Você só precisa ter um documento válido para comprovar a legitimidade de pedir.
Serve qualquer documento, brasileiro ou português. A desvantagem de mandar documento brasileiro é que precisa ser apostilado. Se fosse português, poderia mandar cópia simples
Bom dia pessoal, primeiramente queria agradecer por me aceitarem, bom, tenho algumas dúvidas em relação a transcrição de casamento.
1° Aquele requerimento do consulado do Rio, a parte onde preenche com nome, identidade, CEP, enfim, quem preenche essa parte? Eu como Nubente não posso preencher essa parte também? No caso se eu puder preencher o que eu coloco onde está escrito "grau de parentesco ou procurador"? Caso não seja possível, quem eu preciso pedir para preencher e se eu tenho que levar essa pessoa junto para fazer o reconhecimento da assinatura.
2° Na parte onde está escrito "Estado civil....... (à época do casamento)" o que eu coloco nessa parte? Seria meu estado civil antes de me casar?
3° Caso eu queira enviar para Portugal a transcrição, como é o procedimento? Digo em relação a documentação e o envio em si, por exemplo, eu vou nos correios e envio apenas escrito "transcrição de casamento"?
Enfim, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito, assim que eu terminar meus processos eu venho aqui dar meu relato. Um bom dia a todos.
Se puder, faça a transcrição no Consulado do Rio. São rápidos e eficientes!!
1° Aquele requerimento do consulado do Rio, a parte onde preenche com nome, identidade, CEP, enfim, quem preenche essa parte? Eu como Nubente não posso preencher essa parte também? No caso se eu puder preencher o que eu coloco onde está escrito "grau de parentesco ou procurador"? Caso não seja possível, quem eu preciso pedir para preencher e se eu tenho que levar essa pessoa junto para fazer o reconhecimento da assinatura. Você, como nubente, pode preencher. Em grau de parentesco coloque "O próprio". Você vai ao Cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.
2° Na parte onde está escrito "Estado civil....... (à época do casamento)" o que eu coloco nessa parte? Seria meu estado civil antes de me casar? Sim, se era solteiro, viúvo, divorciado...
3° Caso eu queira enviar para Portugal a transcrição, como é o procedimento? Digo em relação a documentação e o envio em si, por exemplo, eu vou nos correios e envio apenas escrito "transcrição de casamento"? Em Portugal, pode mandar para a CRC do Porto (não é o ACP!!) ou de Alcobaça. São os mesmos requisitos e documentos que no Consulado do Rio.
Vão analisar os documentos e, estando tudo certo, mandar as instruções de pagamento. A CRC do Porto está levando uns 4 meses para finalizar a transcrição. No Consulado do Rio, levam menos de 15 dias.
Muitíssimo obrigado pela sua resposta, tenho mais algumas dúvidas, sou do estado do PR, se eu reconhecer a assinatura e fazer o apostilamento do requerimento no estado do Rio, eu consigo realizar minha transcrição no estado do Rio? Digo isso pois nos documentos que o consulado pede é dito que o requerimento precisa ser assinado e apostilado na área e jurisdição, os outros documentos como certidão de casamento e nascimento teoricamente não, minha dúvida é essa, se eu for presencialmente no estado do Rio e fazer esse processo lá, isso já me garante ser atendido pelo consulado do Rio? Vou enviar um print de como eles pedem o processo.
Não tente "burlar o sistema". Acabará dando um tiro no pé.
Ou tem algum familiar que mora no Rio e pode usar o endereço dele, ou assume o risco de mandar como é, sabendo que pode ser devolvido.
Não invente uma trapaça (grande ou pequena), nem espere que vamos recomendar a você dar um jeitinho. Abriria uma brecha, todos correm para lá, criando um caos logístico.
