Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento

1356713

Comentários

  • @GdOeS

    A previsão é auto-adaptativa. Considera o tempo dos processos concluídos recentemente (nos últimos 4 meses).

    Ela reflete da Recepção (chegada na CRC) até a Aprovação (6-verde).

    Eu estou ciente de pequenos desvios para mais e para menos, e os acompanho de perto. Alguns são para mais, outros para menos. Eu os analiso para avaliar tendências de aumento ou redução dos tempos.

    Veja na amostra abaixo dos que foram aprovados recentemente, que a diferença entre a data em Previsão e a real 6-verde, é mínima.

    Alguns anteciparam, outros atrasaram alguns dias, mas isso é normal.


    Os dois processos de José Luiz 57 atrasaram 200 dias. Muito provavelmente houve alguma exigência grave, como a amanda_tf e não disse. Se a informação é ruim, isso causa desvios na previsão. Não posso mais perguntar a eles, como fazia antes. Linhas 431, 432, 437.

    Você quer perguntar a ele o que houve? Eu apenas descarto esses valores fora da curva e sigo em frente. Mas tem que conviver com algum desvio. Um dia a informação envelhece o suficiente, e passa a ser ignorado no cálculo. Mas esses são conclusões recentes, em 10/2022, e ficarão ali por um bom tempo. A previsão que sai é tão boa quanto melhor for a informação que entra.

  • @GdOeS

    Você tem razão.

    A planilha de Netos (mostrada acima) já foi atualizada na maneira de fazer a amostragem p/ previsão, e ainda esta sendo avaliada.

    A planilha de Casamento continua com a amostragem por uma metodologia mais antiga, bem menos preciso.

    Vou rever e corrigir isso. Cada vez que corrige algo, tem sempre alguém que grita: minha previsão era X e agora pulou pra Y. Rsrsrs

    Obrigado por chamar minha atenção para isso. Tinha sido deixado em banho maria, e com os eventos recentes estava meio esquecido.

  • GdOeSGdOeS Usuário
    editado outubro 2022

    Oi @gandalf , obrigado pelas respostas e por manter as planilhas tão cuidadosamente. Tinha escrito que provavelmente estávamos olhando planilhas diferentes e você quase no mesmo minuto também notou isso :)

    Não é nada urgente, imagino mesmo que vão reclamar da nova previsão mais realista, mas se não atualiza tb com ctz iam começar a reclamar q "o processo está atrasado pq a previsão era 2 meses atras" 😁

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2022

    Eu tinha olhado na planilha de Netos.

    Você estava falando na planilha de Casamento.

    Eu me enganei de planilha. :-)

    Essa mudança na forma de cálculo não é trivial. Eu fiz na de Netos há algum tempo, e ainda não propaguei para as outras.

  • Boa tarde @gandalf, sobre a utilização da planilha. Recebi recentemente a senha de acesso do processo da minha esposa e ja atualizei os dados na planilha, como funciona o processo de mover os dados do final da planilha quando os mesmo ja estão com os dados necessários?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2022

    @aalvess

    Basta deixar os dados lá no final, eles serão conferidos e movidos. (Feito!)

    Mesmo que já tenha preenchido direto na planilha, recomendo usar o formulário aquihttps://tinyurl.com/366xy2ru

    Nele fica claro o que é essencial, e vai passo-a-passo perguntando as informações relevantes. Creio que ajuda muito, quer conferir?

    Haverá outro para alterar os dados já lançados, ou atualizar o Status, e que será divulgado em breve.

  • Obrigado @gandalf

  • JCardosoJCardoso Usuário
    editado novembro 2022

    @gandalf

    Agora com relação a esposa.

    Eu não tenho idéia nenhuma de como proceder com esse processo.

    Temos 11 anos de casados e gostaria de saber dos documentos e procedimentos para fazer essa solicitação e para onde mandar tudo!

  • @GdOeS Atendi ao seu pedido.

    Fiz uma boa revisão na planilha de casamento. Mudei todo o cálculo. Separei em dois períodos:

    1. Recebido até a Aprovação;
    2. Aprovação até o Assento;

    Até a Aprovação, é bem previsível. A segunda parte nem tanto, porque depende de pra qual conservatória tem Xfer. Elas são comuns, quase a regra normal. Muitos nem informam corretamente a transferência para outra Conservatória, e a data. Talvez agora fique melhor.

    Também simplifiquei os títulos das colunas, movi a ordem de algumas colunas, e troquei Idade por Ano-de-Nascimento.

    Os números em M, O e P, são a previsão para o tempo total, aprovação, assento, respectivamente.

