amigo @gandalf , para conhecimento de todos ontem recebi um email, da mesma forma que os amigos receberam acima, do processo de minha tia OTILIA AUGUSTA SÁ. Meu primo estava muito ansioso e pediu para eu solicitar para Civil Online, ontem mesmo, sabendo que corria riscos do assento não estar pronto, e para minha surpresa, o assento foi liberado hoje, mas bem , "seco" só com nome data de nascimento , nome do pai e mãe, e com data de 09/05/2024, escrito: processado automaticamente pelo sistema, sem nomes de avôs e dados dos pais tudo com asteriscos. Vamos crer que vai funcionar agora, e bolinha 07 continua marrom kkkk
Eu realmente não fazia ideia de que eu poderia requerer do meu filho sem ter o assento pronto. Paciência.
Agora deixa eu ver se entendi.
Eu pagando o formulário vou receber um formulário de filhos com x folhas. Devo imprimir todas em frente e verso e colar a etiqueta de reconhecimento de firma sobre as instruções. Mas como devo juntar as folhas? Devo grampear? Eu imprimo uma pagina na frente do A4 e outra pagina no verso do A4? Digo, não preciso imprimir as três paginas do formulário no mesmo A4?
Pois neste caso, a etiqueta de reconhecimento ficará em uma folha diferente da assinatura.
E outra dúvida: o formulário que virá por e-mail é como o que está na paina do IRN, ou seja, já pronto pra preenchimento pelo computador?
@gandalf , amigo eu novamente, hoje solicitei pela Civil Online o assento de Ruth Gonçalves Trindade , e me enviaram hoje mesmo, mas o assento saiu com nome de casada Ruth Gonçalves Trindade, não teria que sair com nome de solteira? Ruth Gonçalves da Silva? e só após sua transcrição de casamento averbarem a alteração de nome? Peço retificação? desde já agradeço orientações
Antes não podia. A partir do DL N.º 26/2022, de 18 de março (que introduziu a apensação de processos), passou a poder mandar os processos dos descendentes juntos com o o do progenitor, até a 3ª geração.
O formulário imprime duas páginas por folha, frente-e-verso, quantas folhas forem necessárias. Junta-se o documento ao fazer o reconhecimento por autenticidade. As páginas são numeradas 1 e 2 de 3 (na primeira folha), 3 de 3 (na segunda folha), uma página em cada face do papel. O mesmo ocorre se for 4 páginas.
O cartório pode colar a etiqueta onde desejar, desde que não cubra as informações preenchidas. OK se cobrir instruções.
O formulário é o mesmo. Apenas quando vem personalizado, o nome do requerente, e os dados do pagamento já vem preenchido.
Em relação ao decreto, eu imaginei que para ocorrer desta forma o meu processo de filho e o processo de filho do meu filho, deveriam ter sido mandados juntos com pedido de apensar. Não imaginei que poderia pedir para apensar em um momento posterior. Achei que o pensamento só fosse possível no mesmo momento do protocolo do processo principal.
Em princípio sim, deve ser enviado de preferência junto no mesmo envelope, para ser analisado pelo mesmo conservador. É o item-1 do DL. Neste caso os processos "são apensados" e avaliados juntos, e aprovados na sequência. Deve ser bem mais rápido o desfecho.
Embora esteja no mesmo artigo, o item-5 não é considerado apensação, "5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos". Mas fica facultado enviar os dados de outro processo "para efeitos de consulta pelo conservador". Fazendo isso eles podem aguardar o primeiro, e então fazer o segundo, na ordem de dependência. Não ganha tanto quanto se mandar junto.
Também funciona o item-5 para compartilhar documentos entre processos. Por exemplo, 3 filhos menores, pode mandar um único documento de identidade apostilado de ambos os pais, e pedir a juntada dele aos 3 processos.
O Flash Nº.69/2024 diz que os dados são corrigidos na hora de pedir o CC (nos balcões do IRN ou nos consulados).
Na prática, alguns consulados nem sabem que esse flash existe. A pessoa pede o CC e eles dizem que tem que retificar. Algumas vezes o próprio consulado pede a retificação, mas na maioria eles ignoram o flash-69 e mandam a pessoa de volta para cuidar disso primeiro.