A recomendação geral é:
1) Se mora no RJ ou ES (ou tem algum parente lá), mande para o consulado do Rio, por Sedex. Pagará depois em Reais com boleto
2) Alguns outros estados podem ser considerados, alguns só pessoalmente, com comprovante de residência (água, luz, etc)
3) Outra opção geral é mandar para a CRCivil do Porto, por DHL ou pelo correio-EMS. Demora o mesmo que no Rio, +- os mesmos documentos. Custa um pouco mais pela remessa, e tem o risco de ter que resolver as coisas à distância com mais remessa (muito raramente acontece)
4) Correr o risco de mandar para o Rio e ser devolvido
@Álvaro17 Então anote aí o endereço. (não faz transcrição no ACP)
CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-270 Porto | Tel: 221 156 600
1) Assento do cônjuge português, cópia xerox simples
2) Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, inteiro teor (digitada), apostilada (com menos de 1 ano de emissão)
3) Certidão de casamento, inteiro teor (digitada), apostilada (com menos de 1 ano de emissão)
4) Requerimento (clique aqui), preenchido sem rasuras, datado e assinado no cartório diante do tabelião, para reconhecer por autenticidade
5) cópia autenticada e apostilada do RG, CIN, Passaporte, ou Cartão de Cidadão (válido, menos de 10 anos de emissão com filiação)
Podem assinar o requerimento qualquer dos cônjuges, filhos ou netos; Se quem assina o requerimento for um neto, precisa juntar uma certidão de nascimento, certificada com o selo do TJ estadual, e QRcode para comprovar o vínculo familiar com os avós. No caso dos filhos, o nome dos pais já consta da identidade
Faça um xerox de tudo que envia, grampeie e guarde como referência. Pode escanear em PDF se preferir. Mande de preferência por DHL, que tem o melhor custo/benefício
Ahh legal, muito obrigado, sei que aqui não é o tema mas vocês sabem se com o assento português eu posso ir para Portugal para morar mesmo e só com passagem de ida? E vocês sabem se com a certidão de casamento aqui do Brasil apostilado minha esposa consegue viajar comigo apenas com a passagem de ida e com intenção de morar? Ou eles podem barrar ela na imigração? Muito obrigado desde já.
Se for levar a família, tente dar entrada na transcrição de casamento antes de ir.
Demora uns 4 meses (seja no Rio ou na CRCivil do Porto). Se preferir fazer lá, tem que levar os documentos apostilados.
Idealmente você já devia dar entrada no processo da esposa, se já tiver o tempo necessário. Vai facilitar sua vida ao chegar lá, e já começa a andar o processo.
Não barrarão sua esposa, se ela entrar junto com você. Apenas diga que vai pedir os documentos logo na chegada, que não conseguia agendar no BR para sair a tempo da viagem.
Tendo o assento (impresso), você é cidadão português. Eles verificam, e você entra. Tendo CC e PEP ou não. Lá em Lisboa ou no Porto, você consegue tirar o CC e PEP em 2 dias. É sua primeira prioridade.
Sim, como a Leticialele lembrou ai em baixo, o vôo tem que chegar direto em PT, sem escalas. Só em PT eles têm como conferir que seu assento é válido. A imigração é feita na primeira escala seja da UE ou UK. Então faça que isso aconteça direto em PT.
@Álvaro17 , se você pegar um voo direto para Portugal (Lisboa ou Porto), você pode entrar com seu assento português e seu passaporte brasileito. Ela entra como sua esposa, também com o passaporte brasileiro. Leve a certidão de casamento apostilada. SE e apenas SE perguntarem algo, explique ao agente de imigração que vai solicitar seu Cartão Cidadão e passaporte português , transcrever o casamento e solicitar a cidadania dela lá.
Puxaaa, que legal, dessa eu não sabia, muito obrigado mesmo, essa era minha preocupação, por isso queria correr logo com a documentação da transcrição, é que casamos mês passado e queremos ir para PT o quanto antes, uma última dúvida, nós (eu e minha esposa) já moramos em PT durante um ano, foi entre 2022 e 2023 acontece que entramos e fizemos o pedido na Manifestação de interesse e eu fiz o pedido da minha nacionalidade pois meu pai é Português, acontece que fomos embora como "ilegais" pois meu assento não tinha saído ainda e a Manifestação da minha esposa não tinha sido finalizado, ao verem os carimbos da entrada e saída, eles podem querer fazer alguma coisa? Ou como já sou cidadão e ela casada com o mesmo já nem importa mais? Muito obrigado novamente.
Puxa, vocês sabem de muitas coisas mesmo, eu achava que poderia dar problema, por isso minha pressa fazer a transcrição logo, bom, você sabe se eu tendo conhecidos no Rio eu poderia pedir a transcrição lá no consulado? Pergunto isso pois eles não pedem nos documentos um comprovante de endereço, logo como eles saberiam se eu moro ou não no Rio?
@Álvaro17 , você pode usar o endereço de seus amigos e terá que, obrigatoriamente, reconhecer a firma, por autenticidade, no requerimento em um Cartório de Notas do Estado do Rio ou do Espírito Santo. E pode mandar os documentos para a transcrição pelos Correios.
