So compartilhando, liguei na linha de Registos e lá fui informado que meu processo está aprovado e que aguarda a criação do Registo pela nova plataforma, que pode ser amanhã ou em mês…
Eles não conseguem dar prazos sobre a finalização do processo.
@markpso , tem que mandar uma carta explicando o motivo pelo qual o registro de nascimento foi feito quando a criança tinha 2 anos.
Pode dizer que moravam em lugar afastado dos grandes centros, que a família era pobre e não tinha condições de viajar até o Cartório do RCPN mais próximo, ou outra desculpa (ou a verdade) que seja plausível.
Carta dirigida ao Conservador, com firma reconhecida por autenticidade e apostilada.
Tem que mandar pela DHL ou Correios. Não serve por email.
Pode até ser que aceitem só por autenticidade, mas é melhor você se garantir.
Mande já autenticado para Santa Catarina por Sedex, e ele volta apostilado em +- 2 dias. Ligue antes para acertar os detalhes. Abaixo vão duas opções para você pesquisar qual gosta mais. O preço é tabelado, e varia de um estado para outro. SC e DF têm os melhores preços.
1) Escrivania de Paz do Saco dos Limões | A/C Diego | +55 48 9630-7033 | Rua João Motta Espezim, 47 | Saco dos Limões, Florianópolis/SC | 88045-400
2) Setor de Apostilamento | Escrivania de Paz do 4º Subdistrito Tabelionato de Notas e Registro Civil | Florianópolis/SC
Por outro lado isso são boas notícias para os outros processos de Filhos, (Cláudio e Luciana). Devem estar em Análise também, bem mais adiantados do que constam na planilha.
Estes dois devem ser Concluídos antes do natal.
Não demore com o da aparecida, para que seja trabalhado antes do recesso de natal.
Verdade, esse raciocínio faz total sentido, eles foram registrados certinho no primeiro ano de vida, essa minha tira era mais velha por isso demorou um pouco, haja valido enviar o batismo dela também?
Mande apenas o que foi solicitado. Eles só querem ter certeza de que não houve algum registo duplicado. Se não têm como saber, eles querem a assinatura da pessoa, dizendo que não teve. É só pra isso que serve a declaração.
Mande a declaração, assinada presencialmente e reconhecida por autenticidade e apostilada, e eles vão ficar tranquilos.
Não era incomum ir ao cartório e registar mais de um filho na mesma data. Pode também ser uma justificativa, caso tenha ocorrido.
Saiu a nacionalidade da minha mãe, Luciana! Felicidade a mil, coração explodindo de alegria!!!!!!!
Gratidão infinita a todos vocês que fizeram parte desse processo, que começou lá com a minha avó e agora trouxe esse momento tão especial para a nossa família. O apoio de vocês foi essencial para esse sucesso, vocês fazem parte disso! Gratidão eterna, de coração, muito obrigado, gente! Vocês são incríveis!
Agora é correr pra fazer o CC e o passaporte dela! E, claro, já vou entrar com o meu processo também! Bora continuar esse legado! 🎉🎉🎉
Eu sei que cada caso é um caso, e cada um com sua urgência pela situação em si, etc.
Assim como muitos estou na agonia da conclusão do processo (no caso meu filho menor.)
Enviei o processo dos meus dois filhos (menina 3 anos) e meu filho (7 anos), recebido 15/07/24. O processo da filha já está concluído desde 31/10, com assento via civil online. E o processo dele, ainda na bolinha 1.
Estou morando na Suíça, desde outubro e a vinda deles depende um pouco dos documentos portuguêses.
Já liguei na linha de registo várias vezes e está como na consulta online. Já mandei email pro acp, e recebi uma resposta automática de que em novembro estão analisando processos de menores que chegaram até a primeira quinzena de julho (que é o caso deles 15/07).
Existe alguma outra coisa a ser feita ou algum motivo pra que tenha essa diferença de um estar pronto a mais de um mês e o outro parado sendo que chegaram juntos no mesmo envelope?
Comentários
Simm, a planilha ta otima, bate exatamente com essas info que eles passaram.
que complicado isso da "inscrição", eu soube da existencia após essa planilha com sua explicação.
Gandalf qual seria essa mudança anunciada para 05/12? Há uma previsão de ocorrer diminuição do tempo nos processos?
Tenho uma prima que enviou em Novembro de 2021 o processo de Neto que foi encaminhado para ACP e ainda está para decisão do registro.
@gandalf poderia compartilhar o link da planilha do ACP ?
Fiz o cadastro pelo Docs (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHXd4Rx-4kfVsulgsJtIv8rQmUPlWEjZWfKYa5MVvnTBppUQ/viewform) mas não recebi o link da planilha geral.
@gsvgl
a planilha do ACP: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit?gid=0#gid=0
o form p/ entrada de dados: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
Muito obrigado!!
So compartilhando, liguei na linha de Registos e lá fui informado que meu processo está aprovado e que aguarda a criação do Registo pela nova plataforma, que pode ser amanhã ou em mês…
Eles não conseguem dar prazos sobre a finalização do processo.
Ou seja, nos resta esperar mesmo!!
Seguimos 💪🏼
Podem me dar dicas de como resolver isso?
Como envio e modelos?
@markpso , tem que mandar uma carta explicando o motivo pelo qual o registro de nascimento foi feito quando a criança tinha 2 anos.
Pode dizer que moravam em lugar afastado dos grandes centros, que a família era pobre e não tinha condições de viajar até o Cartório do RCPN mais próximo, ou outra desculpa (ou a verdade) que seja plausível.