A separação de Nome e Apelido (alguns vêem separados, outros não), e a Naturalidade (onde falta o nome da cidade) são os mais comuns.
Se for pedir, peça todos de uma vez só.
Mas se decidir fazer o CC como está, então não retifique. Deixe que o consulado se manifeste. Apele para o flash-69/2024.
Pessoal, desculpem a pressa, mas vou tentar fazer da melhor forma possível um histórico com datas desde a emissão do assento.
Dia 09 ou 10 de maio comecei a ver em um grupo de advogados de Portugal, postado em um grupo do FB que começaram a sair entre 8 e 9 de maio mais uma leva de assentos. Como havia fotos dos assentos levei em consideração.
No dia 10 de maio mandei um e-mail pro Porto sem nem mesmo perguntar se estava pronto, já afirmei que estava e pedi para enviarem o PDF.
Lembro que minha aprovação (bolinha 6 verde) saiu em 18/03 e verifiquei que os assentos prontos no grupo de advogados (eram 3 assentos), 2 estavam na mesma época que o meu.
Mandei o e-mail pra Carla no dia 10/05 e ela respondeu na mesma hora dizendo que estava pronto e me dando o número, mas com aquela resposta padrão afirmando que eu já podia fazer o CC mesmo sem o assento, que seria enviado em breve.
Na mesma hora (10/05) pedi ao Civil online que me enviou em 20 minutos.
Claro que só saiu meu nome, no lugar certo (apelido e nome), mas sem nome dos avós e sem naturalidade e todo o resto.
No dia 10/05 (sexta) mesmo, já agendei o CC para o dia 13/05 (segunda) no Consulado do Rio e mesmo com as “omissões” no assento não tive nenhum problema pra fazer o Cartão. Foi feito em 30 minutos.
Recebi o CC em +/- 15 dias corridos, na minha casa. (não paguei e nem pedi urgência)
Com o cartão em mãos, no dia 29/05 fiz meu agendamento no Consulado do Rio para no dia 31/05 fazer a CMD. Fiz em 40 minutos (tempo da chegada a saída do Consulado).
Antes de prosseguir, uma observação: Tentei muito fazer com o App do Governo, mas ele não consegue ler o CC, é um bug. Comprei o leitor de cartão pra fazer a CMD pelo site, mas dava problema com o Java. Em tese é possível ativar a CMD sem ir ao Consulado, mas mesmo com o leitor de cartão funcionando, mas o java com conflito, desisti e fui ao Consulado. Com o App não adianta. Ele tem um bug pra reconhecer o CC.
Neste meio tempo verifiquei neste fórum e em outros que o ACP estava parando de fazer as averbações de correção se valendo de um Despacho Flash obscuro.
Realmente achei isso um absurdo e resolvi mandar um e-mail pedindo as retificações básicas: minha naturalidade e nome dos meus avós.
No dia 24/05 mandei o e-mail pedindo as averbações e dizendo que, caso se negassem, eles estariam violando arts. do Cód. de Registo Civil, apontei quais... informei que o Despacho Flash, além de obscuro e sem transparência, não poderia revogar norma do Código de Registo e, no mesmo dia 24/05 a noite a Carla mandou um e-mail dizendo que tinha feito as retificações. Mas não mandou o Assento. Não pedi outra via no Civil Online para saber se fez ou não.
Nisto tudo a bolinha 7 continuava marrom.
No dia 04/06 recebi, como muitos, o e-mail dizendo que o processo foi concluído e que o assento seria, em breve, enviado por e-mail.
A bolinha 7 continuava marrom (04/06).
Em 06/06 ela ficou verde.
Estou aguardando receber por e-mail para verificar se as averbações foram feitas.
Agora vou fazer a CMD da minha esposa, que não tem a nacionalidade ainda, mandei ontem o pedido dela pelo casamento e vou mandar a transcrição amanha pro consulado do rio, para então fazer pelo sistema do IRN o registo da minha filha de 2 meses. Depois conto como foi!
Acho que é isso. Desculpem a correria, se algo não ficou claro eu estou pronto a esclarecer.
