Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1105106107108109111»

Comentários

• gsvglgsvgl Usuário

@gandalf só passando pra avisar que eu consegui a chave de acesso através da linha direta.

Liguei lá e já me informaram.

Tudo certinho, o processo esta na ACP e foi protocolado dia 16/07/2025.

Obrigado.

• @gandalf @Leticialele Boa tarde, hoje eu consegui receber a chave de acesso do meu irmão menor porém vi que estava com uma notifição de falta de documento desde o dia 21/03, porem nessa notificação não há qual documento que esta pendente gostaria de saber oq preciso ser enviado e se pelo tempo que foi solicitado se ainda consigo, me ajudem nessa por favor.

• gandalfgandalf Usuário

@michaelscott

Tipicamente os processos são "arquivados" depois de 6 meses de inatividade. Tem que agir rápido, para tentar salvar o processo.

Em março eles ainda mandavam exigências pelo correio, uma carta. Você não recebeu?

Escreva para o(a) conservador(a), [email protected] que seja est

Explique que só agora recebeu a chave de acesso e tomou conhecimento da notificação sobre a documentação pendente. Pede que o processo seja mantido ativo, e que se conceda a dilação do prazo para o envio dos documentos. Se não entendeu o que estão pedindo, peça esclarecimentos.

Mostre aqui a imagem ou o texto da exigência. Talvez tenham dito e você não entendeu.

• @gandalf Não foi enviado a certidão de nscimento, vou mandar o e-mail solicitando mais prazo há depender da resposta eu envio, oque voce acha ?

• gandalfgandalf Usuário

@michaelscott

Tente salvar o processo. Se você ainda consegue consultar online, ele deve estar ativo, ou o Status estaria indeferido e Finalizado.

Se já arquivaram vai ser + difícil, mas pode pedir para desarquivar, justificando. Isso evitaria voltar para o final da fila.

Peça urgente no cartório a certidão de nascimento por cópia reprográfica, e mande apostilar. Isso leva alguns dias pra ficar pronta.

-=-=-

Como faz mais de 6 meses, eu acho que deve esperar a resposta, por e-mail.

Pode também ligar na Linha de Registos, para saber se o processo ainda está ativo.

Se estiver ativo, mande imediatamente. Se não estiver, pode tentar pedir o desarquivamento, mediante um requerimento ao conservador.

+351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1. Só falam com o requerente, ou seu representante legal (no caso de menores, um dos pais)

A LR funciona de segunda a sexta, de 9:00 as 17:00 horário de Lisboa. Normalmente demoram +- 90 minutos na fila para atender a linha em espera. Ligue exatamente na hora que abre, e pode conseguir falar em 15 minutos. No máximo 2h antes do encerramento, pq quando chega 17:00 todas as ligações em espera são terminadas.

Antigamente se recomendava Skype, mas foi descontinuado em maio/25. Pode tentar algum VoIP barato, como Viber Out (Rakuten). Pode pagar por minuto (R$15 de créditos), ou o plano mensal ilimitado. Tipicamente cobram respectivamente R$0,10/min ou R$30/mês. Pelo computador dão 1 semana grátis no plano mensal ilimitado (trial), e pode cancelar. https://account.viber.com/pt

Esteja conectado a um WiFi estável, e com o telefone no carregador porque demora muito, e não pode perder a chamada.

Leia antes as normas de Privacidade, a tabela de preços, e decida se quer esse ou quer buscar outra forma.

Se ligar direto pela Embratel, sem plano é inviável, custa R$4,30/min e vai custar R$390+ só na espera pra ser atendido, mais R$120 falando.

• gandalfgandalf Usuário

@michaelscott

Eu mandei por mensagem privada (envelope na tarja verde), uma minuta do e-mail.

• Olá pessoal,

Minha esposa vai solicitar a cidadania pelo 1c pois meu sogro já é português, porém tenho uma dúvida:

Moramos em Portugal mas ainda sim precisamos enviar o RG dela para o Brasil para apostilar e juntar no processo? O título de residencia dela ainda não chegou e ela possui a carta de condução, é possível apresentar com a carta de condução?

Muito obrigado.

• gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 6

@jlealneves

Se vocês moram em PT, basta levar o passaporte até uma Loja do Cidadão, e fazer uma cópia notarizada. Sendo notarizada por um oficial português, dispensa apostila. Faça junto a assinatura presencial do form 1C para notarizar, e a cópia do passaporte notarizado. Sendo para nacionalidade, a notarização não tem custo.

Advogados portugueses e escritórios de notarização também podem notarizar, mas terá custo.

A nacionalidade 1c, é para "nascidos no estrangeiro". O passaporte brasileiro (ou o RG/CIN) é o comprovante da nacionalidade. Evite usar um documento português.

Poderia notarizar o RG/CIN mas, no caso, o passaporte é melhor. Verifique antes se o passaporte traz a filiação. Passaportes de maiores emitidos no estrangeiro não têm o campo "filiação", e por isso não funciona para pedir nacionalidade. O doc de identidade tem que estar válido, com menos de 10 anos de emissão, e trazer a filiação.

• gandalfgandalf Usuário

@jlealneves

Vá na loja do cidadão apenas para notarizar os documentos.

Faça uma cópia ou scan de todos os documentos sendo enviados, e guarde com você.

Mande via CTT para o ACP, que será mais rápido:

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL

• Obrigado @gandalf, vou providenciar o agendamento no SIGA para fazer isso nessa ou na próxima semana.

• É com grande alegria que venho informar que o processo da minha amiga foi concluido ontem dia 17/10/25!!!!

Demos entrada em 27/05/24

Caiu em exigência (certidão restaurada) em 27/05/25

Atendemos em 06/08/25

Aprovado em 17/10/25

Depois do documento pronto, indentificamos uns erros.... e até resolver demorou..... só enviamos o cumprimento da exigência em 06/08/25.

MUITO OBRIGADO Á VOCÊS MEUS AMIGOS!!!

• @AnaFontoura , parabéns para ela!!

Que seja uma portuguesa muito feliz!!

• gandalfgandalf Usuário

@AnaFontoura

Parabéns à` sua amiga.

• Vocês sabem me informar se só checar a chave de acesso no site do IRN é suficiente para saber o estado do processo?

Como @gandalf mencionou, é possível ligar para a linha de registos caso necessário, ou enviar emails, etc.

Eu vi pessoas reclamando que o processo já havia terminado ou tinha caído em exigência, mas só ficaram sabendo dias ou semanas depois, mesmo conferindo com a chave de acesso semanalmente, etc.

Outra dúvida: Já leram no fórum de alterarem o local do processo mesmo meses após terem dado entrada?

Tem relatos que enviaram para ACP Porto, daí mudou para CRC Lisboa sozinho. Não vi explicações ou motivos sobre alterarem o local.

Agradeço qualquer ajuda.

• gandalfgandalf Usuário

@thomasant

A consulta online geralmente é suficiente. No início houve alguma instabilidade, e como a notificação é automática, falhava. Mas eles vão corrigindo os erros no sistema. Atualmente está mais estável. Podem ocorrer problemas ocasionais.

Eu não buscaria outras formas, porque está tudo meio parado mesmo. Aguardando as mudanças na lei e os novos regulamentos.

Sim, é possível mandarem processos para outras conservatórias. Mas isso exige um mecanismo complexo, envolve muita burocracia interna no IRN, e geralmente não é feito, porque não compensa pra eles.

Há casos em que o ACP não tem competência legal para lidar com o processo.

• Processos em que o progenitor português (não é o requerente, é o pai dele) nasceu em um país diferente de Portugal ou Brasil, e posteriormente teve a nacionalidade atribuída. Os filhos destes só podem tramitar em Lisboa. Se enviar para o ACP, são automaticamente reencaminhados para Lisboa.
    • Se o requerente nasceu em alguma ex-colônia ultramarina, também.
    • Pode ocorrer também se o processo tem alguma dificuldade maior na análise, ou gera dúvida, o Conservador pode escalar processos individualmente, enviando para Lisboa, ou pedindo esclarecimentos em instâncias superiores.

Houveram alguns relatos de processos enviados para conservatórias menores. Pequenos lotes, para testar a viabilidade. O IRN deseja distribuir processos de forma equilibrada,e já se manifestou nesse sentido, mas a implementação é complexa, e em geral não compensa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.