Ahhh legaaal, puxa que bom, esse endereço eu uso apenas no campo de destinatário daquela etiqueta que fica no pacote que eu for enviar pelos correios né? Aí se eles encontrarem divergências enviam de volta para esse endereço né? Seria isso? Muito obrigado novamente.
Aconselho que não faça a transcrição do casamento agora. Se fizer, pode cair em investigação de "casamento de conveniência". Alguém que se casa só para ter a nacionalidade, e isso é ilegal.
Aguarde alguns meses. Vá com a esposa, alguns meses depois dá entrada no pedido. Tecnicamente você não deveria pedir antes de 6 meses de casado.
Se não der entrada nos papéis para ela, fica tudo bem, e nada vai acontecer. Se der entrada, vai entrar em investigação, principalmente por ter ficado ilegalmente. Não farão nada com vocês, mas vai demorar horrores para sair a documentação para ela dar entrada no pedido de residência provisória.
Tome um tempo, e depois vá pessoalmente. Se for o caso, peça extensão da permanência dela como cônjuge. Não se afobe em pedir as coisas. Eles vão querer somente saber que o casamento é real, e não de conveniência. E isso leva 6 meses. Se der entrada antes, eles vão esperar os 6 meses para dar a resposta. Esteja preparado para uma resposta mais demorada para o caso dela. Mas impedimento, não haverá.
Se puder, adie um pouco sua ida, para digamos, 4 meses depois de casado. Assim completam-se os 6 meses, e então você pede a transcrição. Fazendo lá, sai no mesmo dia. Mas não corra pra fazer. Aguarde o tempo certo.
Nossa, dessa eu não fazia ideia, muito bom saber, bom, pelo que entendi se eu for para Portgual e pedir minha transcrição de casamento ela sai em 1 dia? Eu não seguiria aquele cronograma de espera igual aos outros?
Poxa, muito obrigado, vou dar uma lida, tenho mais uma dúvida, eu penso em ir com minha esposa em meados de Maio ou Junho, chegando lá em PT aonde teríamos que ir para dar entrada na transcrição e quais os documentos necessários?
Você disse: "casamos mês passado e queremos ir para PT o quanto antes".
Casou em Fev/24, logo depois de sua cidadania ter saído. Vai para PT, em digamos, Junho/24. São 4 meses depois do casamento.
6 meses seria um prazo mínimo. Idealmente 1 ano. Vai levantar suspeita de "casamento de conveniência". Uma investigação dessas, com o SEF como está, pode levar 1 ou 2 anos para concluir. Até resolver, ela não consegue residência temporária. Já tem situação anterior que será levantada, que pode atrasar ainda mais.
Pedir a transcrição de casamento leva 4 meses. Seja no consulado do Rio, seja na CRCivil do Porto. Há lugares que consegue fazer rápido pessoalmente, mas terá que pesquisar.
Deve se acalmar, ou a situação dela pode se complicar de novo. Ela pode ficar no limbo por muito tempo. Não está permanecendo ilegal, porque o caso está em investigação, mas também não consegue documentos.
Eu esperaria 6 meses do casamento para ir para PT, e só então pedir a transcrição. É o prazo mínimo para ela não ter problema.
Entendo, mas sobre a minha cidadania eu já tenho ela desde abril de 2023, apenas não tenho o cartão cidadão nem passaporte, estava apenas tentando correr com a transcrição pois nos e-mails que enviei aos consulados eles disseram que para eu poder fazer meu cartão cidadão deveria antes atualizar meu estado civil em Portugal, fiquei com medo de pedir meu cartão cidadão sem atualizar o estado civil, pois eles me disseram que assim que me casa-se deveria atualizar meu estado civil em Portugal, agora estou em dúvida de como proceder. De qualquer forma, se eu esperar os 6 meses para ir para Portugal, de fato consigo minha transcrição em 1 dia? Qual seria o local que teria que ir para que seja feito rápido assim? E quais os documentos?
Sim, mas então faça pelo consulado, e não terá problemas. Pessoas se casam, registam o casamento, e fazem documentos. É normal.
O problema surge quando você deseja casar-se e entrar com ela em PT, ainda sem documentos, e com um casamento muito recente. Fica parecendo que você quer legitimar a permanência em PT, através de um casamento de fachada. Mesmo que não seja isso. Leia os documentos que lhe enviei, porque ali explica os detalhes. Há outros, se você buscar.
