Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

196979899100102»

Comentários

• ammteixammteix Usuário

Olá @gandalf e demais foristas,

Espero que estejam bem.

deixei de acompanhar o fórum há bastante tempo e parece que muita coisa mudou, por isso peço sua ajuda. Meus filhos (maiores e solteiros, nascidos no Brasil) querem fazer a nacionalidade portuguesa deles. A minha está resolvida e com o casamento (com o pai deles) devidamente transcrito em Portugal. Só que o mais velho mora nos Países Baixos e o mais novo no Brasil. Estaremos todos em Portugal neste fim de ano (última quinzena de dezembro) e eles queriam aproveitar pra dar entrada nos pedidos. Eles não têm urgência do resultado, mas queriam dar início logo. Minhas dúvidas:

1. podem entrar com o pedido em Portugal, diretamente ou pelo correio? Se sim, qual seria a melhor via? ACP do Porto, CRC Lisboa, alguma conservatória?
    2. como fica a questão do reconhecimento de firma do pedido, tem que ser feito respectivamente nos Países Baixos e no Brasil, ou pode/deve ser feito em Portugal? Ou, se derem entrada pessoalmente, assinam na hora? Antecipo meus agradecimentos.
  • @ammteix , para pedidos de filhos (art 1C), a melhor Conservatória, sem dúvida, é o Arquivo Central do Porto.

Não sei como está o recebimento direto dos processos lá, porque a maioria do pessoal manda por Correios. Não sei se há fila, se é necessário senha, etc.

Se levar os documentos pessoalmente, vai assinar o Formulário lá e mostrar o original e cópia do RG ou passaporte.

Para quem mora no Brasil, a assinatura presencial no Formulário 1C pode ser feita em qualquer Cartório de Notas. Basta levar o requerimento, impresso frente e verso, colorido, preenchido e assinar na frente do funcionário que for designado.

Quem mora no exterior tem que assinar o formulário em qualquer Consulado, de Portugal na frente de quem for designado. No Consulado de Portugal também é possível notarizar a cópia do RG ou passaporte que tenham sido emitidos há menos de 10 anos. Normalmente, esses serviços precisam ser agendados . No Consulado de Portugal em Boston, por exemplo, cobram 25 dólares para o reconhecimento da assinatura e 25 dólares para a notarização dos documentos.

Para o processo 1C, tem que mandar:

Cópia simples do assento do português;

Certidão de nascimento do Requerente por cópia reprográfica, apostilada;

Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte emitidos há menos de 10 anos;

Fomulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura reconhecida por autenticidade.

Cópia do email que encminha o formulário, após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros.

Para obter o formulário: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Endereço do Arquivo Ventral do Porto

R. do Cunha 404

4200-250

Porto, Portugal

Tel: +351 22 557 3840

Boa sorte!!

• gandalfgandalf Usuário

@ammteix

Só pra complementar a resposta da Leticialele:

O essencial é levar a certidão por cópia reprográfica, apostilada. Se não fez ainda, peça imediatamente no cartório, pq leva tempo.

O RG, CIN, ou Passaporte, precisa ter sido emitido há menos de 10 anos, e trazer a filiação.

Para quem mora no exterior há muito tempo, o RG pode estar vencido, ou o Passaporte não ter a filiação, qdo feito no consulado. Verifique.

-=-=-

O endereço acima é para envio por DHL, CTT, ou correio:

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL

Se fizer pessoalmente, recomenda-se agendar com antecedência (online ou por telefone), e o endereço do ACP será diferente:

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 | Porto - PORTUGAL

-=-=-

Normalmente não há ganho em entregar pessoalmente. O reconhecimento da assinatura pode ser feita em qualquer balcão de nacionalidade, e enviado ao ACP via CTT. Não precisa se deslocar até lá só pra entregar.

Normalmente a pessoa está a passeio, e não quer a amolação de se deslocar com todos os requerentes até o ACP, e passar boa parte do dia lá. Ao passar em frente a algum balcão, autentique os documentos, e em envie por CTT. Não tem que entregar no local que autenticou.

Mas se vai ao Porto, e prefere fazer pessoalmente, pode entregar pessoalmente, nada impede. Apenas assine diante do funcionário, para que ele notarize. No caso da cópia dos documentos, se o funcionário notarizar, não precisa apostilar (como explicado acima pela Leticialele). No balcão de nacionalidade é grátis. Nos consulados uma tem taxa. No cartório no BR tem o custo da autenticação e da apostila (tabelado p/ estado)

• ammteixammteix Usuário

@Leticialele e @gandalf , muito obrigada.

quanto à autenticação da assinatura do formulário, além dos balcões, as Conservatórias também o fazem?

• gandalfgandalf Usuário

@ammteix

Sim, qualquer dos dois. Também todo advogado português é um oficial habilitado, que fazem, mas não justifica muito.

• ammteixammteix Usuário

@gandalf obrigada. Surgiu outra dúvida: como meu filho mais velho mora em Amsterdam (e, claro, tem com ele o passaporte), há como fazer uma cópia autenticada e apostilada do documento? O consulado faz?

• gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 10

@ammteix

Sim, o consulado faz a cópia notarizada, e se for feita no consulado português não precisa apostilar.

Este passaporte, foi emitido no Brasil, ou no consulado de lá?

O passaporte brasileiro só traz o campo de filiação se for emitidos em solo brasileiro, ou se for de menor de idade.

Se renovou no consulado de Amsterdam, ele não tem a filiação, e não serve.

Se o dele não tiver, me diga e eu passo algumas alternativas para ele. (ele provavelmente não vai gostar muito das opções) Rsrsrs

• @Leticialele , @gandalf ,

E demais foristas.

Pergunto a todos vocês:

Após a análise de um processo de filho menor, com decisão favorável, bolinha 7 marrom, o que falta para criação do assento?

Será que existe algo mais que desconhecemos ou é uma simples questão de vontade para fazer o interface sitpro x siinc?

Espero 3 meses e nada.

O que posso fazer? A quem devo recorrer?

Estou só nessa peleja?

• ammteixammteix Usuário

Pois é, justamente o caso dele: passaporte expedido pelo Consulado brasileiro, sem filiação. Quais são as sugestões (q ele não vai gostar) por favor?

• @Alberto_Carneiro2 , você não está só!

Você consultou a nova plataforma de consulta de processos? Não há mais "bolinha 7".

https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

• gandalfgandalf Usuário

@ammteix

vou lhe responder por MsgPrivada, naquele envelope do canto direito superior da tela (na tarja verde)

• donpepedonpepe Usuário
    editado dezembro 12

Pessoal, trago boas novas.

O processo de meu irmão e meus dois sobrinhos (que estavam apensados ao dele) foi concluído hoje... Temos mais um trio de portugueses na área.

Entrega no ACP em 08/01/2024

Senha recebida em 15/01/2024

Conclusão 12/12/2024

Não houve nenhuma movimentação nos três processos até a data de hoje. Já atualizei a planilha.

• gsvglgsvgl Usuário

@Alberto_Carneiro2 estou nessa mesma situação…

Processo de menor, aprovado na antiga plataforma antes da mudança, agora na nova plataforma já estou a mais de 3 meses esperando o registro.

Liguei na linha direta e não me deram uma posição concreta, confirmaram que o processo aguarda a criação do registo.

Estou com muita esperança que saia até o fim do ano, mas não temos muito o que fazer a não ser aguardar 🥲

• gandalfgandalf Usuário

@donpepe

Parabéns aos novos tugas. O deles foi um dos poucos casos de apensação que não foi rejeitado, para sorte dele.

• donpepedonpepe Usuário
    editado dezembro 12

@gandalf

Sem dúvida. Acredito que é pq os processos dos três deram entrada em janeiro. Aparentemente eles começaram a rejeitar apensação mais recentemente (por volta de junho?).

O interessante é que dessa vez os três foram avaliados e aprovados juntos. O da minha filha ficou mais ou menos um mês aguardando a emissão do meu assento para poder seguir. Provavelmente é reflexo do novo sistema, que emitiu o assento do meu irmão imediatamente e com isso "destravou" na hora o processo dos meus sobrinhos. No caso dos sobrinhos, um deles é menor de idade (tinha 16a na entrada do processo) e o outro é maior de idade (21 anos).

• @donpepe , parabéns ao seu irmão!! Comemorem muito!! ACP está agilizando os processos.

Só alguns, que deram entrada em out 23 é que estão enfrentando problemas na emissão dos assentos!!

Eu não consigo compreender o motivo de estarem negando a apensação. O item I do art 40-A do Regulamento da Nacionalidade é claríssimo!!

• donpepedonpepe Usuário
    editado dezembro 12

@Leticialele

Obrigado!!! E não posso esquecer de agradecer principalmente a você e ao @gandalf que deram as orientações que permitiram esses processos serem bastante tranquilos (dentro do possível rs).

Já avisei a meu irmão que ele terá que pagar pedágio fazendo coreografias de danças típicas portuguesas e postar nas redes sociais para demonstrar efetiva ligação com a comunidade lusitana 😂

Brincadeiras à parte, eu concordo contigo sobre a apensação. Não sou advogado, mas o texto do art 40-A me parece claro e cristalino. Me parece mais má vontade do que uma razão baseada na lei.

• @donpepe , se ele postar essas coreografias, me avisa, por favor!! Vou adorar assistir!!!

Hahaha, muito boa ideia!!!

Sugiro que ele pague para você um almoço com bacalhau e vinho verde branco bem gelado!!!

• markpsomarkpso Usuário

Saiu hoje as 08:20 da manhã a nacionalidade da minha tia, deu certo o procedimento que vocês me indicaram aqui no grupo, muito obrigado !!!!!!!

• @markpso , parabéns!!!!

Comemorem com muito vinho e bacalhau!!!

• gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 13

@markpso

É a Cida, certo? Atualizei na planilha.

Parabéns à nova tuga.

Eu te disse que sairia antes do natal. Hehe

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.