Responda ao CivilOnline no mesmo e-mail pedindo para gerarem novamente o assento, porque teve retificações. Eles vão gerar novo assento em PDF, já com as averbações, sem pagar novamente. A chave de recuperação será a mesma, mas a imagem será do assento já retificado.
Chegou meu passaporte, do dia em que solicitei no vice-consulado até hoje deram exatos 7 dias corridos. Solicitei no dia 03/06 e chegou hoje. Fiquei muito satisfeito com o tempo para produção e entrega, confesso que achei que fosse levar bem mais. Para dar mais info para os próximos que solicitarem:
Você precisa assinar para receber
Ele vem bem embalado em plástico bolha, diminuindo qualquer risco de danificar durante transporte
Você recebe o código de rastreio assim que enviarem e no dia da entrega começa a receber notificações. Consegui até acompanhar a entrega no app da DHL vendo onde estava a van de entrega.
Se eles não responderam em 1-4 dias, não responderão. Faça novo pedido, do zero.
Clique aqui, leia com atenção os dois posts em sequência, e leia os links contidos neles.
Decida antes:
vai pedir o CC no consulado, tendo no assento o "nome corrido" e Naturalidade faltando a cidade, sem outros erros (pelo flash-69/2024)
vai pedir retificação antes, corrigindo de uma só vez os erros e omissões relevantes (não corrige tudo, só os 6 pontos mencionados)
Nem sempre os consulados aceitam aplicar o flash-69/2024, ou não sabem da existência dele.
Nem sempre fazem as retificações pedidas da 1ª vez. Se decidiu pedir, é porque vc julgou relevante, então siga até conseguir a retificação, para não enfraquecer o pedido para os que vêm depois.
Cada vez que um pedido formal (com requerimento) é negado, se a pessoa desiste na primeira investida, seria melhor não ter pedido. Responda, argumente, insista. A cada investida, use um argumento novo, não apenas a repetição do mesmo pedido.
Retornando aqui depois de bastante tempo. Após tanta prorrogação no prazo do meu processo, segui aquele conselho valioso do Gandalf de não ficar consultando diariamente o site, e descansei minha mente. Há duas semanas, após 1 ano e 5 meses, recebi o email dizendo que meu processo foi terminado, apesar de no assento constar que foi lavrado em 22 Fevereiro.
Vou correr agora com a transcrição do meu primeiro casamento e ja enviar o processo das minhas filhas, mas quero agradecer especialmente ao @gandalf e a @Leticialele !! Não tenho palavras pra descrever minha gratidão por todo apoio de sempre, desde lá do começo de 2021, quando eu nem sabia por onde começar o processo do meu avô.
De lá pra cá já foram 10 processos de atribuição finalizados sem nenhuma exigência! Um deles é do meu tio que está há um ano morando e trabalhando na França, e é sobre isso que gostaria de falar.
Meu primo de 20 anos foi visitá-lo este mês, e segundo meu tio, o consulado de lá já havia dito que que meu primo poderia fazer o processo diretamente pelo consulado da França pois sairia em poucos dias. Eu fiquei receosa com a informação e disse que demoraria o mesmo tempo que no Brasil, pois na minha mente, todos os consulados apenas coletam os processos e enviam para Portugal analisar.
Ocorre que meu tinha tinha um horário agendado no consulado de Paris hoje para "dar entrada no processo" e saiu de lá com um assento na mão, rsrsrs. Alguém sabe me dizer o que houve?
Ele me disse que a atendente, super grossa, disse que este assento é provisório e que ele receberá outro por email em até 10 dias. Também não entendi essa informação, rsrs.
Agora o irmão mais velho que iria enviar sua documentação para a ACP, daqui, quer esperar ir pra França e fazer por lá.
Fiquei pensando se o fato do meu primo não ter completado 21 anos tem alguma relação com a agilidade do processo, ou se as coisas por lá são diferentes mesmo. Alguém saberia me dizer.
Comentários
@jacqueline_rielli
O mais rápido é ir de avião ou trem (comboio) até PT e fazer o CC e o PEP em 2-3 dias úteis.
Só faz em Lisboa ou no Porto.
Agenda antes o dia numa conservatória, chega lá na véspera.
Antes das 7:00 tem que ter chegado e estar na fila. Às 8:00 separam a fila para quem está agendado.