Outra alternativa seria você ir a PT, conseguir o CC e PEP em 2 dias. Ela não vai com você nessa empreitada. Prepara o lugar pra vocês lá, aluga, faz o que tiver que fazer. Depois você volta, e entra de novo com ela. Nesse processo já se passou algum tempo, e você tem morada, e tal. Você precisa descaracterizar a aparência de "casamento de conveniência".
Eu já ajudei a socorrer um caso parecido com o seu. É bem difícil destravar, levou bastante tempo, muitos documentos, fotos, requerimentos, e tal. E não tinha nenhuma pendência adicional como o de vocês. Por isto estou lhe avisando, antes que aconteça.
Puts, é bem burocrático tudo isso em, mais em baixo do que pensei, bom, vamos lá, eu tenho um agendamento para fazer meu cartão cidadão aqui, eu vi que sai em torno de 45 dias aqui, minha outra questão é: Eu fazendo a transcrição (aqui no BR mesmo) e tendo o cartão cidadão em mãos junto com passaporte e indo com minha esposa para PT em Junho poderia dar algum problema? Digo isso pois tenho muitos familiares que moram em PT, meu irmão inclusive já fez carta convite da primeira vez que eu fui e ainda tenho o meu documento de morada de quando eu morava lá, ou seria melhor eu simplesmente fazer esses documentos que citei acima, ir com ela para PT em meados de Junho e depois de 2 meses dar entrada na residência dela no SEF já que ela tem 90 dias como turista?
Nem você nem a esposa terão problemas para entrar em PT, desde que seja sem escalas, vôo direto para PT. Isto não está em questão.
Vocês dois podem ir juntos, só com o seu documento, ou só com o seu assento, e dá no mesmo. Pode fazer os CC lá ao chegar, leva 2 dias. Fazendo lá não pedirão a transcrição do casamento como condição. Consulados sim, pq têm que seguir outras regras adicionais.
Precisa ter cautela ao pedir a transcrição lá com menos de 1 ano de casado (6 meses no mínimo). O problema é para ela. O caso pode cair em investigação criminal por "casamento de conveniência". Não terá grandes consequências, mas ela não poderá sair de PT enquanto a investigação estiver em curso, ou pode não entrar novamente. (Parecido com a situação que vcs enfrentam agora, só que mais intenso).
Poderá atrasar muito para obter a Residência Temporária dela. O SEF está em transição para AIMA. As coisas estão difíceis de conseguir, mesmo para quem não tem circunstâncias adicionais.
Esse é meu conselho. Se quiser tentar, você é livre. Mas fique sabendo desde já que ela poderá ter dificuldades extra se iniciar o dela antes de 6 meses.
Se estiver válida, sim. Mas precisa ser notarizada, por um advogado, ou notário, ou o funcionário da Conservatória (e nesso caso é grátis).
A identidade pode ser RG, CIN, Passaporte (menos de 10 anos de emissão, com filiação), ou em Portugal, uma AR ou CC, válidos. (CC poderia ser o caso de menores, onde o pai/mãe é que assina pela criança)
Se mora em PT, e vai entregar pessoalmente, deixe que a funcionária escolha qual documento funciona melhor, e ela vai copiar e notarizar. Mas leve uma cópia, caso ela aceite apenas notarizar (como se faz no BR).
Bom dia, para registro ,fiz uma transcrição de casamento de uma tia Maria Lourdes Vieira, enviei para Alcobaça, em final de novembro, recebi hj email que foi finalizado ,e já enviaram a certidão pelos correios , levou em torno de 4 meses e meio, obrigado e boa sorte a todos
Comentários
@Gustaf3829 , sim!
Você só precisa ter um documento válido para comprovar a legitimidade de pedir.
Serve qualquer documento, brasileiro ou português. A desvantagem de mandar documento brasileiro é que precisa ser apostilado. Se fosse português, poderia mandar cópia simples
Entendi!
Muito obrigado!!!
Bom dia pessoal, primeiramente queria agradecer por me aceitarem, bom, tenho algumas dúvidas em relação a transcrição de casamento.
1° Aquele requerimento do consulado do Rio, a parte onde preenche com nome, identidade, CEP, enfim, quem preenche essa parte? Eu como Nubente não posso preencher essa parte também? No caso se eu puder preencher o que eu coloco onde está escrito "grau de parentesco ou procurador"? Caso não seja possível, quem eu preciso pedir para preencher e se eu tenho que levar essa pessoa junto para fazer o reconhecimento da assinatura.
