Transcrição de casamento: dicas e informações gerais

1911131415

Comentários

  • E eles informaram que os doc enviados não serão devolvidos. Conforme  termos do art.º 17 do Código do Registo Civil.

  • Bom dia,

    Meu pai fez o processo de netos e no acompanhamento já está na bola 7, estou aguardando o assento dele, mas já gostaria de começar a buscar os outros documentos para realizar a transcrição do casamento dele.

    Minha dúvida é a seguinte:

    • a certidão de nascimento do Cônjuge Brasileiro e a Certidão de Casamento precisam ser de 1 ano entre a emissão e a entrada na conservatória ou no Consulado do RJ?

    Penso em já buscar esses documentos para quando sair o assento, já dar entrada com a transcrição.

    Hoje o Consulado do RJ ainda está fazendo esse processo de transcrição?

  • @mariossbento como informei acima, acabei de enviar a solicitação da transcrição para o consulado do Rio e ficou pronta em 2 dias úteis.

    • a certidão de nascimento do Cônjuge Brasileiro e a Certidão de Casamento precisam ser de 1 ano entre a emissão e a entrada na conservatória ou no Consulado do RJ?

    R: SIMMMM. As duas certidões tem que ter no máximo 1 ano (entre a emissão e a entrada), antes de vc enviar....

    Esses assentos estão demorando muito..... uma lástima.

  • @mariossbento se vc mora no Rio, a melhor opção é fazer lá mesmo. Pois só pode dar entrada no consulado do Rio quem mora no Rio.

  • Ah não @AnaFontoura , eu moro em Goiás. Entrei hoje no Fórum e ai estava lendo as coisas, não sabia dessa que só quem mora no Rio.

    O certo então seria enviar para Portugal?

  • @mariossbento

    O serviço consular para quem mora em Goiás é feito no posto consular da Embaixada em Brasíila. O serviço é excelente, e você pode fazer a transcrição no mesmo dia, mas só atendem pessoalmente. Precisa agendar antes, e estar lá na hora marcada.

    agendamento: https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral

    transcrição: https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares#processo-e-registo-de-casamento-incluindo-capacidade-matrimonial

    Como mora em Goiás, não aconselho a se antecipar para pedir os documentos, que valem por 6 meses. Cartórios de Goiás têm um histórico ruim, e frequentemente causam atrasos no processamento, para confirmar a validade. O consulado pede cert recente, no máximo 6 meses. Também veja que a identidade (RG, CIN, ou Passaporte) é recente, menos de 10 anos de emissão.

    Se mora longe de Brasília, e prefere fazer pelo correio, pode mandar diretamente em PT. Tipicamente demora 30 a 60 dias. Pelo mesmo motivo acima, faça uma coisa de cada vez. Espere finalizar cada etapa, antes de iniciar a próxima. Nesse caso recomendo a CRCivil do Porto.

  • mariossbentomariossbento Usuário
    editado outubro 2023

    @gandalf

    A minha tia que também está realizando processo de neto, precisa também fazer a transcrição para os filhos seguirem com o processo deles, porém ela reside em Curitiba, caso eu queira solicitar a transcrição para ela na Embaixada de Brasília, posso?

  • @mariossbento , ela reside na área de jurisdição do Vice-Consulado de Curitiba .

  • Boa tarde a todos, vou enviar uma Transcrição de Casamento de uma tia, a última Transcrição que fiz, foi muito rápida pela Conservatória de Alcobaça, o que me indicam?, continua sendo uma das melhores? ou algo mudou?, não gosto de fazer nada pelo Consulado, não dou muita sorte, sempre barram algo, Agradeço desde já

  • @VANIAVIEIRA , Alcobaça continua sendo uma boa opção.

  • @Leticialele muito obrigada querida, beijinhos

  • Bom dia,

    Alguém sabe quais são os documentos necessários para fazer transcrição do casamento no consulado de Curitiba? Eles não possuem site para buscar as informações.

    Além disso, o esposo da portuguesa que irá fazer a transcrição do casamento já é falecido, existe algum problema?

  • @mariossbento . os documentos são os mesmos em qualquer Consulado ou CRC.

    Certidão de casamento inteiro teor, apostilada;

    Certidão de nascimento inteiro teor do nubente não português;

    Cópia simples da certidão de nascimento do nuvente português;

    Requerimento (pode usar o modelo do Consulado do Rio);

    Cópia autenticada e apostilada do RG se for o filho o reuerente; OU Certidão de nascimento inteiro teor, apostilada se for o neto o requerente;

    Pagamento da taxa de 120 euros, nomalmente cobrada após a conferência da documentação pelo Consulado ou CRC

    Como o cônjuge é falecido, pode solicitar, ao mesmo tempo, a averbação do óbito, com requerimento e certidão de óbito inteiro teor apostilada. A averbação do óbito é gratuita.

  • @Leticialele obrigado pela resposta!

    Se o requerente da transcrição for a própria portuguesa, não necessita desse RG do requerente, certo?

  • RogerioSRogerioS Usuário
    editado novembro 2023

    Boa tarde Nilton e Vlad. @NiltonHessel @Vlad Pen

    Pretendo fazer o cartão do cidadão. Me disseram que seria interessante fazer primeiro a transcrição do casamento, pois sairia o cartão como solteiro se fizer antes da transcrição.

