Transcrição de casamento: dicas e informações gerais

1101112131416»

Comentários

• @MarcosMendes , para sua esposa, pela Base X, tem que mandar para a CRCentrais (Lisboa). O prazo é de uns 7 meses.

Para sua filha, mande para o Arquivo Central do Porto. O processo pelo art 1C está levando de 10 a 12 meses. Depois que a nacionalidade dela sair, mande a do filho menor também para o ACP. Os processos de menores levam uns 4 meses.

Boa sorte!

• @ahmedahs2000

Você pode fazer a transcrição de casamento com a Supressão da Certidão de Nascimento do cônjuge

Para isso, precisa mandar documentos que provem que você não tem a certidão.

Documentos para o Suprimento de Registro (se não tiver a certidão de nascimento):

• Certidões Negativas de Busca: Emitidas por cartórios no Brasil, confirmando que não foi encontrado o registro de nascimento, apostiladas.
    • Outras Provas: Certidão de óbito, certidão de nascimento de filhos em comum (com o nome do pai/mãe), certidão de batismo, etc., todos apostilados e comprovando a existência do cônjuge.
    • Habilitação de Casamento (se disponível): Que pode conter uma cópia da certidão de nascimento. Se não tiver, deve haver um documento que tenha substituído a certidão.

Mande o processo de transcrição para a CRC do Porto (NÃO é o ACP). R. de Gonçalo Cristóvão 373, 4000-269 Porto, Portugal

Faça um documento explicando seu caso e junte todos os documentos que tiver, para comprovar sua existência.

Boa sorte!!

• O formuláriopara a nacionalidade portuguesa da minha filha é o mesmo do Consulado de São Paulo ? e qual é o valor a pagar? eu pago quando?

e o Pedido Base-X da minha esposa envio para onde para CRC do Porto ?

• LeticialeleLeticialele Usuário
    editado janeiro 13

@MarcosMendes

O formuláriopara a nacionalidade portuguesa da minha filha é o mesmo do Consulado de São Paulo ? e qual é o valor a pagar? eu pago quando?

O formulário é recebido pelo e-mail após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros. O Formulário chegará com o recibo de pagamento no cabeçalho. Você paga com cartão de crédito Visa ou Mastercard.

O cartão pode ser de qualquer pessoa, mas não esqueça de colocar o nome da sua filha como REQUERENTE.

Imprima colorido, frente e verso, e peça à sua filha para preencher e levar a qualquer cartório de notas para assinar na frente do funcionário e reconhecer a assinatura por AUTENTICIDADE.

Junte a certidão de nascimento dela por cópia reprográfica do livro, apostilada; cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte emitidos há menos de 10 anos; e cópia simples do seu assento português. Se ela trocou o nome com o casamento, tem que mandar uma certidão de casamento inteiro teor apenas para justificar a eventual diferença entre o nome no RG e na certidão de nascimento.

O pedido para ela deve ser encaminhado para o Arquivo Central do Porto, que é a Conservatória mais rápida e confiável.

e o Pedido Base-X da minha esposa envio para onde para CRC do Porto ? Não, o pedido pela Base X só é processado na CRCentrais - Lisboa.

Observe que CRC do Porto NÃO é o mesmo que ARQUIVO CENTRAL DO PORTO.

• Muito obrigado pela sua resposta @Leticialele. Tem pessoas conseguiram transcrever com aquele jeito? Porque assim tenho que apostilar muitos documentos.

• gandalfgandalf Usuário

@ahmedahs2000

Não sei se você tem em seu documento alguma coisa que comprove ser apátrida. Isso pode simplificar a documentação.

Mas seu caso deve exigir mais apostilas que outros.

O apostilamento pode ser feita em qualquer estado no Brasil, e o preço é tabelado por estado, e atualizado todo ano. Se são poucos não compensa, porque tem que pagar a remessa por Sedex. Tem algum risco de extravio. Mas se forem 3 ou mais, pode valer a pena. Fica pela metade do preço de MG, SP, ou RJ.

Os estados mais baratos para apostilar são Brasília e Santa Catarina. Eles estão acostumados a fazer isso. Ligue e combine antes.

Não olhei a tabela de 2026. Até o ano passado cada apostila era R$65 em SC, e R$175 em MG, R$120 no RJ e R$154 em SP). Aí tem que fazer a conta do Sedex uns R$40, e seguro R$7 (é opcional, mas paga o custo de refazer os docs se houver extravio).

Você decide se quer usar esse caminho ou não.

cartório JK (https://cartoriojk.com.br/), de Brasília

Escrivania de Paz do Saco dos Limões | A/C Diego | +55 48 9630-7033 | Rua João Motta Espezim, 47 | Saco dos Limões, Florianópolis/SC | 88045-400

• obrigado @gandalf, vou mandar mesmo para Brasilia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.