Transcrição de casamento: dicas e informações gerais

1910111214

Comentários

  • ChiapaChiapa Usuário

    Eu escrevi 2 emails usando o formato que tu mandou ali no link, mais 2 ou 3 de outras maneiras.

    A explicação ficou bem clara pra eles, porem o problema 'e q eles nem responderam quando fizeram as alterações. Eu só descobri pq fui no consulado e a atendente disse que tudo tinha sido corrigido, menos o nome da minha mãe. Entao eu teria q resolver por email.

    Então eu tenho deixado passar uma semana do pedido, peço pro [email protected] atualizar meu assento, e se nao tiver nenhuma mudança eu mando outro email.


    Uma coisa que eu achei estranha, 'e que o pedido foi para [email protected] porém, no averbamento foi assinado pelo CRC Lisboa, 'e normal isso?

    Oficial de registos(a) Daniel José Afonso Dionísio, Conservatória dos Registos Centrais Lisboa

  • gandalfgandalf Usuário

    @Chiapa

    Pode acontecer o contrário também. Mandar para CRCentrais, e internamente eles encaminharem para o ACP.

    O ACP é uma extensão da CRCentrais para vários serviços.

    Está havendo algum problema de comunicação, na forma de pedir. Um e-mail não é um requerimento, mas pode funcionar, se a forma ajuda.

    Em seu lugar, eu teria mudado de estratégia já no 2º e-mail. Passaria a me comunicar por carta. E na carta, teria um parágrafo autorizando que eles se comunicassem por e-mail. Mandaria junto uma cópia da certidão de nascimento, destacando com um "highlighter" em vermelho ou Amarelo, ao redor das palavras que eu pedia que mudassem.

    Diria na carta que enviei e-mails, que não obtive resposta. Fui ao consulado, e eles se recusaram a fazer o CC em vista da divergência do nome próprio. (nesse momento devia apresentar uma resposta do consulado por escrito, que confirme sua declaração. Acho que você não tem)

  • Para solicitar o assento pelo civil online, posso apenas informar o assento em informação adicional, além do preenchimento dos dados obrigatórios?


  • ChiapaChiapa Usuário

    @gandalf comecei a escrever e esqueci de mandar aqui hehe

    Eu acabei enviando a carta como tu me aconselhou e no mesmo dia mandei outro email também.

    No dia seguinte, a Carla Ribeiro responde o email dizendo q fez a mudanca pra mim hahaha

    Aposto q se eu não tivesse enviado a carta no mesmo dia, ela não teria visto meu email (Eles receberam a carta dias depois) hehehe


    Por sinal, vcs sabem de alguém que recebeu o assento de nascimento por email, sem ter que pagar no civil online?

    Meus irmãos/primos receberam um email dizendo q iam receber, mas faz 2 meses e nada.

    Obrigado!

  • gandalfgandalf Usuário

    @Chiapa

    Que bom que funcionou.

    Algumas pessoas que consultam por e-mail, recebiam junto com a resposta, uma cópia do assento em PDF, mas nem todas.

    Não soube de ninguém que tivesse recebido e que não tivesse mandado e-mail antes, ou pedido na CRCentrais. Em princípio você não precisa do assento para fazer os outros documentos. Bastaria saber o número e a conservatória que emitiu. Mas como quase todos estão com erros, eu não faria sem antes conferir.

    Peça na CRCentrais, e pague os 10 euros. Seus primos já estariam na metade do tempo se tivessem feito isso.

  • raphafcruzraphafcruz Usuário

    Boa tarde.

    Meu pedido de transcrição de casamento foi entregue na CRC Porto no dia 23 de julho, mas até agora não recebi nenhum contato para o pagamento do boleto. Seria normal esse tempo de espera atualmente? Obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @raphafcruz

    Sim, é normal. Tipicamente leva 4 meses para a transcrição. Dificilmente receberia alguma coisa antes de 3 meses.

  • raphafcruzraphafcruz Usuário

    Obrigado pela informação @gandalf . Fico mais tranquilo. Abraço.

  • Novo record no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

    Fiz a transcrição de casamento de meus pais.

    Enviei por SEDEX no dia 01/08, chegou no dia 02/08. (lembrando que houve sab e dom neste meio)

    Dia 05/08 me enviaram o email para pagamento e hoje, dia 06/08, o assento.

