada.

    Tomara que esse sistema seja lançado mesmo! Apesar de improvável...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.