    Pretendo fazer tudo no consulado de Porto Alegre/RS.

    Procede isso?

  • @RogerioS , sim. Se você fizer a transcrição de casamento, seu estado civil já estará atualizado no Cartão Cidadão.

    Verifique o prazo que o Consulado de Porto Alegre leva para fazer a transcrição.

  • @RogerioS

    Você tem várias opções. Pode ser em Porto Alegre, ou em alguma CRCivil em PT.

    A CRCivil do Porto está levando 4-6 meses,

  • Olá, amigos.

    Passei a seguinte lista de docs pra um primo há um tempo atrás, baseado nos docs que eu enviei para Alcobaça, para transcrição do casamento de minha mãe. Alguém pode me dizer se está correta? Ele me avisou hoje que está com tudo em mãos.

    Alcobaça ainda é uma boa opção. A Transcrição da minha mãe saiu em 2 meses na época.


    ⏺️ Certidão de Nascimento Breve Relato da nubente brasileira

    ⏺️Certidão de Nascimento do português de inteiro teor narrativa com anotação do casamento

    ⏺️Certidão de Casamento deles

    ⏺️ Formulário preenchido pelo requerente, que pode ser você ou sua mãe.

    ⏺️ Cópia autenticada do Passaporte da brasileira 


    Muito Obrigada.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado novembro 2023

    @josiads

    Embora nos consulados aceitem certidões de breve relato, sempre se deve usar certidões brasileiras de inteiro teor, apostiladas

    A certidão do português é o assento português, cópia simples. Não precisa da certidão brasileira

    Veja aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/3688/#Comment_3688

    Para quem mora no RJ ou ES, o consulado é uma ótima opção, bastante rápida.

    Em todos esses, você manda os documentos antes, eles analisam, e se estiver OK mandam o boleto para pagamento da taxa (€120 ou algo equivalente em Reais se mandar para o consulado)

  • Bom dia! Para transcrição do casamento, a certidão de inteiro teor do cônjuge brasileiro deve ser a digitada correto? Apostilhada também?

    No caso de união estável, mais de 3 anos, tudo igual casamento normal? Obrigada!

  • gandalfgandalf Usuário

    @regianischarlack

    A certidão de casamento e a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, devem ser ambas de inteiro teor, apostiladas.

    Se pediu a reprográfica, geralmente também funciona, mas eles não gostam de perder tempo decifrando os garranchos. Ponta Delgada não aceitava reprográfica, e devolvia o processo. Pode ser que outras também não aceitem. Se fizer no consulado, siga as regras do consulado.

    No caso de União Estável, vale como tempo de casamento igual, mas precisa fazer a homologação judicial em PT, com auxílio de um advogado português. Demora uns 3 meses, e custa uns €500-800. (só para você ter uma idéia).

    Precisa 3 anos se tiverem filhos em comum já com nacionalidade portuguesa; ou 5 anos se tiver nascido no BR (países de língua portuguesa oficial); ou 6 anos sem restrições.

  • Obrigada pelas informações @gandalf .

    No caso de ser casado mesmo, qual o tempo mínimo de casamento exigido?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 8

    @regianischarlack

    O tempo é o mesmo. 3, 5 ou 6 anos, seja de casado, seja união estável.

    Se casado, a transcrição custa $120 e pronto. Pode correr com a transcrição em paralelo com o art3.

    Se união estável, tem custos e honorários do advogado em PT, e demora uns 3 meses para ter a sentença. Só depois inicia o processo art3.

  • Bom dia,

    Recém recebi o número do assento do meu pai, ainda não recebi a cópia do assento.

    É possível realizar o processo de transcrição de casamento (Consulado em Brasília) apenas com o número do assento?

  • @mariossbento , sugiro, fortemente, que você peça o assento pelo civil online. Vai gastar 10 euros, mas poderá verificar se todos os dados do assento estão corretos.

    Já vi diversos casos de enganos!! É mais prudente conferir antes de mandar.

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

    Ola,

    Vou iniciar a transcrição do casamento dos meus pais para minha mãe fazer a nacionalidade dela, já vi nas respostas acima quais documentos são necessários mas não entendi com relação a taxa.

    1. Faço o envio dos documentos + requerimento preenchido e reconhecido por autenticidade e só depois o CRCivil do Porto me envia o link para pagamento da taxa por cartão?
    2. Sobre os documentos, não são devolvidos após feita a transcrição certo? Para o processo da minha mãe precisarei emiti-los novamente?
    3. O assento do meu pai (português) pode ser o que salvei em PDF em 2022 quando saiu a nacionalidade dele ou preciso pagar novamente a taxa da 10 euros para emitir novamente uma senha de acesso válida por 6 meses?


  • @Gustaf3829

    1 - Sim, eles enviam o link para pagamento, com cartão de crédito, após a análise da documentação;

    2 - os documentos não são devolvidos. Terá que providenciar outros para o processo de nacionalidade;

    3 - Não precisa emitir outro. Bsta mandar uma cópia comum OU apenas o número do assento e o local da emissão.

    Boa sorte!!

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

    Obrigado @Leticialele !

    Uma última dúvida, eu como filho posso solicitar e preencher o requerimento com o passaporte Brasileiro mesmo (emitido há menos de 10 anos) apesar de já ser português?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.