  • amigos boa tarde, Conservatória de Alcobaça, continua sendo uma boa saída para Transcrição de Casamento?, não gosto de fazer pelo Consulado, agradeço desde já

  • gandalfgandalf Usuário

    @VANIAVIEIRA

    Depende de onde vc mora.

    Alcobaça é OK, mas está muito perto de Lisboa (muita gente) e é uma conservatória pequena (satura com facilidade).

    Geralmente as pessoas preferem fazer pela CRCivil do Porto (bem maior, mais capacidade), que também aceita pelo correio.

    Santos paga antes, e aceitam pelo correio. Funciona bem, mas demoram uns 4-5 meses.

    Se você tiver algum parente que possa ceder o endereço para correspondência no Rio, seria a melhor opção, com o relato do @viniciusrocha

    Qual o motivo da transcrição? Para fazer o CC e PEP, ou para nacionalidade dos filhos? Talvez possa ser dispensada para os filhos.

  • @gandalf nacionalidade de meu primo, filho tia Otília Sá, a portuguesa e a mãe , tem fazer a transcrição, já era para ter feito , estou muito lenta, mas já falei a todos tudo no meu tempo, e os processos faz eu exercitar minha mente., esqueço..... estudo (leio comentários , vejo minhas anotações) e volto , e assim vai, mas ainda graças a Deus, não cai em nenhuma exigência, mas repasso mil vezes até o envio kkk, obrigado mais uma vez mestre 🙏

  • CHARLESCHARLES Usuário

    Estou com uma dúvida!

    Vou fazer a transcrição de casamento dos meus avós portugueses no consulado do RJ. Nascidos antes de 1911..

    Vou fazer o pedido no Arquivo Distrital pelo Crav.

    Posso fazer o pedido de certidão do registro de batismo deles de forma digitada ou tem que ser de forma integral para transcricao de casamento?

    Ao arquivo distrital de Vila Real faço pedido de certidao ou de reprodução?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 7

    @CHARLES

     A certidão a ser pedida ao CRAV tem que ser analógica, em papel, certificada. Eles mandam pelos Correios, leva de 20 a 25 dias para chegar. (aqui). Pague extra (uns €6-8, é uma caixinha opcional) para mandarem com rastreio. Se extraviar, vc saberá onde buscar.

    Pode ser a descritiva (digitada), ou a reprográfica (integral), tanto faz, desde que seja original, em papel, e certificada pelo Arquivo.

    Na instrução do consulado do Rio, não especifica qual. Apenas diz:

    "Os registros de nascimento com mais de 100 anos estão arquivados nos Arquivos Distritais, devendo nesse caso o interessado solicitar a certidão de nascimento, diretamente ao Arquivo Distrital correspondente à naturalidade do nacional português e enviar-nos o original desta certidão remetida pelos Arquivos Distritais de Portugal."

    Em geral se pede a descritiva, especialmente se a original estiver ilegível (apagada, ou com rabiscos pior que letra de médico)

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado agosto 8

    @CHARLES , o Consulado do Rio só aceita se a certidão for em papel, certificada, com o carimbo, como disse o @gandalf . Tome cuidado ao pedir, porque os Arquivos Distritais têm mandado certidões certificadas digitalmente, a serem baixadas pela Internet, e nem os Consulados nem as Conservatórias em Portugal as aceitam.

    Se vai utilizar a certidão para o processo de nacionalidade, solicite duas cópias certificadas. O Consulado não devolve os documentos.

  • MrFreitasMrFreitas Usuário
    editado agosto 8

    Boa noite!

  • CHARLESCHARLES Usuário
    editado agosto 9

    Tenho.mais uma dúvida! Preciso do registro de batismo do Crav. Faço o pedido de certidao ou pedido de reprodução. Qual opção é a melhor para transcrição e para atribuição de nacionalidade? @gandalf @Leticialele

  • @CHARLES , é pedido de certidão. Narrativa e certificada.

    Se vai usar para transcrição e para o processo de nacionalidade, peça 2 vias, porque não devolvem mais os documentos após a transcrição. Coloque a quantidade de cópias que deseja em "Informações adicionais"

    Fique consultando periodicamente a aba "As minhas tarefas" porque, após 10 dias sem haver pagamento, o pedido é cancelado sem aviso prévio.