Abrem às 9:00 mas ela estando agendada, será a 1ª da fila.
Pede o CC, em seguida, com o protocolo do CC pede o PEP. Sai de lá pouco depois do meio dia.
Às 16:00 vai ao Campus da Justiça e retira o CC. Pronto, está documentada para a UE.
No dia seguinte, às 17:15 vai na loja do IRN do aeroporto, e eles chamam pelo nome numa portinha ao lado, e entregam o PEP.
Sobre a retificação, leia neste tópico (clique), e siga os links que eles contêm.
amigo @gandalf , para conhecimento de todos ontem recebi um email, da mesma forma que os amigos receberam acima, do processo de minha tia OTILIA AUGUSTA SÁ. Meu primo estava muito ansioso e pediu para eu solicitar para Civil Online, ontem mesmo, sabendo que corria riscos do assento não estar pronto, e para minha surpresa, o assento foi liberado hoje, mas bem , "seco" só com nome data de nascimento , nome do pai e mãe, e com data de 09/05/2024, escrito: processado automaticamente pelo sistema, sem nomes de avôs e dados dos pais tudo com asteriscos. Vamos crer que vai funcionar agora, e bolinha 07 continua marrom kkkk
Muito obrigada, pelo aconselhamento e ajuda de sempre @gandalf !
Já encaminhei as orientações para ela.
@VANIAVIEIRA
Se quiser, e souber, informe os dados dela para a planilha, para ajudar a outros. https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
Um dia vão acabar mudando a cor da bolinha, e mandando um e-mail daqui a 3 meses dizendo que ficou pronto. Pode ignorar os dois.
Na planilha, tendo o assento, conta como 7-verde. (mesmo que não esteja)
Veja no post anterior ao seu, o link para avaliar se precisa pedir retificação, ou se vai só fazer o CC.
@jacqueline_rielli
Só mais um detalhe: Se ela puder esperar até o dia 10/junho seria melhor, porque já consegue o CC do modelo novo.
avise a ela: https://justica.gov.pt/Noticias/Novo-Cartao-de-Cidadao-estara-disponivel-a-partir-de-10-de-junho
e aqui: https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao
@gandalf , ela já estava na planilha, atualizei, mas não sei se fiz corretamente .abs
@VANIAVIEIRA
Já corrigi na planilha e anotei os detalhes na coluna de Observações. Obrigado.
@gandalf obrigado.
Eu realmente não fazia ideia de que eu poderia requerer do meu filho sem ter o assento pronto. Paciência.
Agora deixa eu ver se entendi.
Eu pagando o formulário vou receber um formulário de filhos com x folhas. Devo imprimir todas em frente e verso e colar a etiqueta de reconhecimento de firma sobre as instruções. Mas como devo juntar as folhas? Devo grampear? Eu imprimo uma pagina na frente do A4 e outra pagina no verso do A4? Digo, não preciso imprimir as três paginas do formulário no mesmo A4?
Pois neste caso, a etiqueta de reconhecimento ficará em uma folha diferente da assinatura.
E outra dúvida: o formulário que virá por e-mail é como o que está na paina do IRN, ou seja, já pronto pra preenchimento pelo computador?
@gandalf , amigo eu novamente, hoje solicitei pela Civil Online o assento de Ruth Gonçalves Trindade , e me enviaram hoje mesmo, mas o assento saiu com nome de casada Ruth Gonçalves Trindade, não teria que sair com nome de solteira? Ruth Gonçalves da Silva? e só após sua transcrição de casamento averbarem a alteração de nome? Peço retificação? desde já agradeço orientações
@viniciusrocha
Antes não podia. A partir do DL N.º 26/2022, de 18 de março (que introduziu a apensação de processos), passou a poder mandar os processos dos descendentes juntos com o o do progenitor, até a 3ª geração.
O formulário imprime duas páginas por folha, frente-e-verso, quantas folhas forem necessárias. Junta-se o documento ao fazer o reconhecimento por autenticidade. As páginas são numeradas 1 e 2 de 3 (na primeira folha), 3 de 3 (na segunda folha), uma página em cada face do papel. O mesmo ocorre se for 4 páginas.
