Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1101102103104105107»

Comentários

• donpepedonpepe Usuário

@ViniL

Parabéns pela conquista!! Que bom que a espera acabou! Comemore com um bom vinho do Dão e queijo da Serra da Estrela.

• roberta_osproberta_osp Usuário

Olá pessoal, bom dia!

Espero que todos estejam bem! Novamente venho recorrer ao fórum, com vocês já fiz a cidadania da minha mãe, da minha prima e da minha irmã, agora é minha vez e preciso de ajuda. Como tem alguns anos que fiz a última, preciso me atualizar quanto aos procedimentos. Alguém poderia me ajudar com os documentos e passo a passo da solicitação. Já agradeço a ajuda.

• LeticialeleLeticialele Usuário

@roberta_osp

Formulário 1C, impresso frente e verso, colorido, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade.

Obtenha o formulário após o pagamento dos emolumentos (175 euros) aqui - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Junte ao Formulário:

Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte, emitidos há menos de 10 anos

Cópia simples da certidão portuguesa da sua mãe.

Envie tudo, preferencialmente por DHL, para o Aquivo Central do Porto.

Boa sorte!!

• gandalfgandalf Usuário

@roberta_osp

O end do ACP para envio por DHL (ou EMS dos correios, se próx onde vc mora não tem DHL)

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL | +351 225573840 [email protected]

• roberta_osproberta_osp Usuário

Obrigada, @gandalf e @Leticialele . Vou começar providenciando minha certidão.

• gandalfgandalf Usuário

@roberta_osp

Se seu RG tem mais de 10 anos, faça os dois em paralelo, porque vai precisar da sua certidão de casamento para fazer o novo CIN.

Caso vc seja casada, também precisa incluir a certidão de casamento na lista da Leticialele acima, caso tenha mudado de nome no casamento. A cert de casamento não precisa apostilar.

Uma ida só ao cartório para as duas coisas: cert nascimento, cert de casamento (se houve).

• @Leticialele @gandalf e demais colegas

Boa noite, estou estranhando.... a última postagem que vi aqui é de 04/04/25. É isso mesmo?!

Uma amiga deu entrada na ACP em 27/05/24, no 1C. Será que será aprovado até final de abril??

Obrigado!!

• gandalfgandalf Usuário

@AnaFontoura

No ACP os processos de filhos (art-1C) tem levado cerca de 1 ano.

Não tenho visto muitos informes de conclusão de abril/2024, mas praticamente todos que chegaram até março/24 já foram concluídos.

Eu esperaria a finalização de seu amigo para fins de Maio, ou até 12/Junho, antes do início das férias de verão.

• Boa tarde, pessoal! Gostaria de tirar duas dúvidas, se possível. Finalmente vou dar andamento ao meu processo de cidadania. Em 2020 fiz a do meu pai (filho de portugueses), através de assessoria, pois não conhecia o fórum e tinha dúvidas com relação a documentação, principalmente as dos meus avós. Pois bem, olhando a documentação que eles pediram na época fiquei com dúvida em dois itens. Como relação a cópia reprográfica do livro eles tinham solicitado que o documento tivesse o reconhecimento de firma do escrevente do cartório. Acho que li há um tempo atrás que isso não era necessário, mas devido ao longo período não tenho certeza. A outra coisa é relativa o documento de identidade (RG ou Passaporte). Eles tinham informado que o prazo de emissão máxima era de 5 anos, mas sempre ouço falar que são de 10 anos. Seriam essas duas questões, caso pudessem ajudar, agradeço muito.

• gandalfgandalf Usuário

@william_s_dalmeida

A certidão de nascimento reprográfica é emitida diretamente no cartório, e vem assinada pelo tabelião. Pode mandar apostilar diretamente. Não precisa nenhum detalhe adicional.

O documento de identidade tem que estar válido, ter menos de 10 anos de emissão, e trazer a filiação. e tem que ser apostilado. (passaportes emitidos em consulados no exterior tipicamente não trazem a filiação no caso de maiores de idade, e portanto não servem p/ nacionalidade). Pode ser usado o RG, CIN, ou Passaporte.

A autenticação da certidão a que você se refere, é o que os cartórios chamam "sinal público". Não é necessário. Só se for apostilar em outro estado do BR. O preço é tabelado por estado, e varia bastante, de R$60 a R$166 cada apostila. Se forem muitos (mais de 3), pode compensar fazer em Santa Catarina ou Brasília (os mais usuais, via Sedex), que têm preços menores. MG, SP, e RJ são os apostilamentos mais caros do país. Se for o caso, consulte com o cartório do estado onde vai apostilar, se pedem sinal público.

• @gandalf obrigado pelas informações!

Aproveitando o assunto lembrei de outra coisa. Minha certidão estou solicitando de forma on line, no cartório que fui registrado, pois moro no interior de SP e o cartório é na capital. Eles me enviarão via Correios. Será que é melhor eu apostilar tudo no mesmo cartório na minha cidade, já que tenho que assinar o formulário presencialmente e apostilar o meu RG? Pergunto, pois o cartório da capital deve me questionar se quero apostilar por lá mesmo.

• LeticialeleLeticialele Usuário

@william_s_dalmeida , não faz diferença. Pode pedir a certidão apostilada ou apostilar junto com seus documentos no cartório da sua cidade.

Boa sorte!!

• Obrigado, @Leticialele! Vou correr atrás dos documentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.