2° Na parte onde está escrito "Estado civil....... (à época do casamento)" o que eu coloco nessa parte? Seria meu estado civil antes de me casar?
3° Caso eu queira enviar para Portugal a transcrição, como é o procedimento? Digo em relação a documentação e o envio em si, por exemplo, eu vou nos correios e envio apenas escrito "transcrição de casamento"?
Enfim, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito, assim que eu terminar meus processos eu venho aqui dar meu relato. Um bom dia a todos.
@Álvaro17
Se puder, faça a transcrição no Consulado do Rio. São rápidos e eficientes!!
1° Aquele requerimento do consulado do Rio, a parte onde preenche com nome, identidade, CEP, enfim, quem preenche essa parte? Eu como Nubente não posso preencher essa parte também? No caso se eu puder preencher o que eu coloco onde está escrito "grau de parentesco ou procurador"? Caso não seja possível, quem eu preciso pedir para preencher e se eu tenho que levar essa pessoa junto para fazer o reconhecimento da assinatura. Você, como nubente, pode preencher. Em grau de parentesco coloque "O próprio". Você vai ao Cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.
2° Na parte onde está escrito "Estado civil....... (à época do casamento)" o que eu coloco nessa parte? Seria meu estado civil antes de me casar? Sim, se era solteiro, viúvo, divorciado...
3° Caso eu queira enviar para Portugal a transcrição, como é o procedimento? Digo em relação a documentação e o envio em si, por exemplo, eu vou nos correios e envio apenas escrito "transcrição de casamento"? Em Portugal, pode mandar para a CRC do Porto (não é o ACP!!) ou de Alcobaça. São os mesmos requisitos e documentos que no Consulado do Rio.
Vão analisar os documentos e, estando tudo certo, mandar as instruções de pagamento. A CRC do Porto está levando uns 4 meses para finalizar a transcrição. No Consulado do Rio, levam menos de 15 dias.
Boa sorte
Muitíssimo obrigado pela sua resposta, tenho mais algumas dúvidas, sou do estado do PR, se eu reconhecer a assinatura e fazer o apostilamento do requerimento no estado do Rio, eu consigo realizar minha transcrição no estado do Rio? Digo isso pois nos documentos que o consulado pede é dito que o requerimento precisa ser assinado e apostilado na área e jurisdição, os outros documentos como certidão de casamento e nascimento teoricamente não, minha dúvida é essa, se eu for presencialmente no estado do Rio e fazer esse processo lá, isso já me garante ser atendido pelo consulado do Rio? Vou enviar um print de como eles pedem o processo.
@Álvaro17
Não tente "burlar o sistema". Acabará dando um tiro no pé.
Ou tem algum familiar que mora no Rio e pode usar o endereço dele, ou assume o risco de mandar como é, sabendo que pode ser devolvido.
Não invente uma trapaça (grande ou pequena), nem espere que vamos recomendar a você dar um jeitinho. Abriria uma brecha, todos correm para lá, criando um caos logístico.
A recomendação geral é:
1) Se mora no RJ ou ES (ou tem algum parente lá), mande para o consulado do Rio, por Sedex. Pagará depois em Reais com boleto
2) Alguns outros estados podem ser considerados, alguns só pessoalmente, com comprovante de residência (água, luz, etc)
3) Outra opção geral é mandar para a CRCivil do Porto, por DHL ou pelo correio-EMS. Demora o mesmo que no Rio, +- os mesmos documentos. Custa um pouco mais pela remessa, e tem o risco de ter que resolver as coisas à distância com mais remessa (muito raramente acontece)
4) Correr o risco de mandar para o Rio e ser devolvido
Ahh, tudo bem então, irei enviar no de Portugal mesmo, de qualquer forma muito obrigado pela atenção e ajuda, sucesso para todos vocês!!!