O cartório pode colar a etiqueta onde desejar, desde que não cubra as informações preenchidas. OK se cobrir instruções.
O formulário é o mesmo. Apenas quando vem personalizado, o nome do requerente, e os dados do pagamento já vem preenchido.
Obrigado, @gandalf
Em relação ao decreto, eu imaginei que para ocorrer desta forma o meu processo de filho e o processo de filho do meu filho, deveriam ter sido mandados juntos com pedido de apensar. Não imaginei que poderia pedir para apensar em um momento posterior. Achei que o pensamento só fosse possível no mesmo momento do protocolo do processo principal.
@viniciusrocha
Em princípio sim, deve ser enviado de preferência junto no mesmo envelope, para ser analisado pelo mesmo conservador. É o item-1 do DL. Neste caso os processos "são apensados" e avaliados juntos, e aprovados na sequência. Deve ser bem mais rápido o desfecho.
Embora esteja no mesmo artigo, o item-5 não é considerado apensação, "5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos". Mas fica facultado enviar os dados de outro processo "para efeitos de consulta pelo conservador". Fazendo isso eles podem aguardar o primeiro, e então fazer o segundo, na ordem de dependência. Não ganha tanto quanto se mandar junto.
Também funciona o item-5 para compartilhar documentos entre processos. Por exemplo, 3 filhos menores, pode mandar um único documento de identidade apostilado de ambos os pais, e pedir a juntada dele aos 3 processos.
Bom dia pessoal, pergunta pra quem enviou pedido de correções.
Quanto tempo levou para obter uma resposta sobre a correção de local de nascimento/nomes de avós/...
Eu já poderia pedir pedir a cidadania da minha esposa (Pelo casamento) mesmo antes dessas correções serem efetuadas?
Obrigado!
@Chiapa
Não creio que farão esta retificação. Vêm negando sistematicamente mesmo as essenciais, mencionadas aqui (clique).
Acho que não terá nenhuma resposta. Vão apenas ignorar o pedido.
Obrigado, @gandalf .
Quando tu disse: "eles esperam que os dados essenciais sejam identificados e retificados no balcão do IRN, ou nos Consulados Gerais."
Então eu posso corrigir eles diretamente no consulado de Londres? (Eu imagino q esse seja um consulado geral e não um pequeno)
@Chiapa
O Flash Nº.69/2024 diz que os dados são corrigidos na hora de pedir o CC (nos balcões do IRN ou nos consulados).
Na prática, alguns consulados nem sabem que esse flash existe. A pessoa pede o CC e eles dizem que tem que retificar. Algumas vezes o próprio consulado pede a retificação, mas na maioria eles ignoram o flash-69 e mandam a pessoa de volta para cuidar disso primeiro.
A separação de Nome e Apelido (alguns vêem separados, outros não), e a Naturalidade (onde falta o nome da cidade) são os mais comuns.
Se for pedir, peça todos de uma vez só.
Mas se decidir fazer o CC como está, então não retifique. Deixe que o consulado se manifeste. Apele para o flash-69/2024.
Perfeito, @gandalf !
Ela deve fazer isso hoje. Muito obrigada novamente!
Pessoal, desculpem a pressa, mas vou tentar fazer da melhor forma possível um histórico com datas desde a emissão do assento.
Dia 09 ou 10 de maio comecei a ver em um grupo de advogados de Portugal, postado em um grupo do FB que começaram a sair entre 8 e 9 de maio mais uma leva de assentos. Como havia fotos dos assentos levei em consideração.
No dia 10 de maio mandei um e-mail pro Porto sem nem mesmo perguntar se estava pronto, já afirmei que estava e pedi para enviarem o PDF.
Lembro que minha aprovação (bolinha 6 verde) saiu em 18/03 e verifiquei que os assentos prontos no grupo de advogados (eram 3 assentos), 2 estavam na mesma época que o meu.
Mandei o e-mail pra Carla no dia 10/05 e ela respondeu na mesma hora dizendo que estava pronto e me dando o número, mas com aquela resposta padrão afirmando que eu já podia fazer o CC mesmo sem o assento, que seria enviado em breve.
Na mesma hora (10/05) pedi ao Civil online que me enviou em 20 minutos.
