Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

1104105106107109

Comentários

• aurokaurok Usuário

@gandalf e @Leticialele para casamento tem algum passo a passo atualizado?

• @aurok , parabéns para a nova portuguesa!

• rolimosrolimos Usuário

pessoal, finalmente, depois de praticamente 16 meses, o processo de filho da minha mãe foi aprovado.

agora a luta é agendar no consulado do RJ

alguma dica? liberam vagas diaramente em algum horário específico?

• @rolimos , não há qualquer dificuldade para agendar horário no Consulado do Rio.

Pode tentar em qualquer dia e horário. Há inúmeras vagas.

• rolimosrolimos Usuário

@Leticialele vinha tentando sempre 1x no dia, há 1 semana e nada.

Achei que abria poucas vagas. Fui entrar agora e realmente tem várias!

• @rolimos , que bom!! Conseguiu agendar?

• @gandalf e @Leticialele Boa tarde amigos, Help, solicitei o assento de nascimento de uma tia, a qual o processo já foi finalizado no Arquivo Central do Porto em 12/05, como não enviaram o assento, minha prima me pediu para agilizar, ai solicitei pela Civil Online em 08/06, mas ao preencher coloquei o Distrito de Leiria ,freguesia de Monte redondo, que é aonde a mãe dela nasceu, me perdi 😔fazia muito tempo que não solicitava pela Civil Online, e até hj ,não enviaram o código de acesso, já enviei email para Civil online, cobrando e explicando que o Processo foi finalizado no Arquivo Central do Porto , e ainda nada. Eles me respondem que esta em Leiria , que quando emitirem o assento, irão enviar o código de acesso, mesmo explicando que o processo é do Arquivo Central do Porto, Como proceder? desde já agradeço

• @VANIAVIEIRA , Leiria não vai encontrar a certidão, e o pedido será negado.

Você tem que responder ao email dizndo que errou o preenchimento do pedido , solicitando que aproveitem seu crédito de 10 euros para a emissão da certidão de sua tia, mandando os dados corretos.

• @Leticialele , acabei de receber a recusa, Le, qdo eu solicitar novamente, tenho que colocar como no Distrito ,concelho ....desde já agradeço

• @VANIAVIEIRA , coloque o local correto de nascimento no BRASIL!!!

• @Leticialele , obrigado agora vi , aonde cometi o erro, beijinhos

• lmarqueslmarques Usuário

Após 2 anos e meio de processos, esperas e alguns problemas finalmente saiu minha cidadania! Amanhã estarei no consulado do RJ tirando meu cartão cidadão.

Muito obrigado a todo apoio, especialmente ao @gandalf, que me deu muita ajuda e inclusive me trouxe a este fórum. Mas claro, também a @Leticialele e todos os outros colegas.

Seguirei por aqui, perguntando e respondendo eventuais dúvidas. Ainda há alguns familiares e amigos que me pediram apoio.

• LeticialeleLeticialele Usuário

@lmarques , parabéns!!!

Se precisar de ajuda, estaremos aqui!!

Boa sorte!

• gandalfgandalf Usuário
    editado julho 2

@lmarques

Parabéns! Mais uma etapa concluída.

12 meses de seu avô, 11 meses da sua mãe, 12 meses pra você. (para que ninguém ache que o tempo aumentou tanto assim) Rsrsrs

Você ainda conseguiu analisar em paralelo sua mãe e o seu, e ganhou quase 6 meses. Foi muito bom.

Estaremos aqui, caso precise de algo.

• PedroGasparPedroGaspar Usuário
    editado agosto 2

Para compartilhar:

Minha irmã aproveitou uma viagem à Lisboa e foi ao Porto essa semana, no dia 29/07/2025, para dar entrada pessoalmente no processo de nacionalidade portuguesa por atribuição (de pai para filha). Eu recomendei que ela fizesse isso no ACP (Arquivo Central do Porto), porque eu fiz o mesmo em 2019, e, pela pesquisa recente que fiz, lá ainda parecia ser o local mais ágil e confiável para iniciar o processo de nacionalidade.

