Transcrição de casamento: dicas e informações gerais

191011121315»

Comentários

• Bom dia,

Preciso fazer a transcrição de casamento, o Consulado em Santos está bom para fazer a transcrição?

• Boa tarde, Gandalf

Vou enviar para o Consulado de Santos.

Obrigado, vou manter todos informados do andamento.

• @gandalf bom dia. Você sabe se depois do pagamento do boleto feito a CRC Porto, eles enviam os documentos de volta pro endereço informado ou eu vou ter que pedir novamente ao civil online uma copia do meu registo atualizado? Obrigado.

• gandalfgandalf Usuário

Se pagou, já está feito. Não precisa pedir, basta estar averbado.

Se tem menos de 90 dias do pagamento ao CivilOnline para emitir o assento de nascimento, peça a eles para gerarem uma nova imagem, porque teve uma averbação. Eles geram sem custo para você, e consulta no mesmo link anterior. A validade para download continua igual.

• Oi @gandalf obrigado pela resposta. Eu acabei de ver aqui, que eu recebi no dia 26 de Maio o link para ativação e então acho que acabou passando dos 90 dias que você comentou. Sendo assim, eu teria que novamente pagar pelos 10 dolares para ter o pdf com o casamento averbado? Obrigado.

• gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 3

@raphafcruz

Se quiser ler no documento tem que pagar de novo, mas em geral não precisa. Basta estar feito.

• Entendi @gandalf. Enviei um email ao [email protected] pedindo que eles atualizem a imagem do meu assento de nascimento contando o averbamento do meu casamento. Espero que consiga ter uma resposta deles o quanto antes. Obrigado.

• @viniciusrocha Pode confirmar o endereço do Consulado do Rio para onde enviou ? Grato

• gandalfgandalf Usuário

@jeffersp2010

Rua São Clemente, N.º 424 - Botafogo | CEP 22260-006 | Rio de Janeiro - RJ | Brasil

aqui: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/

Mas não faça a transcrição no seu caso, como explicamos.

• @gandalf Agradeço pelas dicas. Para não cometer nenhum deslize e ter maiores chances, vou seguir sua recomendação. Poderia apenas com base no meu check list verificar se falta algum documento e se no caso, a solicitação de nacionalidade para neto, sendo avós e pais falecidos.

Posso encaminhar para o Consulado do Rio ou se deve seguir para Portugal ?

Minha avó paterna era portuguesa, então:

1. Certidão de nascimento de minha avó portuguesa: tenho o documento do Arquivo de Viseu com cópia reprográfica legível e carimbo em relevo mais assinatura.

2.Certidão de casamento de meus avós (viúvos): inteiro teor e a certidão reprográfica.

3. Certidão de nascimento de meu pai:  tenho a certidão de nascimento inteiro teor e a certidão reprográfica.

4. Certidão de nascimento do neto requerente: Tenho minha certidão de nascimento inteiro teor, preciso anexar também a certidão reprográfica ?

5. Atestado de antecedentes criminais brasileiro do requerente. Já tenho (via online e validada de poucos dias)

6. Cópia autenticada e apostilada do passaporte do requerente. Já tenho a cópia do passaporte em mãos com validade dentro dos 10 anos

7. Formulário 1 D preenchido ? (maiores de idade) é necessário ?

8.Pagamento da taxa de 175 Euros, no caso do Consulado como proceder esse pagamento ?

Observação: os documentos brasileiros serão apostilados.

Obrigado desde já.... abrs.

• gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 8

@jeffersp2010

1. Certidão de nascimento de minha avó portuguesa: cópia reprográfica legível e carimbo em relevo e assinatura. OK

2a.Certidão de casamento de meus avós (viúvos)inteiro teor e a certidão reprográfica apostilada.

2b. Certidão de nascimento de seu avô brasileiro, reprográfica, apostilada.

3. Certidão de nascimento de meu pai: reprográfica apostilada. (antigamente aceitavam de inteiro teor, atualmente pedem a reprográfica)

4. Certidão de nascimento do neto requerente reprográfica apostilada.

5. Atestado de antecedentes criminais brasileiro do requerente. Faça 1 semana antes de mandar. tem que chegar lá dentro da validade. Os antecedentes criminais é de todos os países que tem nacionalidade, ou que morou depois de 16 anos de idade. Se só morou no Brasil, pode imprimir do site da PF, com cert digital: https://servicos.pf.gov.br/epol-sinic-publico/

Se morou em outros países explique: pode precisar traduzir e/ou apostilar, e cada caso pode ser diferente

6. Cópia autenticada e apostilada do passaporte do requerente com filiação. Já tenho a cópia do passaporte em mãos com validade dentro dos 10 anos. Se fez no BR tem filiação. Se foi feito num consulado no exterior normalmente não tem.

Poderia ser também a cópia autenticada e apostilada da identidade (RG ou CIN), menos de 10 anos de emissão.

7.Pagamento da taxa de 175 Euros. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

8. impressão simples do e-mail recebido após o pagamento, com o form personalizado.

9. Formulário 1D preenchido (maiores de idade, é necessário? SIM, é indispensável). Imprimir o form personalizado que vem no e-mail, a cores, frente-e-verso, todas as páginas (inclusive as de instruções), em papel A4. Preencher sem rasuras, e levar para datar e assinar num cartório de notas diante do tabelião, para reconhecer por autenticidade.

Faça uma cópia xerox ou escaneie todos os documentos que está mandando. Mande de preferência por DHL para

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL | +351 225573840 [email protected]

Notas:

Não mande para o consulado, nem para o endereço que vem no form. Se fizer isso, irá para Lisboa, onde demora muito mais.

2a e 2b são para sua dispensa de transcrição do casamento dos avós, como foi dito anteriormente.

Eles só se interessam por certidão reprográfica, apostilada. Eu só mandaria a de inteiro teor se houvesse um pedido para isso, ou se a reprografica estivesse muito ilegível. Para ajudar na leitura, e por isso, nem precisa apostilar a digitada. Já apostilou a original.

• @jeffersp2010 , não esqueça de escrever BRASIL no campo em que pedem para discriminar os países em que morou após os 16 anos.

Não escrever isso já causou exigências em outros processos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.