@Álvaro17 Então anote aí o endereço. (não faz transcrição no ACP)
CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-270 Porto | Tel: 221 156 600
1) Assento do cônjuge português, cópia xerox simples
2) Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, inteiro teor (digitada), apostilada (com menos de 1 ano de emissão)
3) Certidão de casamento, inteiro teor (digitada), apostilada (com menos de 1 ano de emissão)
4) Requerimento (clique aqui), preenchido sem rasuras, datado e assinado no cartório diante do tabelião, para reconhecer por autenticidade
5) cópia autenticada e apostilada do RG, CIN, Passaporte, ou Cartão de Cidadão (válido, menos de 10 anos de emissão com filiação)
Podem assinar o requerimento qualquer dos cônjuges, filhos ou netos; Se quem assina o requerimento for um neto, precisa juntar uma certidão de nascimento, certificada com o selo do TJ estadual, e QRcode para comprovar o vínculo familiar com os avós. No caso dos filhos, o nome dos pais já consta da identidade
Faça um xerox de tudo que envia, grampeie e guarde como referência. Pode escanear em PDF se preferir. Mande de preferência por DHL, que tem o melhor custo/benefício
Olá, bom dia, não havia visto a mensagem, muito obrigado mesmo pela ajuda, será que em 4 meses eles finalizam o processo? Ou levaria mais tempo?
@Álvaro17 , quatro meses é um prazo razoável
Também pode mandar para a CRC de Alcobaça
Rua Afonso de Albuquerque n.º 13 1.º e 2º
2460-020
Alcobaça
Email: [email protected]
Tel: (+351) 262 580 260
Ahh legal, muito obrigado, sei que aqui não é o tema mas vocês sabem se com o assento português eu posso ir para Portugal para morar mesmo e só com passagem de ida? E vocês sabem se com a certidão de casamento aqui do Brasil apostilado minha esposa consegue viajar comigo apenas com a passagem de ida e com intenção de morar? Ou eles podem barrar ela na imigração? Muito obrigado desde já.
@Álvaro17
Sim, você pode.
Se for levar a família, tente dar entrada na transcrição de casamento antes de ir.
Demora uns 4 meses (seja no Rio ou na CRCivil do Porto). Se preferir fazer lá, tem que levar os documentos apostilados.
Idealmente você já devia dar entrada no processo da esposa, se já tiver o tempo necessário. Vai facilitar sua vida ao chegar lá, e já começa a andar o processo.
Não barrarão sua esposa, se ela entrar junto com você. Apenas diga que vai pedir os documentos logo na chegada, que não conseguia agendar no BR para sair a tempo da viagem.
Tendo o assento (impresso), você é cidadão português. Eles verificam, e você entra. Tendo CC e PEP ou não. Lá em Lisboa ou no Porto, você consegue tirar o CC e PEP em 2 dias. É sua primeira prioridade.
Sim, como a Leticialele lembrou ai em baixo, o vôo tem que chegar direto em PT, sem escalas. Só em PT eles têm como conferir que seu assento é válido. A imigração é feita na primeira escala seja da UE ou UK. Então faça que isso aconteça direto em PT.
@Álvaro17 , se você pegar um voo direto para Portugal (Lisboa ou Porto), você pode entrar com seu assento português e seu passaporte brasileito. Ela entra como sua esposa, também com o passaporte brasileiro. Leve a certidão de casamento apostilada. SE e apenas SE perguntarem algo, explique ao agente de imigração que vai solicitar seu Cartão Cidadão e passaporte português , transcrever o casamento e solicitar a cidadania dela lá.
Boa sorte!!
Puxaaa, que legal, dessa eu não sabia, muito obrigado mesmo, essa era minha preocupação, por isso queria correr logo com a documentação da transcrição, é que casamos mês passado e queremos ir para PT o quanto antes, uma última dúvida, nós (eu e minha esposa) já moramos em PT durante um ano, foi entre 2022 e 2023 acontece que entramos e fizemos o pedido na Manifestação de interesse e eu fiz o pedido da minha nacionalidade pois meu pai é Português, acontece que fomos embora como "ilegais" pois meu assento não tinha saído ainda e a Manifestação da minha esposa não tinha sido finalizado, ao verem os carimbos da entrada e saída, eles podem querer fazer alguma coisa? Ou como já sou cidadão e ela casada com o mesmo já nem importa mais? Muito obrigado novamente.
Puxa, vocês sabem de muitas coisas mesmo, eu achava que poderia dar problema, por isso minha pressa fazer a transcrição logo, bom, você sabe se eu tendo conhecidos no Rio eu poderia pedir a transcrição lá no consulado? Pergunto isso pois eles não pedem nos documentos um comprovante de endereço, logo como eles saberiam se eu moro ou não no Rio?
@Álvaro17 , você pode usar o endereço de seus amigos e terá que, obrigatoriamente, reconhecer a firma, por autenticidade, no requerimento em um Cartório de Notas do Estado do Rio ou do Espírito Santo. E pode mandar os documentos para a transcrição pelos Correios.