    Quando pede a idade, tem muito erro. Não afeta a maioria, mas é problema quando cai em certas datas limite. No casamento é bem menos frequente. Para ficar correto e consistente com as outras planilhas, resolvi fazer assim aqui também. E mantém a privacidade.

    Para novas entradas, pode ser usado o Form, que pede os dados essenciais: https://tinyurl.com/366xy2ru

    Comentários?

  • GdOeSGdOeS Usuário

    @gandalf Muito obrigado pela consideração e por atualizar / melhorar a planilha ainda mais. Ficou muito boa.

    Meu único comentario, mas isso é gosto pessoal, é que agora as linhas estão ordenadas, pelo que entendi, pelo numero do processo, e nao mais pela data de recebimento, o que cria algum "desarranjo" especialmente no final do mes, qdo os números dos processos sao parecidos mas as datas sao em meses diferentes (ex: linhas 78-80, 96-98).

    Mas como disse, isso é gosto pessoal, no mais mto bom. So mais 4 meses de espera, em teoria :)

  • gandalfgandalf Usuário
    editado novembro 2022

    @GdOeS

    Entenda que essa ordenação é uma evolução. Se der certo, permanece, se não der certo, mudaremos novamente. Rsrsrs

    Antes eu ordenava por DataRecepção. Mas com a espera pela senha variando de 0, 7, 30, 50, 90, 120, dias, passou a criar distorções no NºProcesso.

    Todos sabem o NºProcesso. É verificável. Ele se relaciona com a data da Senha, na maioria dos casos.

    Alguns sabem quando foi recebido, pelo rastreio (a maioria, mas não todos). Só quem manda por DHL, ou EMS. Os que mandam por carta simples não sabem. Muitos que mandam por advogado não sabem. Não é igual para todos.

    Essa nova forma de ordenação, é uma tentativa de corrigir distorções. Não é uma questão de gosto pessoal. É uma questão de necessidade de se adaptar às circunstâncias. Se não der certo, mudaremos novamente.

  • @gandalf , a planilha ficou ótima!! Parabéns!!

  • Aproveito para deixar aqui o link para a planilha pelo casamento. A mesma planilha para Art-3 e para Base-X.

    É importante a participação do maior número possível de pessoas, principalmente para novos processos, para que haja "massa crítica" com número suficiente de processos para fazer previsões com maior precisão.

    Para quem não sabe, Base-X é uma modalidade interessante, grátis, rápida, só para mulheres, que se casaram antes de 3/10/1981. A mulher pode agora ser viúva, divorciada, estar casada com o português, ou outra pessoa. Se casou com português antes dessa data, tem o direito.

    Também há um Form que facilita a entrada de dados. Faz uma consistência na entrada de dados, não precisa ter conta no gmail e estar logado na planilha para usá-lo, e vai direcionando as perguntas essenciais (obrigatórias), e algumas são opcionais (informa se souber). Quem já está na planilha não precisa usar o form.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/

    form: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • Bom dia!

    Tenho uma dúvida, eu enviei os documentos do meu requerimento de nacionalidade pelo casamento para CRC de Lisboa que foi recebido em 04/11/22 em 26/11/22 recebi a chave de acesso e, óbiviu que está na bolinha 1 alguém saberia me informar se aqules postos de apoio às conservatórias para auxílio nos processos de nacionalidade ainda estão em funcionamento ou se as conservatórias estão novamente sozinhas na avaliação dos processos?

  • @Gilvan

    Balcões de Nacionalidade, recebem os processos e os encaminham para a CRCentrais de Lisboa. Sim, eles existem. Há também o CNAI.

    Se seu processo já recebeu a senha de acesso, está na CRCentrais. 22 dias para a senha? Foi rápido. Qual a modalidade?

    Não quer preencher os dados no form mencionado acima?

  • @gandalf

    Bom dia!

    Obrigado pela informação, a modalidade é pelo casamento minha esposa é portuguesa formulário 3, casado a mais de 6 anos, filhos com nacionalidade portuguesa, paguei com vale postal internacional porque todos os cartões que eu tentava deram erro, mas graças a Deus deu certo, agora só aguardar e torcer para o Governo aumentar o apoio às Conservatórias considerando o alto volume de pedidos que as Conservatórias estão a analisar diariamente associado ao baixo numero de pessoas disponíveis para a alta demanda.

    Sim 22 dias, depois vou preencher a planilha, obrigado por lembrar.

  • O formulário 3 acima é o meu não da minha esposa ela obteve a nacionalidade por atribuição filha.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado novembro 2022

    @Gilvan

    É bom pra você acompanhar o processo pela planilha, principalmente porque é um processo longo, de 2 anos, e você vai se esquecendo dos detalhes com o tempo. Na planilha você tem uma previsão da conclusão, e vai acompanhando pelos processos próximos a você.