Claro que só saiu meu nome, no lugar certo (apelido e nome), mas sem nome dos avós e sem naturalidade e todo o resto.
No dia 10/05 (sexta) mesmo, já agendei o CC para o dia 13/05 (segunda) no Consulado do Rio e mesmo com as “omissões” no assento não tive nenhum problema pra fazer o Cartão. Foi feito em 30 minutos.
Recebi o CC em +/- 15 dias corridos, na minha casa. (não paguei e nem pedi urgência)
Com o cartão em mãos, no dia 29/05 fiz meu agendamento no Consulado do Rio para no dia 31/05 fazer a CMD. Fiz em 40 minutos (tempo da chegada a saída do Consulado).
Antes de prosseguir, uma observação: Tentei muito fazer com o App do Governo, mas ele não consegue ler o CC, é um bug. Comprei o leitor de cartão pra fazer a CMD pelo site, mas dava problema com o Java. Em tese é possível ativar a CMD sem ir ao Consulado, mas mesmo com o leitor de cartão funcionando, mas o java com conflito, desisti e fui ao Consulado. Com o App não adianta. Ele tem um bug pra reconhecer o CC.
Neste meio tempo verifiquei neste fórum e em outros que o ACP estava parando de fazer as averbações de correção se valendo de um Despacho Flash obscuro.
Realmente achei isso um absurdo e resolvi mandar um e-mail pedindo as retificações básicas: minha naturalidade e nome dos meus avós.
No dia 24/05 mandei o e-mail pedindo as averbações e dizendo que, caso se negassem, eles estariam violando arts. do Cód. de Registo Civil, apontei quais... informei que o Despacho Flash, além de obscuro e sem transparência, não poderia revogar norma do Código de Registo e, no mesmo dia 24/05 a noite a Carla mandou um e-mail dizendo que tinha feito as retificações. Mas não mandou o Assento. Não pedi outra via no Civil Online para saber se fez ou não.
Nisto tudo a bolinha 7 continuava marrom.
No dia 04/06 recebi, como muitos, o e-mail dizendo que o processo foi concluído e que o assento seria, em breve, enviado por e-mail.
A bolinha 7 continuava marrom (04/06).
Em 06/06 ela ficou verde.
Estou aguardando receber por e-mail para verificar se as averbações foram feitas.
Agora vou fazer a CMD da minha esposa, que não tem a nacionalidade ainda, mandei ontem o pedido dela pelo casamento e vou mandar a transcrição amanha pro consulado do rio, para então fazer pelo sistema do IRN o registo da minha filha de 2 meses. Depois conto como foi!
Acho que é isso. Desculpem a correria, se algo não ficou claro eu estou pronto a esclarecer.
@viniciusrocha
Responda ao CivilOnline no mesmo e-mail pedindo para gerarem novamente o assento, porque teve retificações. Eles vão gerar novo assento em PDF, já com as averbações, sem pagar novamente. A chave de recuperação será a mesma, mas a imagem será do assento já retificado.
Boa tarde pessoal! Deixando a atualização...
Chegou meu passaporte, do dia em que solicitei no vice-consulado até hoje deram exatos 7 dias corridos. Solicitei no dia 03/06 e chegou hoje. Fiquei muito satisfeito com o tempo para produção e entrega, confesso que achei que fosse levar bem mais. Para dar mais info para os próximos que solicitarem:
Bom dia, @viniciusrocha
Tu poderia compartilhar o que tu mandou para eles? (Sem suas informações, 'e claro hehe)
Já faz quase 1 mês que enviei email para a o crc informações, arquivo central e civil online e até agora nem sinal de vida.
Pelos relatos aqui, nao tenho mta esperança q eles vao me responder, como escrevi um email simples só pedindo as mudanças.
Eu estava pensando em pedir direto no consulado, mas arriscaria voltar pra casa sem nenhuma mudança.
Obrigado!
@Chiapa
Se eles não responderam em 1-4 dias, não responderão. Faça novo pedido, do zero.
Clique aqui, leia com atenção os dois posts em sequência, e leia os links contidos neles.
Decida antes:
Nem sempre os consulados aceitam aplicar o flash-69/2024, ou não sabem da existência dele.