Ela chegou no ACP (agora localizado à Rua do Cunha, 404; diferente de quando eu fui em 2019, que era à Rua do Visconde de Setúbal, 328) por volta das 09h, porque foi de ônibus no mesmo dia de Lisboa para o Porto, e deu sorte porque eles distribuíam as senhas somente até às 10h00. Quando foi atendida informaram que o ACP não estava mais recebendo processos de nacionalidade pessoalmente, que desde 01/julho/2025 passaram a aceitar os processos somente por via postal.

Entretanto, um dos funcionários do local disse que ela não precisava mais fazer o processo de nacionalidade como antigamente, que agora podia fazer um tal de "auto de declaração de nascimento e inscrição", que seria mais rápido, cerca de 9 meses, mas que teria que ser em outro local, uma conservatória em Vila Nova de Gaia, que ela não se recorda do nome, nem da localização.

Ela teve um pouco de dificuldade para achar a tal conservatória, e quando achou a atendente a informou que eles prestavam esse serviço lá, mas, que era feito somente mediante agendamento. Minha irmã explicou que estava hospedada em Lisboa e que tinha tirado o dia para resolver isso, e que retornava no mesmo dia para Lisboa. A atendente disse que veria o que conseguia fazer e, conseguiu encaixar um atendimento para a minha irmã logo em seguida (o pessoal do norte é sempre muito solícito, aconteceu algo parecido comigo quando fui lá em 2019, também!).

Minha irmã pagou a mesma taxa de € 175 e entregou a mesma documentação, mas não precisou do formulário que ela tinha preenchido. Entretanto, a atendente disse que não é possível acompanhar o andamento, diferente do processo de nacionalidade, e que cerca de um ano depois minha irmã deve receber um e-mail com o assento de nascimento.

https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Arquivo-Central-do-Porto

• gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 3

@PedroGaspar

Sim, isso é verdade. Eu já tinha visto a notificação do IRN há algumas semanas.

: https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Nacionalidade-sem-deslocacoes-submeta-o-pedido-online-ou-por-correio

"o balcão do Arquivo Central do Porto encerrará, temporariamente, o atendimento presencial, para poder dedicar os seus recursos aos pedidos recebidos por correio e canal online"

Para filhos, há duas formas de fazer a nacionalidade.

• pelo correio (por declaração);
    • pessoalmente (por inscrição);

Por inscrição não tem acompanhamento online.

Veja que no título, o IRN recomenda mandar pelo correio (ou no caso de advogados, online). Poderia ter enviado por DHL ou CTT.

Historicamente, mandar para o ACP por DHL, CTT, EMS, ou correios, sempre foi mais seguro, rápido, previsível. Entra na fila mais cedo

Se a pessoa mora em Portugal, tudo bem. Dá pra fazer pessoalmente, seja por inscrição ou declaração. Se houver exigência, ela pode voltar na conservatória para sanar o problema. Mas se está só de passagem, e houver algum problema, como vai fazer? Não tem a consulta online, onde informam exigências. A notificação só vai receber pelo correio. Talvez possa suprir pelo correio. Talvez tenha que ir novamente a PT.

Não tem um Nº de processo (SITPRO) para se referir. O processo já recebe o Nº do assento (SIRIC). Isso dificulta a comunicação com o IRN.

São dois caminhos diferentes, que levam ao mesmo resultado. Provavelmente não terá exigências, mas não foi uma boa opção fazer pessoalmente, por inscrição. Se tivesse perguntado antes, eu teria desaconselhado.

leia: https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/4267/#Comment_4267

• Boa tarde pessoal

Fiz o processo da minha primeira filha ano passado e levou pouco mais de 1 ano via ACP Porto.

Agora vou enviar pro ACP Porto do da minha segunda filha.

Sabem dizer como estão os prazos no ACP Porto ?

Grato!

• gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 6

@BernardoPaesLeme

No ACP estão entre 10 e 12 meses. Para filhos não mudou desde então.

Não deu pra mandar juntos? Teria economizado uns R$400 na remessa e nas apostilas.

Fazendo um-por-um, não tem muito espaço para economizar.