    A consulta online te dá a situação instantânea de seu processo. A planilha te dá a previsão, e uma visão de conjunto, seu processo em relação aos outros.

    O aumento de pedidos é para modalidades específicas, e não creio que afetará o tempo para a sua modalidade. Cada modalidade e conservatória, tem seu andamento próprio.

  • GdOeSGdOeS Usuário

    Para quem se interessar, a PEC16/2021 que "Altera o art. 12 da Constituição Federal para suprimir a perda da nacionalidade brasileira em razão da mera aquisição de outra nacionalidade, incluir a exceção para situações de apatridia e acrescentar a possibilidade de a pessoa requerer a perda da própria nacionalidade." andou mais um passo, foi criada dia 30/11/2022 a Comissão Especial para proferir o parecer à PEC.

    Quem quiser acompanhar: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2288318

  • @GdOeS , obrigada por compartilhar!!

    Isso é importante, porque tira o medo de algumas pessoas!!

  • Pessoal, boa tarde. Primeiramente, feliz 2023 para todos!

    Estou preenchendo o formulário de aquisição de nacionalidade por casamento para o cunhado e uma dúvida surgiu: ele tem 12 anos de casamento. O que respondo na pergunta 3 do quadro 2 do formulário, quando se pergunta se há ligação efetiva com a comunidade portuguesa? A ligação efetiva seria o casamento com a portuguesa e não uma das hipóteses elencadas pelo órgão português. Entendo que é tranquilo que ele tenha o requisito para a nacionalidade (mais de seis anos de casamento), só não quero preencher errado e gerar algum atraso.

    Obrigado e um abraço a todos.

  • @flcoelho

    Possui ligação efetiva? SIM (o tempo de casamento é a ligação, e não precisa mandar nenhuma comprovação adicional)

    veja: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/33/preenchimento-correto-modelo-3-aquisicao-pelo-casamento-conjuge/p1


  • Muito obrigado. Estarei em Lisboa por um dia e pretendo protocolar o meu pedido de nacionalidade por casamento. Pretendo ir na abertura, às 09:00? Alguém já fez isso? Sabe se demora, se preciso agendar antecipadamente? Agradeço qualquer informação. Entendo que a vantagem de protocolar pessoalmente seria a numeração e senha de maneira imediata, economizando algum tempo do processo.

  • @flcoelho , talvez às 9h as senhas já tenham se esgotado!!

    O pessoal costuma chegar MUUUUUUITO cedo, tipo às 5h da manhã!!

  • @flcoelho

    Entregando pessoalmente numera no balcão e anotam no protocolo de entrega. Se for a própria pessoa que entrega, e o pagamento puder ser confirmado, lhe darão a senha de acompanhamento. Senão mandam pelo e-mail.

    Mas ter o número antes não afeta no prazo. O prazo é pela data de chegada do processo na conservatória. Seja pessoalmente, seja por DHL, seja pelos Correios ou CTT.

    Ao entregar pessoalmente eles conferem na hora, e se estiver faltando alguma coisa eles te mandam de volta com a papelada toda. Se mandar pelo correio, eles recebem, e depois pedem pra você completar a documentação numa exigência. Mas pelo menos recebem e começa a contar o prazo. Não vejo ganho real em entregar pessoalmente, exceto por ter um protocolo de entrega.

    Minha filha estava indo a PT, ia na conservatória que eu precisava, e mesmo assim eu optei em mandar por DHL. Chegou lá poucas semanas antes, e eu já tinha a senha de acompanhamento e o processo já estava em andamento, antes mesmo dela embarcar.

    Deve sim agendar com 1 mês de antecedência. Na porta, a fila se divide: os que estão agendados entram antes; os que estão na fila de espera sem agendamento entram depois, e o número é limitado.

    Pode optar por entregar no balcão de uma das conservatórias da área de Lisboa, ou no CNAI. Irão numerar na hora igualmente, e remeter para conservatória. A espera em geral é menor, e com menos advogados.

  • Já me convenceram! Muito obrigado, como sempre.

  • Fala @gandalf, Blz? Acabamos de receber a senha da minha esposa no processo de casamento. Já coloquei na planilha. Depois sobe lá, por favor. Abraço. Eduardo.

  • @eduardosilva4

    Seu pedido é uma ordem! Feito! Rsrsr

    Obrigado por informar.

  • Valeu mestre @gandalf !!!

  • Boa tarde! Enviei meu processo de aquisição pelo casamento, para Lisboa, e foi recebido no dia 7/11/2022. Até o momento não recebi a senha para acompanhar. Existe alguma forma de solicitar a senha, ou só aguardando mesmo? Agradeço antecipadamente a ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.