Nem sempre fazem as retificações pedidas da 1ª vez. Se decidiu pedir, é porque vc julgou relevante, então siga até conseguir a retificação, para não enfraquecer o pedido para os que vêm depois.
Cada vez que um pedido formal (com requerimento) é negado, se a pessoa desiste na primeira investida, seria melhor não ter pedido. Responda, argumente, insista. A cada investida, use um argumento novo, não apenas a repetição do mesmo pedido.
Obrigado, @gandalf
Eu nao tinha visto esse teu post ainda, meu pedido foi bem informal.
Eu vou enviar de acordo com esse template que tu montou e ver o q acontece.
S'o uma pergunta, a minha cidadania foi enviada para ACP porém no Assento fala Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.
ps: Eu tentei marcar pra fazer o CC e corrigir tudo ali na hora, mas não tem horário aqui em Londres.
@Chiapa , se ajudar postei no diretório que achei mais adequando: https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/340/retificacao-do-assento/p1
@Chiapa , todos os assentos relativos aos processos de Nacionalidade são emitidos pela CRCentrais, ainda que tenham tramitado em outras Conervatórias.
Boa tarde @Chiapa.
Segue abaixo relato após receber meu assento com alguns erros.
Encaminhei e-mail pedindo correções do assento para [email protected]
Cronologia:
23/5 - Solicitei correção nome (tinha um erro de acentuação), local de nascimento e nomes dos avós.
24/5 – A equipe do Civil On Line encaminhou para "RCCentrais"
3/6 - Solicitei posicionamento sobre as correções solicitadas.
5/6 - Arquivo Porto respondeu informando que "Atualizada naturalidade e nome em conformidade"
Não pedi nova cópia do Assento no Civilonline para confirmar, mas acredito que somente os avós continuaram errado, segundo a resposta enviada.
Espero que ajude.
Não precisam responder nada referente a esta citação acima. Estava em rascunho e acabou indo, nem sei como. Farei minha pergunta abaixo!
Olá, amigos!
Retornando aqui depois de bastante tempo. Após tanta prorrogação no prazo do meu processo, segui aquele conselho valioso do Gandalf de não ficar consultando diariamente o site, e descansei minha mente. Há duas semanas, após 1 ano e 5 meses, recebi o email dizendo que meu processo foi terminado, apesar de no assento constar que foi lavrado em 22 Fevereiro.
Vou correr agora com a transcrição do meu primeiro casamento e ja enviar o processo das minhas filhas, mas quero agradecer especialmente ao @gandalf e a @Leticialele !! Não tenho palavras pra descrever minha gratidão por todo apoio de sempre, desde lá do começo de 2021, quando eu nem sabia por onde começar o processo do meu avô.
De lá pra cá já foram 10 processos de atribuição finalizados sem nenhuma exigência! Um deles é do meu tio que está há um ano morando e trabalhando na França, e é sobre isso que gostaria de falar.
Meu primo de 20 anos foi visitá-lo este mês, e segundo meu tio, o consulado de lá já havia dito que que meu primo poderia fazer o processo diretamente pelo consulado da França pois sairia em poucos dias. Eu fiquei receosa com a informação e disse que demoraria o mesmo tempo que no Brasil, pois na minha mente, todos os consulados apenas coletam os processos e enviam para Portugal analisar.
Ocorre que meu tinha tinha um horário agendado no consulado de Paris hoje para "dar entrada no processo" e saiu de lá com um assento na mão, rsrsrs. Alguém sabe me dizer o que houve?
Ele me disse que a atendente, super grossa, disse que este assento é provisório e que ele receberá outro por email em até 10 dias. Também não entendi essa informação, rsrs.
Agora o irmão mais velho que iria enviar sua documentação para a ACP, daqui, quer esperar ir pra França e fazer por lá.
Fiquei pensando se o fato do meu primo não ter completado 21 anos tem alguma relação com a agilidade do processo, ou se as coisas por lá são diferentes mesmo. Alguém saberia me dizer.
O tal assento provisório :
@josiads , esse assento é o definitivo, nada tem de provisório!!
Que maravilha sair assim, em 1 dia!!!
@josiads e @Leticialele
Saiu em um dia e com todos dados de filiação, naturalidade, avós completinhos! Que inveja 😂