Carta dirigida ao Conservador, com firma reconhecida por autenticidade e apostilada.
Tem que mandar pela DHL ou Correios. Não serve por email.
Obrigado!! farei assim, tem que ser apostilada mesmo né, só firma por autenticidade nao serve? porque na minha cidade nem apostila.
@markpso
Pode até ser que aceitem só por autenticidade, mas é melhor você se garantir.
Mande já autenticado para Santa Catarina por Sedex, e ele volta apostilado em +- 2 dias. Ligue antes para acertar os detalhes. Abaixo vão duas opções para você pesquisar qual gosta mais. O preço é tabelado, e varia de um estado para outro. SC e DF têm os melhores preços.
1) Escrivania de Paz do Saco dos Limões | A/C Diego | +55 48 9630-7033 | Rua João Motta Espezim, 47 | Saco dos Limões, Florianópolis/SC | 88045-400
2) Setor de Apostilamento | Escrivania de Paz do 4º Subdistrito Tabelionato de Notas e Registro Civil | Florianópolis/SC
Whatsapp (48) 99861-3725 | Fone (48) 3234-0003 - Ramal 201
Certo, muito obrigado, farei isso !!
@markpso
Por outro lado isso são boas notícias para os outros processos de Filhos, (Cláudio e Luciana). Devem estar em Análise também, bem mais adiantados do que constam na planilha.
Estes dois devem ser Concluídos antes do natal.
Não demore com o da aparecida, para que seja trabalhado antes do recesso de natal.
Verdade, esse raciocínio faz total sentido, eles foram registrados certinho no primeiro ano de vida, essa minha tira era mais velha por isso demorou um pouco, haja valido enviar o batismo dela também?
já vou enviar tudo hoje.
@markpso
Mande apenas o que foi solicitado. Eles só querem ter certeza de que não houve algum registo duplicado. Se não têm como saber, eles querem a assinatura da pessoa, dizendo que não teve. É só pra isso que serve a declaração.
Mande a declaração, assinada presencialmente e reconhecida por autenticidade e apostilada, e eles vão ficar tranquilos.
Não era incomum ir ao cartório e registar mais de um filho na mesma data. Pode também ser uma justificativa, caso tenha ocorrido.
Algo que fique claro que não registou 2X.
Certo, vou enviar agora.
Acaba de ser concedida a nacionalidade do Cláudio.
@markpso
Parabéns ao novo Tuga. Dia de comemorar a conquista, e agendar para os documentos.
Recebeu o assento por e-mail? Geralmente chega em 1-2 dias.
Já recebi o assento, veio com erro e faltando
informações, passo e-mail pedindo retificação né?
@markpso , mande um email parta [email protected] e éça para consertarem o erro e completarem o que está faltando
Obrigado, enviei o email.
Corrigindo: [email protected]
Saiu a nacionalidade da minha mãe, Luciana! Felicidade a mil, coração explodindo de alegria!!!!!!!
Gratidão infinita a todos vocês que fizeram parte desse processo, que começou lá com a minha avó e agora trouxe esse momento tão especial para a nossa família. O apoio de vocês foi essencial para esse sucesso, vocês fazem parte disso! Gratidão eterna, de coração, muito obrigado, gente! Vocês são incríveis!
Agora é correr pra fazer o CC e o passaporte dela! E, claro, já vou entrar com o meu processo também! Bora continuar esse legado! 🎉🎉🎉
@markpso
Que bom... Parabéns para ela. É exatamente isso que você disse. A sua avó e sua mãe estão deixando um legado para toda a família.
Cria oportunidades que podem ser usadas como e quando for mais conveniente. Viagens, trabalho, novos horizontes. Reconecta a história.
Com certeza, muito obrigado pelo seu apoio e da LeticiaLele desde sempre.
@markpso , parabéns à nova portuguesa!!
Comemorem com muito vinho e bacalhau!!!
Boa sorte com seu processo!!!
Obrigado!!!.
Agora aguardar receberem a exigência da minha tia "informar porque o registro foi feito apenas 2 anos depois de nascer".
E enviar meu processo como filho de portuguesa, art 1c.
Boa tarde à todos, esperam que estejam bem =).
Eu sei que cada caso é um caso, e cada um com sua urgência pela situação em si, etc.
Assim como muitos estou na agonia da conclusão do processo (no caso meu filho menor.)
Enviei o processo dos meus dois filhos (menina 3 anos) e meu filho (7 anos), recebido 15/07/24. O processo da filha já está concluído desde 31/10, com assento via civil online. E o processo dele, ainda na bolinha 1.
Estou morando na Suíça, desde outubro e a vinda deles depende um pouco dos documentos portuguêses.
Já liguei na linha de registo várias vezes e está como na consulta online. Já mandei email pro acp, e recebi uma resposta automática de que em novembro estão analisando processos de menores que chegaram até a primeira quinzena de julho (que é o caso deles 15/07).
Existe alguma outra coisa a ser feita ou algum motivo pra que tenha essa diferença de um estar pronto a mais de um mês e o outro parado sendo que chegaram juntos no mesmo envelope?
Desculpem me pelo texto enorme.
@Mreis , infelizmente, não há nada a ser feito! Certamente os processos foram analisados por Conservadores diferentes.
O Processo do seu filho deve ser finalizado até o final do ano.
Não é raro ver processos de menores cujo andamento se dá em apenas 1 dia.
Ah entendi @Leticialele, muito obrigado. Vou continuar aguardando e qualquer novidade atualizo a planilha =)
@Mreis , olhe este processo:
O processo é 1C, de maior.
@Leticialele exatamente como o processo da minha filha