Ahhh legaaal, puxa que bom, esse endereço eu uso apenas no campo de destinatário daquela etiqueta que fica no pacote que eu for enviar pelos correios né? Aí se eles encontrarem divergências enviam de volta para esse endereço né? Seria isso? Muito obrigado novamente.
@Álvaro17 , sim!!
As instruções de pagamento serão pelo email.
A devolução dos documentos, caso caia em exigência, vai para o endereço informado, que deverá ser do Rio de Janeiro
Eles não devolvem mais s documentos enviados.
@Álvaro17
Aconselho que não faça a transcrição do casamento agora. Se fizer, pode cair em investigação de "casamento de conveniência". Alguém que se casa só para ter a nacionalidade, e isso é ilegal.
Aguarde alguns meses. Vá com a esposa, alguns meses depois dá entrada no pedido. Tecnicamente você não deveria pedir antes de 6 meses de casado.
Se não der entrada nos papéis para ela, fica tudo bem, e nada vai acontecer. Se der entrada, vai entrar em investigação, principalmente por ter ficado ilegalmente. Não farão nada com vocês, mas vai demorar horrores para sair a documentação para ela dar entrada no pedido de residência provisória.
Tome um tempo, e depois vá pessoalmente. Se for o caso, peça extensão da permanência dela como cônjuge. Não se afobe em pedir as coisas. Eles vão querer somente saber que o casamento é real, e não de conveniência. E isso leva 6 meses. Se der entrada antes, eles vão esperar os 6 meses para dar a resposta. Esteja preparado para uma resposta mais demorada para o caso dela. Mas impedimento, não haverá.
Se puder, adie um pouco sua ida, para digamos, 4 meses depois de casado. Assim completam-se os 6 meses, e então você pede a transcrição. Fazendo lá, sai no mesmo dia. Mas não corra pra fazer. Aguarde o tempo certo.
Nossa, dessa eu não fazia ideia, muito bom saber, bom, pelo que entendi se eu for para Portgual e pedir minha transcrição de casamento ela sai em 1 dia? Eu não seguiria aquele cronograma de espera igual aos outros?
@Álvaro17
Sim, sai em um dia... se não houver suspeita de casamento de conveniência. Casado há pouco tempo pode dar rolo. Lá é menos do que aqui.
Mas tenha cuidado com isso. Se instrua primeiro. https://rem.sef.pt/wp-content/uploads/EN_2012_PT_02.pdf
aqui também: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5634/1/PG_Rui%20Sampaio.pdf
Poxa, muito obrigado, vou dar uma lida, tenho mais uma dúvida, eu penso em ir com minha esposa em meados de Maio ou Junho, chegando lá em PT aonde teríamos que ir para dar entrada na transcrição e quais os documentos necessários?
@Álvaro17
Você disse: "casamos mês passado e queremos ir para PT o quanto antes".
Casou em Fev/24, logo depois de sua cidadania ter saído. Vai para PT, em digamos, Junho/24. São 4 meses depois do casamento.
6 meses seria um prazo mínimo. Idealmente 1 ano. Vai levantar suspeita de "casamento de conveniência". Uma investigação dessas, com o SEF como está, pode levar 1 ou 2 anos para concluir. Até resolver, ela não consegue residência temporária. Já tem situação anterior que será levantada, que pode atrasar ainda mais.
Pedir a transcrição de casamento leva 4 meses. Seja no consulado do Rio, seja na CRCivil do Porto. Há lugares que consegue fazer rápido pessoalmente, mas terá que pesquisar.
Deve se acalmar, ou a situação dela pode se complicar de novo. Ela pode ficar no limbo por muito tempo. Não está permanecendo ilegal, porque o caso está em investigação, mas também não consegue documentos.
Eu esperaria 6 meses do casamento para ir para PT, e só então pedir a transcrição. É o prazo mínimo para ela não ter problema.
Entendo, mas sobre a minha cidadania eu já tenho ela desde abril de 2023, apenas não tenho o cartão cidadão nem passaporte, estava apenas tentando correr com a transcrição pois nos e-mails que enviei aos consulados eles disseram que para eu poder fazer meu cartão cidadão deveria antes atualizar meu estado civil em Portugal, fiquei com medo de pedir meu cartão cidadão sem atualizar o estado civil, pois eles me disseram que assim que me casa-se deveria atualizar meu estado civil em Portugal, agora estou em dúvida de como proceder. De qualquer forma, se eu esperar os 6 meses para ir para Portugal, de fato consigo minha transcrição em 1 dia? Qual seria o local que teria que ir para que seja feito rápido assim? E quais os documentos?