  • Pessoal, boa tarde.

    Preciso transcrever o casamento da avó da minha esposa, recentemente ela foi reconhecida portuguesa. Qual conservatória é a indicada para dar entrada com a transcrição, visto que moro em Portugal?

    Já possuo a certidão de casamento inteiro teor apostilada, certidão de nascimento inteiro teor apostilada do conjugue e a certidão de nascimento dela portuguesa emitida pelo civilonline.

    Muito obrigado.

  • @jlealneves , pode ser em qualquer CRC.

    Vai precisar da certidão de nascimento de sua esposa, para que ela comprove que é neta e tem legitimidade para solicitar a transcrição.

  • gandalfgandalf Usuário

    @jlealneves

    A maioria das CRCivil fazem a transcrição no mesmo dia. Entra com os documentos em mãos e sai com a transcrição já feita, e o assento.

    Para quem está em PT, fazer pessoalmente é o mais indicado. É como disse a Leticialele.

    Não gostaria de incluir os dados da avó dela na planilha para ajudar a outros? Relatos completos de netos finalizando têm sido raros.

    aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • Eu honestamente achei que seria mais fácil estando aqui em Portugal, mas acabei de sair do IRN e foi me solicitado a certidão de óbito do conjuge(?) e uma procuração da minha avó reconhecida por autenticidade. Eu honestamente achei que nada disso fosse necessário pois pela experiência que li aqui de outras pessoas, os documentos da transcrição foram bem simples.

    Eu vou adicionar agora, @gandalf , obrigado pela dica.

  • gandalfgandalf Usuário

    @jlealneves

    Para fazer como neto, precisa da certidão de nascimento do neto para comprovar o vínculo familiar. Nela consta o nome da avó.

    A certidão de óbito não precisaria. Talvez alguma regra nova. Teria que perguntar por que. Pelo correio não precisaria disso. Me parece apenas que eles querem alguma forma de comprovar o vínculo familiar do declarante. Só isso.

    Se fosse filho, o passaporte já traria essa informação na filiação. Como neto, a certidão de nascimento inteiro teor apostilada.

    Se sua avó for ao cartório e assinar a procuração, e reconhecer por autenticidade, e mandar por DHL, e chega pra você em PT 4 dias depois.

    Aí ja manda a certidão de óbito também, e sua certidão de nascimento, para ter o que precisa em mãos.

  • Eu vou questionar o porquê dessa certidão de óbito e da procuração, não faz o menor sentido isso. Eu já apresentei a certidão de nascimento da minha esposa(é o casamento da avó dela que ela quer transcrever).

  • @jlealneves , vá a outra CRC!!

  • MreisMreis Usuário

    Boa tarde à todos.

    Espero estar no tópico certo, e em paralelo à isso tentei preencher a planilha mas fiquei confuso e decidi pedir ajuda a vocês que entendem.

    Só para informar ao grupo, consta abaixo meu relato sobre minha transcrição de casamento.

    Enviei via Sedex pra Santos - SP e chegou dia 25/07/2024

    Chegou em minha residência a transcrição 16/08/2024.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mreis

    Transcrição de casamento não tem planilha.

    Somente processos de nacionalidade.

    Apenas o relato aqui neste tópico é suficiente. A propósito, o seu foi muito rápido, 3 semanas apenas.

    Talvez porque como não estão finalizando tantos processos de nacionalidade, estão tendo menos transcrições a fazer, e o tempo baixou.

  • MreisMreis Usuário

    Boa tarde @gandalf! Ah sim, entendi.

    Pois é, achei bem rápido. Quando fui fazer o passaporte lá, perguntei e disseram que o prazo era 2 meses. Fiquei surpreso com o tempo.

  • raphafcruzraphafcruz Usuário
    editado agosto 22

    Bom dia.

    Atualização do meu processo de transcrição de casamento via CRC Porto:

    Envio desde São Paulo-SP via Correios com AR: 11/07/24

    Chegada na CRC Porto: 23/07/24

    Email para pagamento do boleto: 22/08/24

    Até que foi relativamente rápido, considerando o prazo esperado de 4 meses.

    Boa sorte a todos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.