• não porque elas são do meu 2o casamento mas como a 1a. filha eu quem registrei, não precisei registrar os 1o casamento, o divorcio (que demorou) e o 2o casamento. Já a 2a. filha, a minha esposa quem registrou, então tive que fazer todo esse processo antes... soubesse disso há 20 anos atrás .. fora o ciúme da 2a. kkkk

• Informando:

Processo IC maior do meu sobrinho sendo concluído hj 07/08/25.

Demos entrada em 25/09/24.

Na ACP.

Ficou até hj na 1a bolinha.

Vou atualizar na planilha.

• gandalfgandalf Usuário

@BernardoPaesLeme

Se a filha nasceu depois de 1978, a transcrição do seu casamento não seria requerida. Vale o que está na certidão.

Mas precisa para a nacionalidade da 2ª esposa.

Poderia ter mandado os processos das filhas juntos. Deixaria correr em paralelo a análise da Nacionalidade com o Divórcio em PT.

Se houvesse exigência (não acho que teria), o divórcio já estaria adiantado. Mesmo com exigência, você teria 6 meses pra terminar o divórcio, fazer a transcrição, e comunicar. Se precisasse mais tempo, pedia dilação do prazo. Ganharia 1 ano.

Mas o que está feito está feito. Rsrsrs

A gente faz o melhor que pode, com o conhecimento que tem em cada época.

• gandalfgandalf Usuário

@AnaFontoura

sobre: https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/8758/#Comment_8758

No final, você conseguiu a certidão reprográfica quase intacta, mandou, e resolveu a exigência.

Parabéns pela conclusão do processo. Mais um Tuga "Patriarca" no pedaço, e você cada vez mais perto de seu objetivo.

• @gandalf tudo bem?

Vi essa questão do Bernardo e fiquei com uma dúvida.

A nacionalidade da minha prima acabou de sair, a ajudei a fazer.

Mas sobre esse tema de transcrição fiquei com uma dúvida. Ela foi casada duas vezes e só tem filhos do segundo casamento.

Eu ia recomendar que ela fizesse a transcrição do primeiro casamento e depois do segundo. Ela é viúva do primeiro.

Os filhos nasceram depois de 78, então vc acha que não precisa transcrever nenhum casamento para o pedido deles, pq foi o pai do segundo casamento que registrou as crianças.

• Olá pessoal,

Estou com um problema , realizei o pagamento do formulário através do link de pagamento , recebi o formulário certinho no email porem o campo da assinatura do requerente saiu na terceira pagina e teria que ter saido no final da segunda pagina ,pois os dados do pagamento saiu em cima como de costume porem as demais coisas escritas desceu passando automaticamente a assinatura indo para 3 pagina ... o próprio pdf que recebi esta assim , conseguem me ajudar por favor para saber oque faço ?

• @Alinegutschow , é assim mesmo. Imprima como está, frente e verso, colorido

Preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar

• Complementando, achei incrível que eles já enviaram o assento no mesmo e-mail de informação da conclusão do processo. Deveria ser sempre assim!!!

Obrigado a todos pela ajuda!

Ainda continuo com um processo de uma amiga que caiu em exigência, e outro que foi enviado em fevereiro deste ano.

• @BernardoPaesLeme

Por vezes o consulado pede coisas a mais e desnecessárias....

• Pessoal, vou seguir com meu processo de filho e não estou conseguindo fazer o pagamento pelo link disponibilizado. Preencho os dados e, quando confirmo, o site não vai adiante (fica carregando sem alterar). Vocês já viram essa situação? Alguma dica do que fazer?

• AlinegutschowAlinegutschow Usuário
    editado agosto 9

@Leticialele Oi muito obrigado pela resposta , desculpa pelo incomodo mais estou bastante preocupada, já fiz vários processos e nunca vi isso do campo da assinatura vir na 3 pagina , sempre é no final da segunda pagina, nunca vi isso dessa forma, então devo assinar ( na 3 pagina mesmo ) e grampear junto coma pagina 1 e 2 é isso mesmo ? ??

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.