@Álvaro17
Sim, mas então faça pelo consulado, e não terá problemas. Pessoas se casam, registam o casamento, e fazem documentos. É normal.
O problema surge quando você deseja casar-se e entrar com ela em PT, ainda sem documentos, e com um casamento muito recente. Fica parecendo que você quer legitimar a permanência em PT, através de um casamento de fachada. Mesmo que não seja isso. Leia os documentos que lhe enviei, porque ali explica os detalhes. Há outros, se você buscar.
Outra alternativa seria você ir a PT, conseguir o CC e PEP em 2 dias. Ela não vai com você nessa empreitada. Prepara o lugar pra vocês lá, aluga, faz o que tiver que fazer. Depois você volta, e entra de novo com ela. Nesse processo já se passou algum tempo, e você tem morada, e tal. Você precisa descaracterizar a aparência de "casamento de conveniência".
Eu já ajudei a socorrer um caso parecido com o seu. É bem difícil destravar, levou bastante tempo, muitos documentos, fotos, requerimentos, e tal. E não tinha nenhuma pendência adicional como o de vocês. Por isto estou lhe avisando, antes que aconteça.
Puts, é bem burocrático tudo isso em, mais em baixo do que pensei, bom, vamos lá, eu tenho um agendamento para fazer meu cartão cidadão aqui, eu vi que sai em torno de 45 dias aqui, minha outra questão é: Eu fazendo a transcrição (aqui no BR mesmo) e tendo o cartão cidadão em mãos junto com passaporte e indo com minha esposa para PT em Junho poderia dar algum problema? Digo isso pois tenho muitos familiares que moram em PT, meu irmão inclusive já fez carta convite da primeira vez que eu fui e ainda tenho o meu documento de morada de quando eu morava lá, ou seria melhor eu simplesmente fazer esses documentos que citei acima, ir com ela para PT em meados de Junho e depois de 2 meses dar entrada na residência dela no SEF já que ela tem 90 dias como turista?
@Álvaro17
Nem você nem a esposa terão problemas para entrar em PT, desde que seja sem escalas, vôo direto para PT. Isto não está em questão.
Vocês dois podem ir juntos, só com o seu documento, ou só com o seu assento, e dá no mesmo. Pode fazer os CC lá ao chegar, leva 2 dias. Fazendo lá não pedirão a transcrição do casamento como condição. Consulados sim, pq têm que seguir outras regras adicionais.
Precisa ter cautela ao pedir a transcrição lá com menos de 1 ano de casado (6 meses no mínimo). O problema é para ela. O caso pode cair em investigação criminal por "casamento de conveniência". Não terá grandes consequências, mas ela não poderá sair de PT enquanto a investigação estiver em curso, ou pode não entrar novamente. (Parecido com a situação que vcs enfrentam agora, só que mais intenso).
Poderá atrasar muito para obter a Residência Temporária dela. O SEF está em transição para AIMA. As coisas estão difíceis de conseguir, mesmo para quem não tem circunstâncias adicionais.
Esse é meu conselho. Se quiser tentar, você é livre. Mas fique sabendo desde já que ela poderá ter dificuldades extra se iniciar o dela antes de 6 meses.
Leia atentamente o link que te passei.
Gandalf, como estou morando em PT, posso usar minha autorização de residência como documento? No demais os documentos permanecem os mesmos, correto?
@jlealneves
Se estiver válida, sim. Mas precisa ser notarizada, por um advogado, ou notário, ou o funcionário da Conservatória (e nesso caso é grátis).
A identidade pode ser RG, CIN, Passaporte (menos de 10 anos de emissão, com filiação), ou em Portugal, uma AR ou CC, válidos. (CC poderia ser o caso de menores, onde o pai/mãe é que assina pela criança)
Se mora em PT, e vai entregar pessoalmente, deixe que a funcionária escolha qual documento funciona melhor, e ela vai copiar e notarizar. Mas leve uma cópia, caso ela aceite apenas notarizar (como se faz no BR).
Bom dia, para registro ,fiz uma transcrição de casamento de uma tia Maria Lourdes Vieira, enviei para Alcobaça, em final de novembro, recebi hj email que foi finalizado ,e já enviaram a certidão pelos correios , levou em torno de 4 meses e meio, obrigado e boa sorte a todos